Essenciais
Estude no exterior : Antes de partir

10 dicas para melhorar o seu inglês antes de ir estudar no exterior

10 dicas para melhorar o seu inglês antes ir estudar no exterior.

2905

 

Não há dúvidas de que ter proficiência no idioma só irá facilitar os seus estudos no exterior, (mesmo que a sua escolha seja um curso internacional de inglês). Quanto maior a fluência, mais rápida será sua adaptação e melhor será sua compreensão e aproveitamento do curso. É por este motivo que a Hotcourses Brasil listou 10 maneiras de melhorar e praticar o seu inglês antes de mudar-se para o exterior. São formas simples de adquirir vocabulário, manter o aprendizado constante do idioma e ajudá-lo a estar preparado para o seu curso no exterior:

 

1) Leia muito em inglês. Procure sites de notícias do seu país de destino e intere-se sobre os assuntos atuais. Duas ou três matérias por dia já bastam. Além de melhorar a compreensão e interpretação de texto, não lhe faltarão assuntos para quando mudar-se, pois estará atualizado sobre as notícias do país.

 

2) Aprenda letras de músicas em inglês. Chega de embromation!  Acompanhar letras de músicas em inglês ao ouvi-las e procurar suas respectivas traduções não só fará com que você aprenda a cantá-las da forma correta como ajudará a aprender palavras novas.

 

3) Assista a filmes em inglês. Nada de filmes dublados! O melhor é assisti-los com o áudio original e com a legenda em inglês, treinando leitura e audição.

 

4) Deixe a vergonha de lado e não tenha medo de errar. Aqui cabe a citação de dois clichês (que servem direitinho nesta dica): errar é humano e a prática leva a perfeição. É de extrema importância que você treine o seu inglês, e ter vergonha de errar só atrapalhará a sua evolução no idioma.

 

5) Pratique conversação. Encontre alguém com quem você se sinta confortável (seja um amigo, colega de trabalho, parente, etc.) que esteja no mesmo nível do idioma e conversem sobre diferentes tópicos. Ou então usem o inglês nos assuntos do dia-a-dia: adicionar a conversação em inglês à rotina torna-se natural e será cada vez mais fácil praticá-la. Ter alguém com quem praticar também é muito interessante para dividir conhecimento: às vezes o que é fácil para você é complicado para o seu amigo, ou vice-versa.

 

6) Esta dica pode parecer estranha mas é muito útil: pense em inglês. Quando estiver no exterior esta será uma obrigação, por isso insira este costume na sua rotina o quanto antes possível. É a forma mais constante de treinar o idioma, portanto aperte a tecla SAP da sua mente e pratique inglês o tempo todo.

 

7) Aprenda o vocabulário e as terminologias relacionados ao seu curso. Cada área tem termos específicos que precisam ser dominados para a compreensão do curso. A melhor opção é procurar por sites oficiais da área do país de destino. Por exemplo, se está se preparando para cursar engenharia no Reino Unido, você pode ler artigos de sites como The Engineer e Engineering Council. Basta uma rápida pesquisa no Google e você encontrará sites importantes na sua área de interesse que trarão o conhecimento termológico necessário.

 

8) Procure palavras novas no dicionário. Deparou-se com alguma palavra que não conhece? Não tenha preguiça de achá-la no dicionário. Tente memorizar o seu significado e tradução, forme sentenças com ela, encontre seus sinônimos... O dicionário será sempre o seu melhor parceiro durante o processo de aprendizado no idioma.

 

9) Encontre estudantes do mundo todo para se corresponder. Talvez o Pen Pal em sua forma original, por cartas, já esteja em desuso na era da internet. Mas é possível encontrar inúmeros sites de correspondência online, como o Inter Pals e o Penpal.net, para conversar com pessoas do mundo todo. Quem sabe você consegue criar amizades no seu país de destino antes mesmo de deixar o Brasil.

 

10) Crie versões em inglês de jogos com palavras, como o jogo da forca, stop (adedonha), ou da memória. Encontre formas divertidas de manter afiado o idioma.

 

Leia mais:

 

Os cursos de acesso a graduação podem ser uma ótima opção para você ingressar em uma universidade no exterior.

Conheça os cursos de inglês oferecidos pela Universidade de Oregon nos Estados Unidos.

Encontre o curso de inglês ideal para você se preparar para os exames do IELTS, TOEFL, GRE, entre outros.

Aprenda sobre o IELTS, o teste de avaliação internacional na língua inglesa.

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...