Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

O que é personal statement?

A “declaração pessoal” ou “carta de motivação” é uma redação que o candidato deve escrever sobre ele mesmo como parte do processo seletivo no exterior

O que é personal statement?
394

A personal statement é muito importante para a sua inscrição no exterior. O processo seletivo em destinos de estudo populares, como Estados Unidos e Reino Unido, é holístico. Isto significa que eles analisam cada um dos candidatos como um todo – ou seja, não se baseiam inteiramente em uma só nota, como acontece com o nosso ENEM ou vestibulares. Um dos documentos exigidos por estes processos holísticos é a personal statement, que em português pode ser chamada de “declaração pessoal” ou “carta de motivação”.

 

Trata-se basicamente de uma redação que o candidato deve escrever em inglês. Ela é necessária para que a equipe de admissão conheça melhor os estudantes, suas personalidades, e principalmente, motivações e objetivos para serem admitidos na universidade em questão.

 

Nela, o estudante deve dissertar sobre ele mesmo e responder as seguintes questões:

 

  • Quem sou eu?
  • O que eu quero ser?
  • Que tipo de contribuição eu quero fazer e como?
  • Por que eu devo estudar na instituição?

 

De forma geral, você deve se apresentar e convencê-los de que deve ser admitido. Por isso, é importante ser claro, sincero e convincente. A redação deve contar a sua história.

 

O que deve ser a sua personal statement:

 

Segundo a definição de personal statement da Truman Scholarship Foundation, ela deve ser:

 

  • Uma imagem: a sua redação deve produzir uma imagem geral sobre você como pessoa, estudante, possível universitário admitido e (pensando no futuro) um profissional graduado;
  • Um convite: a equipe de admissão deve sentir-se convidada a te conhecer pessoalmente, diminuindo a distância entre autor e leitor;
  • Uma declaração de prioridades: o que você escolhe dizer na redação conta muito sobre o seu comprometimento e suas prioridades.

 

A universidade vai querer saber por que você quer ser admitido por ela? Por que você merece a admissão? Por que você escolheu esta área de estudo específica? De que forma você se identifica com ela? Der quer forma o curso te ajudará a atingir os seus objetivos pessoais, acadêmicos e profissionais? Quais experiências você já tem relacionadas à área (trabalho voluntário, estágio, etc.)? Como e por que surgiu o seu interesse pela área? De que forma você se adequada à universidade?

 

Estas e outras perguntas podem servir de guia para a sua redação.

 

Cada instituição tem suas próprias exigências

 

Apesar destas regras e dicas gerais valerem para todas as personal statements, é muito importante que você verifique as exigências da universidade na qual você estiver se inscrevendo. Em alguns casos, a instituição pode sugerir temas diferentes ou pedir por informações específicas. Portanto, é sempre essencial visitar o site oficial da universidade e checar estes requisitos.

 

Aqui temos algumas dicas de como escrevê-la!

 

Leia mais:

O que é essay?

4 dicas sobre cartas de referência

O que é e como escrever uma “declaração de suporte financeiro”?

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

O que é personal statement?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...