Essenciais
ESTUDE NO EXTERIOR : Inscrevendo-se em uma universidade - Leitura recomendada

Exame IELTS: qual versão é a certa para você?

Exame de inglês IELTS para a admissão em universidades internacionais

Exame de proficiência em inglês IELTS
2531

Quase toda universidade internacional tem como parte do seu processo seletivo um exame de proficiência em inglês.  Os mais famosos e os mais reconhecidos entre eles são o TOEFL e o IELTS. Este segundo está cada vez mais conhecido no exterior e é aceito por 8 mil universidades e associações profissionais do mundo inteiro. Segundo o British Council (organização britânica responsável pela prova), mais de 2 milhões de pessoas fazem o IELTS a cada ano. Além disso, um resultado no IELTS também é aceito para a emissão de visto no Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Canadá.

 

Algumas instituições, inclusive, oferecem cursos de inglês preparatórios para o IELTS, uma excelente forma de se aprimorar no idioma no exterior. Portanto, se você tem interesse em estudar em alguma universidade internacional, pode considerar seriamente realizar o exame IELTS e usar a sua nota nos processos seletivos para estudantes estrangeiros.

 

(Mas lembre-se: antes, é essencial que você verifique diretamente com a sua instituição estrangeira se o IELTS é aceito no processo seletivo e qual é a nota mínima obrigatória para o curso que você estiver se inscrevendo.)

 

Antes de se inscrever para a prova, há um detalhe a se atentar: o IELTS possui duas versões.

 

  • Academic (acadêmica)
  • General Training (treinamento geral)

 

Qual é a certa para você? O British Council aconselha que você cheque com as instituições internacionais qual versão elas exigem como parte da seleção de alunos; mas há diferenças básicas entre as versões:

 

Devo prestar o IELTS Academic se eu quiser...

-Cursar uma graduação ou pós-graduação em uma universidade no exterior.

-Trabalhar em uma organização profissional em um país que tenha o inglês como idioma nativo.

 

Devo prestar o IELTS General Training se eu quiser...

-Estudar ou frequentar curso de treinamento vocacional que não sejam cursos acadêmicos (below degree level).

-Trabalhar ou passar por treinamento profissional em um país que tenha o inglês como idioma nativo.

-Emigrar para um país que tenha o inglês como idioma nativo.

 

Independente de qual versão escolher, a prova de Listening (Compreensão Oral) e a de Speaking (Conversação) serão a mesma. Já as partes de Reading (Leitura) e Writing (Escrita) irão diferir em conteúdo por versão. No entanto, o nível de dificuldade é o mesmo.

 

Algumas instituições aceitam a nota das duas versões, mas é aconselhável pesquisar antes de realizar a prova.

 

O IELTS no Brasil

 

O Brasil tem 27 centros aprovados para a aplicação do exame:  Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Dourados, Fortaleza, Florianópolis, Juiz de Fora, Limeira, Maceió, Natal, Pelotas, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Santa Cruz do Sul, São Carlos, São Leopoldo, São Luiz, São Paulo, Seropédica, Teresina e Vitória.

 

Entre na página do British Council para encontrar o centro mais próximo de você e as próximas datas de realização do exame.

 

Leia mais:

Prepare-se para o teste de Conversação do IELTS

Prepare-se para o teste de Compreensão Oral do IELTS

Prepare-se para o teste de Leitura do IELTS

Prepare-se para o teste de Escrita do IELTS

 

Pesquise por cursos

Selecione país
Vocacional
SOBRE O AUTOR

Exame de proficiência em inglês IELTS

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...