Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

Cartas de referência: o que são e como devem ser feitas?

Aprenda como se destacar no processo de seleção em universidades internacionais com boas cartas de referência.

Cartas de referência: o que são e como devem ser feitas?
24834

Podem ser chamadas de cartas de referência (reference letter ou letter of reference) ou cartas de recomendação (recommendation letter). Resumidamente, ambas significam documentos redigidos por pessoas que lhe conhecem no ambiente escolar ou profissional, capazes de relatarem e comprovarem as suas qualificações e ambições. Desta forma, a instituição possui uma segunda visão sobre os candidatos.

 

Quem deve escrever?

 

Cada estudante deverá providenciar geralmente duas ou três cartas de referência. A primeira coisa a ser considerado é a quem pedir para ser referência e, consequentemente, escrever as cartas. O objetivo destes documentos é comprovar o seu engajamento e desenvoltura com relação a projetos, atividades escolares e extracurriculares, trabalhos remunerados e voluntários; portanto você pode optar por professores, empregadores e orientadores.

 

Por exemplo: você está concorrendo a uma vaga em uma graduação internacional de engenharia; um professor colegial com quem você tem uma relação legal em sala de aula pode escrever uma carta de referência para comprovar a sua destreza nas disciplinas de ciências e em exatas – qualidade importante para quem tem interesse em se tornar engenheiro. Ou então um ex-chefe ou ex-orientador pode relatar as suas funções em um trabalho que comprovem o seu interesse pela área da graduação, como, por exemplo, um voluntariado em uma creche caso queira ser professor ou psicólogo.

 

Quem vai escrever as suas cartas de referência é uma decisão inteiramente sua. Por isso, pense bem em suas opções. Além de ligá-lo a sua área de graduação almejada, os escolhidos deverão ser capazes de relatar suas qualidades gerais: como você se comporta em sala de aula, como se relaciona com os colegas de trabalho, pontualidade, paciência, iniciativa, liderança, entre tantas outras. Fatores que chamarão a atenção dos funcionários da universidade responsáveis em analisar as inscrições dos estudantes.

 

Lembre-se de pedir que escrevam a carta com um bom período de antecedência até o prazo para a entrega da inscrição, assim a pessoa terá tempo de sobra para preparar a sua referência com tranquilidade. Explique todas as orientações necessárias exigidas pela instituição para que escrevam dentro dos padrões necessários. Regra sem exceção: as cartas de referência não devem conter mentiras.

 

Exemplos concretos

 

Peça que usem exemplos concretos de situações ocorridas em sala de aula ou durante o seu expediente no serviço. O seu empregador pode escrever sobre as funções diárias do seu cargo e a sua desenvoltura em realizá-las. O seu professor pode escrever sobre sua participação em algum tipo de competição estudantil. São coisas concretas deste tipo que irão provar a sua aptidão e o seu interesse pela graduação.

 

Para conseguir boas referências você precisa dar motivos para consegui-las

 

É claro que para conseguir boas referências você precisa dar motivos para consegui-las. Como? Se dedicando aos estudos, tirando boas notas, envolvendo-se em atividades extracurriculares ou voluntárias, fazendo o seu melhor no trabalho... Desta forma, não faltarão pessoas dispostas a ajudá-lo. Não é uma boa ideia pedir para parentes; ou então para pessoas de cargos importantes, mas que não possuem nenhum convívio direto com você.

 

Não deixe passar erros 

 

Outra regra obrigatória: não deixe passar erros – sejam eles ortográficos, gramaticais ou de digitação. Uma vez escritas, pode ser que você precise contratar os serviços de um tradutor certificado para fazer a versão oficial das cartas em inglês – certifique-se se isso é uma exigência da sua universidade. Com uma essay concisa e convincente, e cartas de referência sinceras e recheadas de coisas boas a seu respeito, você passa a ter grande vantagem no processo seletivo de universidades internacionais.

 

Leia mais:

Como abrir uma conta bancária nos Estados Unidos

O que é University College?

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Cartas de referência: o que são e como devem ser feitas?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...