Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

IELTS ou TOEFL: as diferenças principais entre os exames de proficiência em inglês

IELTS ou TOEFL: as diferenças principais entre os exames de proficiência em inglês.

Exames de inglês: IELTS e TOEFL
10882

O IELTS e o TOEFL são os testes de proficiência em inglês reconhecidos oficialmente por universidades do mundo todo como um dos requisitos do processo seletivo para os seus cursos acadêmicos. O resultado conquistado em uma destas duas provas irá dizer se você tem as qualificações no idioma necessárias para acompanhar o conteúdo que será ministrado em sala de aula. Dizendo assim, os exames parecem semelhantes, mas ambos possuem diferenças bastante claras que podem levar a diferentes desempenhos.

 

Pontuação

 

Primeiramente, a estrutura da pontuação dada pelo IELTS vai de 1 a 9; o TOEFL tem uma forma diferente de pontuação para a prova de papel (paper-based) e a feita pelo computador (computer-based), e também para cada seção do exame; o total de cada uma das notas determina o seu nível de fluência.

 

Cada parte do exame do IELTS completada (leitura, dissertação, conversação e audição) será avaliada em uma escala de notas: 1 significa que você não fala inglês (non-user), 5 significa intermediário, e o 9 avançado. E da mesma forma que é feito no TOEFL, as notas de cada seção serão totalizadas e resultarão na sua nota final.

 

Apesar da diferença de pontuação, de certa forma, elas são equivalentes:

 

IELTS

TOEFL paper-based

TOEFL computer-based

4.5

477

53

5.0

500

61

5.5

527

71

6.0

553

82

6.5

580

92

7.0

617

105

 

Formato

 

O IELTS tem apenas a versão da prova em papel. O TOEFL oferece aos candidatos as opções de realizar o exame no papel ou no computador – o que facilita para os estudantes internacionais.

 

Além disso, cada seção das duas provas possui diferenças:

 

Seção

TOEFL

IELTS

Leitura (Reading)

De três a cinco questões de leitura e interpretação de texto, de 20 minutos cada. O conteúdo dos textos é acadêmico e as questões são de múltipla escolha.

Três questões de leitura e interpretação de texto, de 20 minutos cada. O conteúdo dos textos é acadêmico e as questões podem ter diferentes formatos, como de múltipla escolha ou de preencher espaços vazios com a palavra correta, por exemplo.

Audição (Listening)

A seção, no total, dura de 40 a 60 minutos. Você escutará áudios de diferentes conteúdos, tomando notas necessárias para lembrar-se do que foi dito, e responderá questões de múltipla escolha.

O IELTS possui diferentes tipos e tamanho de questões para ser feitas depois de ouvir os áudios desta parte da prova.

Dissertação (Writing)

São exigidas duas tarefas dissertativas, ambas feitas apenas no computador:

 

1) Uma redação de cinco parágrafos (de 300 a 350 palavras).

 

2) Tomar notas durante a leitura de um texto e ao escutar um áudio, ambos sobre o mesmo tema, para então escrever uma segunda redação de 150 a 225 palavras que una o conteúdo anotado.

São exigidas duas tarefas dissertativas:

 

1) Uma redação de 200 a 250 palavras baseada no conteúdo de materiais visuais, como gráficos e tabelas.

 

2) É dada uma questão ou uma premissa, e você precisa escrever uma redação com argumentos que defendam o seu ponto de vista sobre o assunto.

Conversação (Speaking)

Você gravará respostas de 45 a 60 segundos no computador, com um microfone, para seis questões diferentes, baseadas no áudio ou na leitura de fragmentos de conversas ou descrições. A duração total da seção é de 20 minutos.

A conversação dura de 12 a 14 minutos no total e é feita com um inspetor do IELTS. Você começará se apresentando em inglês. Em seguida, responderá questões sobre alguma imagem ou descrição de algo, para então discutir e argumentar sobre algum tema estipulado pelo inspetor.

 

Popularidade

 

Normalmente, o IELTS é mais conhecido no Reino Unido e na Europa (de fato, o TOEFL não é mais aceito pelas instituições do Reino Unido), e o TOEFL nas Américas. Entretanto, atualmente, a maioria das universidades internacionais reconhece e aceita as duas provas. No geral, dependerá da instituição que escolher como destino de estudo – qual prova é aceita ou exigida como parte do processo seletivo.

 

Apesar do IELTS ter crescido rapidamente em popularidade, o TOEFL ainda tem mais centros autorizados pelo mundo todo.

 

Duração

 

O teste completo do TOEFL dura quatro horas e meia, e deve ser feita de uma vez só. O seu sistema computadorizado de pontuar as provas evita qualquer tipo de fraude ou erro. Os exames do IELTS são corrigidos e avaliados manualmente. A prova dura, normalmente, duas horas e 45 minutos, com exceção da parte de conversação que deverá ser feita no dia seguinte ao resto da prova.

 

Para mais informações, acesse os sites oficiais do IELTS e do TOEFL.

 

Pesquise:

Cursos de inglês preparatório para o IELTS

Cursos de inglês preparatório para o TOEFL

Leia mais:

Exame IELTS: qual versão é a certa para você?

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Exames de inglês: IELTS e TOEFL

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...