Essenciais
Estude no exterior : Inscrevendo-se em uma universidade

Prepare-se para a seção de Leitura do IELTS

Leia o nosso guia sobre a seção “Reading” do teste de inglês IELTS, incluindo a estrutura e as notas, além de dicas de como se preparar

Prepare-se para a seção de Leitura do IELTS
749

Ler em inglês será essencial quando você for estudar fora. Você terá muito material de leitura em um curso internacional de ensino superior, e ter proficiência na leitura do idioma fará a diferença desde o momento de inscrição em uma universidade estrangeira. É por isso que a seção de Leitura – Reading – no IELTS é a mais importante das quatro que formam a prova (Conversação, Compreensão Oral e Escrita).

 

Estrutura

 

A estrutura da seção de Escrita do IELTS é a mesma para as suas duas versões, tanto a Acadêmica quanto a de Treinamento Geral.

 

Você terá uma hora para completar três partes. Cada uma delas exigirá que você leia um pequeno texto em inglês sobre um assunto específico e responda questões baseadas no conteúdo do trecho que acabou de ler. Você não precisará de nenhum conhecimento prévio sobre o assunto retratado na prova; tudo o que você precisa para responder as questões corretamente estará no texto ou em recursos adicionais, como gráficos e diagramas, presentes no enunciado. Os textos podem ser bem variados, desde uma lista de regras até um trecho factual e descritivo sobre um tema.

 

Você receberá sugestões de quanto tempo deve ser gasto com cada parte da seção; é aconselhável que considere as sugestões e atente-se ao tempo durante a prova.

 

As questões terão diferentes formatos. Os mais comuns são:

  • Preencha as lacunas (Fill the gaps);
  • Verdadeiro ou Falso (True or False);
  • Sim ou Não (Yes or No);
  • Ligue as declarações correspondentes (Matching corresponding statements).

 

 

Como você será avaliado

Cada questão valerá um ponto (ou 1 mark), totalizando 40 pontos nesta seção. A sua pontuação será, então, convertida para a escala de 9 bandas (9 bands). Os resultados são divulgados como uma nota geral e uma nota individual para cada uma das quatro seções.

 

Dicas para o teste de LEITURA do IELTS

 

Respostas distintas para perguntas diferentes

Na seção de Leitura, podem aparecer até oito ou nove tipos de questões diferentes. Antes do exame, é importante se familiarizar com cada um destes tipos de enunciados. Leia as questões com cuidado, prestando atenção em palavras que mudam o sentido da sentença, como always, often e do not. Outras questões, por exemplo, especificam que você não pode usar mais de duas ou três palavras na sua resposta. Estes detalhes são essenciais!

 

Leia, leia e leia

A maioria dos candidatos se preocupa com o nível de complexidade dos textos que podem cair na prova. No entanto, o IELTS é prestado por pessoas de todas as áreas e históricos. Considerando essa diversidade, os temas selecionados para a prova são escolhidos para que todos possam compreendê-los. Mesmo assim, para que você sinta-se mais confortável na hora da seção de Leitura, adquira o hábito de ler sobre temas gerais em inglês. Foque em artigos curtos sobre temas que possam lhe interessar ou sobre aqueles que são mais comuns no IELTS – jornais e revistas são ótimas fontes. Quando for ler instruções, regras ou termos e condições em sites, sempre opte pela opção em inglês ao invés de português, para ir se acostumando com o vocabulário.

 

Se ler bastante em inglês antes da prova, você se tornará cada vez mais confiante quando se deparar com textos que contenham palavras que você não conhece. Porque a prova de leitura NÃO avalia a sua compreensão dos parágrafos, e sim a sua capacidade de selecionar e usar informações de acordo com as questões apresentadas.

 

Primeiramente, leia as questões

Ao ser apresentado aos materiais de leitura, você terá um tempo limitado para ler e responder as questões sobre o texto. Por isso, você precisa priorizar os seus próximos passos para maximizar o seu tempo. Você pode usar as seguintes dicas:

 

  • Leia o título e os cabeçalhos, assim você já tem uma ideia do que se trata o texto;
  • Depois, leia todas as questões e todas as alternativas de múltipla escolha;
  • “Passar os olhos” e “escanear” – Passar os olhos pelo texto (em inglês, skimming) é fazer uma leitura bem rápida para entender o significado geral; escanear (em inglês, scanning) é fazer uma leitura à procura de informações específicas. Após ler as questões, você pode passar os olhos e escanear as informações para responder corretamente em um tempo limitado;
  • Não se esqueça do foco na questão, ou seja, não se distraia com informações adicionais;
  • Com algumas exceções, as questões normalmente vêm logo após o texto.

 

E se você encontrar uma palavra que não conhece?

Não criemos pânico! Pule a sua dificuldade, porque uma palavra não será essencial para a compreensão geral do texto. Tente adivinhar o significado da palavra usando o contexto geral do texto e da sentença, assim como a função da palavra – por exemplo, se ela é um substantivo ou um verbo. Na maioria dos casos, as questões darão dicas sobre o que você deve procurar no texto. A dica é para que você procure sinônimos e paráfrases de uma resposta presente no texto, portanto, fique atento aos enunciados.

 

Antes que o seu tempo acabe...

Não se esqueça de passar as suas respostas para a folha de respostas! Pode ser um conselho bem óbvio, mas é bom lembrar. Para a seção de leitura, você receberá o seu material de leitura e uma folha de respostas, Você não terá um tempo extra para transferir as suas respostas para essa folha. Qualquer coisa marcada no material de leitura é inválida.

 

Dica de um especialista: Bryan Dowie, do site Road to IELTS

“Ler menos para ler mais. Muitos candidatos tentam ler cada uma das palavras de cada um dos textos com total atenção. Isto tomará muito tempo, até mesmo para os leitores mais rápidos. Primeiro leia as questões, depois passe para as alternativas dadas na resposta. Foque na primeira e última sentença de cada parágrafo para compreender o seu contexto.”

 

Leia mais:

Prepare-se para o teste de Conversação do IELTS

Prepare-se para o teste de Escrita do IELTS

Prepare-se para o teste de Compreensão Oral do IELTS

Visite o site oficial do IELTS

Visite também o site Road to IELTS para mais dicas, vídeos, exercícios e simulados

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Prepare-se para a seção de Leitura do IELTS

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...