Essenciais
Estude no exterior : Antes de partir

Desculpas para NÃO aprender inglês?

Como aprender inglês é essencial para qualquer profissional. Cursos de inglês no exterior facilitam o aprendizado.

Por que aprender inglês?
4081

Convenhamos, qualquer área profissional hoje exige uma segunda língua. Sendo o idioma universal, o inglês deveria estar na ponta da língua de qualquer indivíduo que deseja se destacar no mercado de trabalho e crescer na profissão nacional e internacionalmente. Vivemos em um mundo globalizado, interligado. As fronteiras não significam mais barreiras, limites. Então, só nos basta perguntar: o que você está esperando para aprender a falar inglês? E antes que você pense em qualquer desculpa, aqui vai a justificativa para elas...

 

Inglês é difícil?

Qualquer coisa nova que se comece a aprender pode parecer complicada no começo. Mas ficar pensando que ela é difícil irá criar um grande bloqueio no seu aprendizado. Veja bem:

 

-Você aprendeu a conjugar os verbos em português no presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro, futuro do presente e futuro do pretérito. Ufa! Enquanto em inglês você só precisa saber o presente, o passado regular e irregular, e o futuro. Simples assim.

-Em português temos artigos e substantivos no feminino e no masculino. No inglês, não. Compreendendo os artigos the, a e an, você já pode usá-los para preceder os substantivos, não importa o gênero.

-Você foi capaz de compreender os diferentes usos do Z, S, C, Ç, SS, SC, X... Entender as diferentes pronúncias dos A’s e E’s em inglês vai ser moleza.

 

Deu para ter uma ideia? Nós falamos e estudamos a vida escolar inteira uma língua muito mais complexa que o inglês. É só tirar da cabeça o bloqueio de que o idioma é difícil e mãos à obra.

 

Os cursos de inglês em escolas de idioma são muito longos?

Sim, algumas escolas de idioma no Brasil oferecem cursos de mais de quatro anos de duração. Não duvidamos de sua eficácia; no entanto, há maneiras de aprender o inglês em um período muito mais curso. Por exemplo: escolas de idioma no exterior têm opções de cursos de inglês com várias durações, desde intensivos de um mês a cursos tradicionais de um ano. O valor gasto com o curso e com o custo de vida em outro país pode chegar a equivaler a anos pagando um curso tradicional no Brasil. E é claro, convivendo com a língua rotineiramente fará com que você aprenda de forma mais rápida, natural e completa. Pesquise cursos de inglês no exterior.

 

Não gosta do idioma?

Bom, isso ninguém pode mudar a não ser você mesmo. O inglês já faz parte do nosso dia-a-dia. Está inserido em nosso vocabulário, toca na rádio, aparece o tempo inteiro na internet e nas redes sociais, nos seus aparelhos eletrônicos, na TV e no cinema... Não tem como fugir. E essa inserção do idioma em nossas vidas deve ser usada como uma ferramenta para aprendê-lo mais rápido. Afinal, se não há como vencê-lo, junte-se a ele – só lhe trará benefícios.

 

Não tem tempo?

Outra desculpa que os cursos no exterior podem desqualificar. Hoje em dia existem inúmeras opções de cursos de inglês online oferecidas por universidades internacionais ou sites que ajudam estudantes a treinar o idioma de forma gratuita. Um exemplo é o www.livemocha.com. Você pode estudar a hora que quiser e pelo tempo que tiver disponível, sem sair de casa.

 

Leia mais:

10 dicas para melhorar o seu inglês antes de ir estudar no exterior

Os benefícios de ser bilíngue

Pesquise por cursos

Selecione país
Vocacional
SOBRE O AUTOR

Por que aprender inglês?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...