Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

O que é International Baccalaureate?

Leia nosso guia sobre International Baccalaureate, ou Bacharelado Internacional, (conhecido também pela sigla “IB”) e por que ele tem se tornado tão popular entre estudantes interessados em estudar no exterior

O que é International Baccalaureate?
4592

O International Baccalaureate (IB) é uma qualificação educacional reconhecida internacionalmente, criada com a intenção de simplificar a transição para o ensino superior em uma universidade internacional.

A qualificação mais famosa oferecida é o International Baccalaureate Diploma para estudantes de 16 a 19 anos. Um número cada vez maior de escolas do mundo inteiro tem oferecido o IB como uma alternativa à qualificação local do país, especialmente como um preparatório para os estudos acadêmicos. O site The Guardian do Reino Unido, inclusive, publicou que o Diploma é “academicamente mais desafiador e amplo do que mais de três a quatro A-Levels”.

Por que escolher um International Baccalaureate?

Além de abrir portas no exterior por ser amplamente reconhecido por universidades internacionais, o Diploma IB serve como um preparatório e é a opção perfeita para estudantes interessados em diferentes áreas de estudo ou simplesmente para aqueles que ainda não decidiram qual área cursar.

Onde eu posso estudar um IB?

Inúmeras escolas do mundo têm oferecido o Diploma IB, graças ao número crescente de estudantes interessados em estudar em outro país. No entanto, a escola deve ser autorizada para poder ministrar Bacharelados Internacionais e toda escola que o oferece é, tecnicamente, uma International Baccalaureate School. Aproximadamente, 3.500 escolas em quase 140 países ministram Diplomas IB.

Quais disciplinas eu estudarei em um IB?

Os estudantes escolhem uma disciplina dentre os seguintes seis grupos:

  • A sua primeira língua (nativa) – incluindo inglês, alemão e italiano;
  • Uma segunda língua – incluindo inglês, francês, espanhol, alemão e chinês;
  • Ciência – biologia, química e física;
  • Matemática;
  • Artes – música, teatro e artes visuais;
  • Indivíduos e sociedades – história, geografia, psicologia, negócios e gestão.

Os estudantes precisam cursar três disciplinas em um nível padrão e outras três em um nível avançado.

Também precisam estudar três disciplinas obrigatórias:

  • Teoria do conhecimento – estudos da natureza do conhecimento, como sabemos o que clamamos saber e como formar um argumento;
  • Redação estendida – um projeto de pesquisa independente (concluída com um trabalho de 4.000 palavras);
  • Criatividade, ação e serviço – um projeto relacionado aos conceitos envolvendo teatro, esportes e algum tipo de serviço comunitário.

Como o IB avalia os estudantes?

O Diploma IB estipula diferentes avaliações e exames escritos no final de cada disciplina. Cada uma das seis disciplinas vale sete pontos, totalizando 42. Três pontos extras podem ser conquistados pelas disciplinas obrigatórias. Para receber o seu Diploma, o estudante deve ter no mínimo 24 pontos de 45, equivalentes a uma nota B e dois C’s em um curso A-Level no Reino Unido. Se o estudante consegue a nota total de 45 pontos, o seu Diploma equivaleria a seis cursos A-Levels com nota A.

Outros benefícios de cursar um International Baccalaureate Diploma?

Além de servir como um preparatório e várias universidades reconhecerem a qualificação durante o processo seletivo, uma série de instituições oferece bolsas de estudo a estudantes com um diploma IB.

Leia mais:

O que é A-Level?

O que é sixth form?

O que é foundation course?

As dez universidades mais criativas do Reino Unido

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

O que é International Baccalaureate?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...