Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

Como a internet pode ajudar durante o processo seletivo no exterior

Como a internet e as redes sociais podem ajudar os estudantes com o processo de seleção para estudar no exterior

Como a internet pode ajudar durante o processo seletivo no exterior
556

Candidatar-se para uma vaga em uma instituição no exterior requer tempo e organização. Nos Estados Unidos, Canadá e na maioria dos países da Europa, o processo de candidatura envolve o desempenho acadêmico do estudante, cartas de recomendação, testes linguísticos, redação e outros aspectos que variam de acordo com a instituição. Em busca de facilitar esse processo, alguns sites e páginas nas redes sociais ajudam os alunos com dicas, passo a passo e até ajuda profissional online. Conheça alguns deles!

 

Nos sites The Complete University Guide e UCAS (sigla para Universities and College Admissions Service) você consegue encontrar mais informações sobre o processo de seleção no Reino Unido. Também dá para ter acesso a vídeos explicativos, calendário com as datas de inscrições, dicas e conselhos de especialistas. Vale ficar de olho na página do Facebook do UCAS, já que por lá eles divulgam chats para tirar as principais dúvidas dos alunos.  

 

Se a sua vontade for estudar nos Estados Unidos, no Fulbright você consegue encontrar informações sobre o processo de inscrição em instituições norte-americanas e ainda tem acesso a um comparativo: EUA X Reino Unido.

 

Mas, se você prefere algo mais dinâmico, dá para se inscrever no curso online sobre “Processo de candidatura em universidades do EUA”, oferecido pelo Coursera; e até no site do Common App que, além de disponibilizar exemplos de formulários de inscrição, ainda ajuda os alunos a selecionar as instituições mais adequadas de acordo com o seu perfil, fornece suporte online e um formulário genérico para adiantar sua inscrição na maioria das instituições.

 

É importante não esquecer de acessar os sites das instituições que você pretende estudar e até acompanhá-las nas redes sociais para se manter informado sobre as exigências específicas de cada faculdade e universidade. Boa sorte!

 

Leia mais:

As diferenças entre o sistema de ensino superior da América do Norte e da Europa

5 vantagens de participar de uma feira de estudantes internacionais

Um curso de inglês de curta duração no exterior é suficiente para aprender o idioma?

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Como a internet pode ajudar durante o processo seletivo no exterior

Editor - colaborador

Dê uma olhada...