Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

Prepare-se para a seção de Escrita do IELTS

Leia o nosso guia sobre a seção “Writing” do teste de inglês IELTS, tanto para a versão Acadêmica quanto a de Treinamento Geral

Prepare-se para a seção de Escrita do IELTS
1033

Escrever em inglês em um nível satisfatório ou até mesmo avançado será muito importante quando você for estudar no exterior. Não importa qual for o seu curso, você deverá ter certas habilidades quando se trata da escrita na língua inglesa, seja para escrever redações ou poder fazer provas na universidade. É por isso que a seção de escrita – Writing – do IELTS é tão importante.

 

Existem duas versões do exame IELTS: a Acadêmica e a de Treinamento Geral. Dependendo de qual delas for prestar, você fará alguns exercícios ligeiramente diferentes.

 

IELTS Acadêmico

A seção de Escrita do IELTS Acadêmico é formada por duas tarefas. Na tarefa 1, você deve escrever 150 palavras e na segunda escreverá 250. No total, esta seção dura uma hora – portanto, certifique-se de gerenciar o tempo de forma adequada entre as duas tarefas.

 

TAREFA 1 – Você deverá descrever alguma informação visual com as suas próprias palavras. Esta tarefa avaliará a sua habilidade de analisar, interpretar e explicar uma imagem com dados. Por exemplo, a prova pode trazer um gráfico ou um diagrama e pedir que você explique o significado dele.

 

Aqui vai um exemplo do que pode aparecer na tafera 1:

 

 

TAREFA 2 – Você deverá ler um pequeno texto que representa um ponto de vista ou uma opinião sobre um tema. Depois, deverá escrever o seu próprio texto de 250 palavras discutindo o assunto com as suas ideias, talvez falando sobre os prós e os contras deste ponto de vista apresentado e por que você concorda ou discorda dele.

 

Aqui vai um exemplo do que pode aparecer na tafera 2:

 

 

Leia mais sobre a seção de escrita do IELTS Acadêmico.

 

IELTS Treinamento Geral

A seção de escrita do IELTS de Treinamento Geral também é dividida em duas tarefas. Na tarefa 1, você deve escrever 150 palavras e na segunda escreverá 250. No total, esta seção dura uma hora – portanto, certifique-se de gerenciar o tempo de forma adequada entre as duas tarefas.

 

TAREFA 1 – Você deverá responder com uma carta a uma situação dada na prova.

 

Veja um exemplo:

 

 

TAREFA 2 - Você deverá ler um pequeno texto que representa um ponto de vista ou uma opinião sobre um tema. Depois, deverá escrever o seu texto de 250 palavras discutindo o assunto com as suas próprias ideias, talvez falando sobre os prós e os contras deste ponto de vista apresentado e por que você concorda ou discorda dele.

 

Um exemplo:

 

 

Leia mais sobre a seção de escrita do IELTS Treinamento Geral.

 

Como você será avaliado:

Em ambas as versões, você deverá usar o estilo formal de escrita, fazendo uso da pontuação, ortografia e gramática adequadas do inglês. Você deverá demonstrar a sua capacidade de escrever uma resposta que seja apropriada em termos de conteúdo, gramática, vocabulário e organização de ideias, usando o maior número de exemplos possíveis para mostrar sua opinião.

 

As quatro áreas principais que um avaliador vai observar em suas respostas são: execução da tarefa; coerência e coesão; recurso lexical; e extensão e precisão gramatical.

 

Dicas para o teste de ESCRITA do IELTS

 

Antes do teste

Adquira o hábito de ler uma diversidade de textos de boa qualidade durante os meses que antecederem a sua prova. Desta forma, você melhora suas habilidades para interpretar e re-comunicar uma informação. Quando você lê uma publicação de qualidade, como um jornal ou uma revista científica, você tem uma ideia de como os argumentos são construídos e como os artigos respondem a questões e opiniões. Portanto, comece a se acostumar a ler publicações online e impressas de qualidade, como, por exemplo, The Guardian, The Telegraph e The Washington Post.

 

Saiba priorizar o tempo

Em ambas as versões do IELTS, a segunda tarefa valerá mais pontos e exigirá uma resposta com mais palavras. Portanto, vale a pena deixar um tempo maior para fazer a tarefa 2, ao invés de dividi-lo igualmente entre as duas tarefas.

 

Use parágrafos

Use parágrafos para separar cada uma das suas ideias em uma estrutura bem clara. Mesmo que eles tenham apenas quatro ou cinco sentenças, isto fará com que o seu argumento seja mais facilmente compreendido. No entanto, não escreva seu texto em tópicos!

 

Leia todas as partes do enunciado

Certifique-se de ler todas as informações e direções do enunciado de cada tarefa. Se você for confrontado com um gráfico ou tabela, acalme-se e preste atenção em todos os dados presentes nele com cuidado. Assim, você pode responder e completar a tarefa de forma completa, atendendo a todas as expectativas.

 

Dica de um especialista: Bryan Dowie, do site Road to IELTS

“É importante planejar e criar uma estrutura para a sua redação. Também é importante tratar sobre todas as partes da questão. Planejamento e uma boa estrutura demonstram que você é um comunicador eficiente no inglês escrito; e explanar sobre todas as partes da questão mostra que você a compreendeu inteiramente.”

 

Leia mais:

Prepare-se para o teste de Conversação do IELTS

Prepare-se para o teste de Compreensão Oral do IELTS

Prepare-se para o teste de Leitura do IELTS

Visite o site oficial do IELTS

Visite também o site Road to IELTS para mais dicas, vídeos, exercícios e simulados

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Prepare-se para a seção de Escrita do IELTS

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...