Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

Inscrição em universidade internacional: por conta própria ou por uma agência?

Prós e contras de se inscrever em processos seletivos de universidades internacionais sozinho de forma online ou pagar os serviços de uma agência de turismo.

Inscrição em universidades internacionais
5196

Fazer sua inscrição em uma universidade internacional por conta própria ou pagar para uma agência ajudá-lo? Esta é uma decisão a se pensar. Cada uma destas duas opções possui diferentes prós e contras. A grande quantidade de informação disponível na internet sobre instituições de ensino superior do mundo todo, como a encontrada no nosso banco de dados online Hotcourses Brasil, é suficiente para que você dê o ponta pé inicial em sua pesquisa. É possível conhecer as instituições pelos websites, fazer o download gratuito de seus catálogos universitários, tirar dúvidas, conversar com outros estudantes, receber suporte sobre o processo de seleção, etc. Ou seja, não é preciso depender de ninguém para encontrar a sua universidade no exterior; e o melhor: tudo pela internet.

 

Mas, uma vez escolhida a sua instituição internacional, você precisa se inscrever no processo seletivo e providenciar todo tipo de documentação exigida. É aí que a dúvida surge. Fazer este processo por conta própria ou contratar os serviços de uma agência de turismo? Para se decidir, é bom entender as diferenças entre as duas opções de inscrições:

 

Inscrevendo-se por conta própria:

  • É GRATUITO: você não precisará se preocupar com custos ou taxas adicionais, uma vez que você mesmo fará todo o processo de inscrição.
  • Você terá uma compreensão mais completa sobre todo o processo de admissão e saberá exatamente o que você precisa.
  • Esta experiência irá ajudá-lo a crescer e aprender a passar por situações semelhantes quando já estiver no seu destino de estudo. Uma pesquisa cuidadosa e bem feita é o ponto chave de uma inscrição bem sucedida.
  • Não precisará se preocupar em cair em fraudes de agências que não autorizadas. Obviamente, estas empresas ou agentes que trabalham de forma independente irão prometer sempre os melhores resultados, nas datas certas. Mas nem sempre todos eles possuem autorização oficial para ajudar estudantes a passar por processos seletivos e nem sempre conseguem cumprir as promessas.
  • Você possui opções ilimitadas na internet: as suas opções em agências podem ser limitadas porque costumam trabalhar apenas com algumas instituições parceiras.
  • As universidades internacionais mantêm online todo o material necessário para que os estrangeiros conheçam os cursos oferecidos, possibilitando a oportunidade de compará-los, e escolher, assim, a MELHOR opção para você.

 

Inscrevendo-se com a ajuda de uma agência:

  • Abordagem cara a cara: você poderá conversar pessoalmente com algum agente sobre as suas dúvidas em relação a estudar no exterior.
  • Geralmente, você será ajudado durante todo o processo por alguém com experiência na área.
  • A agência terá toda a informação necessária em um só lugar e também entrará em contato com a universidade sempre que preciso.
  • Você pode ser orientado em português (nem todo site de universidade possui versão na nossa língua).
  • Em alguns casos, as agências podem ter acesso a ofertas e privilégios dados por algumas instituições específicas.
  • Certifique-se de escolher uma agência autorizada a fazer este tipo de serviço antes de pagá-los. Ela é reconhecida oficialmente por alguma organização de ensino superior?
  • Os agentes poderão ajudá-lo, inclusive, no processo de concessão do visto de estudante, passagens aéreas, acomodação, etc.
  • Mantenha em mente que se inscrever por uma agência não é garantia de que você será admitido. Você ainda precisará satisfazer todas as exigências das universidades.

 

Se você tiver dúvidas, entre em contato diretamente com as universidades para receber informações genuínas. Independente se você se decidiu por contratar um agente ou se inscrever por conta própria, é importante que você mesmo faça as pesquisas sobre os cursos do seu interesse, assim você estará ciente de todas as possibilidades disponíveis no mercado e irá escolher o que é melhor para você.  Lembrando: você encontra todo tipo de curso acadêmico no exterior pelo Hotcourses Brasil.

 

Leia mais:

Como se preparar para entrevistas de processos seletivos de universidades internacionais

Como aumentar as suas chances de conquistar uma bolsa de estudo no exterior

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Inscrição em universidades internacionais

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...