Essenciais
Estude no exterior : Antes de partir

Quer uma alternativa além dos vestibulares brasileiros?

share image

 

No início de junho, começa o período de inscrição para o ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio. Isso significa que em junho, dá-se início a maratona rumo ao vestibular, uma vez que a nota do ENEM interfere diretamente na admissão em muitas instituições de ensino superior no Brasil. Da metade do ano em diante, as universidades abrirão suas inscrições para a prova mais esperada por quem frequenta o terceiro ano colegial, os vestibulares. É a hora de colocar em prática o que você vem estudando a vida toda. E mesmo que as suas médias escolares sejam as melhores há anos, isso não será levado em consideração se o seu resultado no vestibular não for o suficiente para ser admitido.

 

É um processo árduo, cansativo, e um tanto desesperador. Não é a toa que os jovens obstinados em triunfar nas provas de admissão das universidades brasileiras acabam passando um, dois, até três anos sem vida social, presos a uma exaustiva rotina de estudos. É claro que as horas de dedicação de muitos destes adolescentes serão recompensadas, mas não há nada que garanta com total certeza um bom resultado nos vestibulares.

 

Sua dedicação escolar é compensada no processo seletivo no exterior

 

E se, ao invés ou além dos vestibulares brasileiros, você tentasse também processos de admissão no exterior, onde o vestibular não existe? Há alguns passos a seguir e alguns documentos a serem submetidos, mas nenhuma parte do processo é tão dolorosa quanto os vestibulares. Além disso, as universidades internacionais levam em consideração os méritos escolares e acadêmicos e os esforços dos estudantes durante toda a sua jornada pelo ensino fundamental e médio.

 

Como? Os alunos que possuírem as maiores notas e as melhores médias em seus boletins terão mais chances de ser admitidos. Os que conseguirem melhores cartas de referências de professores, relatando quão bom são no desempenho e na convivência estudantil, também têm chances maiores. Assim como os que se empenharam em atividades extracurriculares e trabalhos voluntários. Portanto, os anos de dedicação escolar são compensados, pois serão eles que demonstrarão o quanto o estudante merece a vaga internacional e o quanto está apto a cursar a graduação de interesse.

 

As universidades estrangeiras exigem um teste de proficiência em inglês para testar o nível de fluência dos candidatos internacionais. No entanto, se você já vem se preparando para o vestibular há alguns anos, o seu inglês já deve estar afiado, já que as provas de admissão brasileiras possuem uma seção de perguntas dedicadas ao idioma. Caso o seu inglês ainda não esteja bom o suficiente, muitas universidades internacionais possuem centros de estudo de inglês, que lhe preparam para o ingresso direto no curso de graduação desejado. Ou você pode optar, ainda, por cursos preparatórios ou cursos de acesso a graduação, que irão focar nos aprendizados de matérias fundamentais para a compreensão da sua área acadêmica almejada.

 

Como as universidades estrangeiras cobram, obviamente, em suas moedas locais, as taxas podem assustar e desanimar um pouco os interessados em formar-se no exterior. Entretanto, gastar com educação superior é sempre um grande e recompensador investimento. Ou mais: uma formação no exterior é bem vista tanto no Brasil quanto fora dele. Estudantes formados em outros países são vistos como mais ousados, determinados e “guerreiros”, por deixar o país de origem e encarar a disputa internacional, em outra língua, e por adquirirem conhecimentos e experiências diferenciadas dos acadêmicos brasileiros.

 

Além disso, existem inúmeras bolsas de estudos de instituições no exterior criadas exclusivamente para estudantes internacionais, amenizando ou zerando o custo do curso. É só pesquisar na nossa página de bolsas de estudos!

 

Se ser admitido em uma prestigiosa instituição brasileira é motivo de orgulho e promessas profissionais, imagine ser admitido em uma universidade estrangeira!

 

Leia mais...

Use as suas experiências no exterior a seu favor.

ENEM: bom resultado pode aumentar suas chances de admissão no exterior

10 dicas para melhorar o seu inglês antes de ir estudar no exterior

Leitura recomendada

article Img

10 coisas engraçadas que você vai fazer ao se preparar para estudar fora

O que fazer quando você vai estudar no exterior? Nós temos artigos e mais artigos sobre este assunto. Tudo para ajudá-lo a se preparar para a partida e também para os estudos, a adaptação, a vida em outro país, etc. Mas há algumas coisas que são difíceis de evitar e outras completamente essenciais na hora de fazer as malas para estudar no exterior.   Conselhos engraçados para quem vai estudar no exterior   Se você estiver se

6.9K