Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

Nove tipos de perguntas que você deve fazer a universidades

O que perguntar para as universidades internacionais antes de se inscrever? Nós listamos nove tipos de questões essenciais que devem ser feitas para ajudá-lo a se decidir pelo seu destino de estudo

Dez tipos de perguntas que você deve fazer a universidades
1666

O Hotcourses Brasil tem o recurso que permite entrar em contato direto com a instituição que você estiver interessado em se inscrever. Basta clicar no botão “Mais informações” e preencher o formulário com as suas dúvidas e nós o enviamos diretamente à universidade. Com isso, você começa a interagir com a equipe universitária responsável em informar e orientar estudantes estrangeiros e que poderá responder suas perguntas.

 

Mas o que perguntar a eles?

 

Muitas pessoas logo pensam em perguntar sobre bolsas de estudo oferecidas pela universidade, o que nem sempre seria um bom primeiro passo. As instituições recebem centenas de pedidos por assistências financeiras anualmente, sendo assim, a sua mensagem não se destacará. Quanto mais específicas e personalizadas forem as suas dúvidas, maiores serão as chances delas serem respondidas antes das demais.

 

Há inúmeras questões a serem feitas. Pense em tudo o que precisa saber sobre uma nova universidade onde você pode acabar estudando por anos (principalmente uma em outro país)! Aqui vão algumas ideias sobre o que você pode perguntar (inclusive com alguns modelos em inglês).

 

1. Onde eu posso morar durante os estudos?

 

Quais acomodações são oferecidas pela universidade? Elas ficam dentro ou fora do campus? Quanto custa o pacote anual da acomodação? O que é incluso no pacote? A universidade garante uma vaga aos novos estudantes durante o primeiro ano do curso? Como faço para me inscrever a uma acomodação no campus? O local é seguro? Existe uma equipe para me ajudar a encontrar uma acomodação fora do campus?

 

Modelos em inglês:

Where can I live?

Is the accommodation on or off-campus?

How expensive is this accommodation and what’s included?

 

2. Como é o corpo estudantil internacional da universidade?

 

Qual é a proporção atual de estudantes estrangeiros matriculados na universidade? De onde são estes estudantes? Há outros brasileiros na universidade? Existem clubes e sociedades para estudantes internacionais?

 

Modelos em inglês:

What proportion of students currently enrolled is from overseas?

Where are they from?

Are there other Brazilian students enrolled?

 

3. Como o curso é lecionado?

 

O curso envolve aulas, trabalhos em laboratórios e seminários? Há quantos estudantes por classe? Como é a estrutura das aulas? O estudante trabalha de maneira independente ou como parte de um grupo? Quantas horas você deverá passar no campus por semana? Os professores realizam sessões individuais de orientação? Como os alunos são avaliados?

 

Modelos em inglês:

Is the course taught through lectures, lab work and seminars?

How many students are in these classes?

Will I work independently or as part of a group of students?

 

4. Com o que e onde estão trabalhando os estudantes que já se formaram neste curso?

 

A universidade tem ex-alunos notáveis ou famosos desta área de estudo? Algum profissional importante que tenha se formado aqui? Para quais empresas e organizações os ex-alunos desta área trabalham? Eu terei contato com estas empresas e organizações durante os meus estudos? Quais caminhos profissionais os estudantes graduados costumam seguir? Existe uma secretaria de orientação profissional na universidade?

 

Modelos em inglês:

What have previous graduates on this course gone on to do?

Does the university have any notable alumni in this field?

What companies and organizations are these alumni now working for?

 

5. Quais disciplinas eu devo estudar?

 

Se eu tiver intenção de continuar os estudos em uma pós-graduação, quais disciplinas eu deveria escolher durante a graduação? Como a universidade pode me ajudar a me preparar para uma pós-graduação? Existem preparatórios ou cursos de pré-mestrados disponíveis? Eu poderei conduzir pesquisas durante a graduação? A universidade oferece opções de minors durante a graduação?

 

Modelos em inglês:

What should I study if I want to study at a higher level later?

If I have aspirations to study at postgraduate level or a further study level, what should I study during my undergraduate course?

Are there pathways or pre-masters courses available?

 

6. Você pode confirmar os prazos para a inscrição e os requisitos de admissão?

 

Quando são os prazos finais? Há prazos diferentes para estudantes de nacionalidades específicas? Quais são os prazos para as bolsas de estudo deste curso? O que eu preciso providenciar até a data final? Quais documentos são necessários para a inscrição neste curso? O que vocês esperam de um candidato a uma vaga deste curso?

 

Modelos em inglês:

Can you confirm the application deadlines?

Can you confirm the admission requirements for the course?

What do I need to provide by this date?

What do you look for in an applicant?

 

7. Como é a região onde a universidade está localizada?

 

Por que eu deveria estudar nesta região? Como é o clima local? Quais são as principais atrações da cidade? Como é o transporte público? Tem alguma metrópole por perto? Como é formada a população local?

 

Modelos em inglês:

What’s the local area like?

How’s the local weather?

What are the main attractions?

How easy is it to get around by public transport?

 

8. Como a universidade pode me ajudar a conseguir um emprego após a conclusão do curso?

 

A universidade tem contatos com empresas e organizações locais, nacionais e internacionais? Algumas destas empresas são da minha área? Existe um departamento de carreiras no campus? A universidade oferece oportunidades de participar estágios ou outras experiências práticas de trabalho como parte do curso?

 

Modelos em inglês:

How can the university help me find employment after I complete my course?

Does the university have links to local, national and international industries or organizations?

Is there a careers department on campus?

 

E se você realmente precisar

 

9. Quais bolsas de estudo estão disponíveis para estudantes internacionais desta área de estudo?

 

Leia nosso guia sobre a melhor maneira de pesquisar e perguntar sobre bolsas de estudo para universidades internacionais. As instituições irão responder as suas dúvidas em relação às bolsas, mas apenas se elas forem específicas e se demonstrarem o interesse do estudante pela universidade.

 

Leia mais:

A melhor forma de perguntar sobre bolsas de estudo para universidades

10 desafios que você vai enfrentar e superar ao estudar no exterior

Perguntas que todo mundo faz depois da graduação

Perguntas que todo estudante está cansado de responder

20 dicas de estudantes para estudantes

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Dez tipos de perguntas que você deve fazer a universidades

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...