Essenciais
Estude no exterior : Antes de partir

O que é campus satélite?

Campus satélite: os campi secundários das universidades internacionais.

O que é campus satélite?
995

As grandes universidades internacionais possuem um campus principal em uma localização específica. Costumam ser lugares espaçosos, com inúmeros prédios e instalações – formando um ambiente universitário completo. Os estudantes interessados em cursar a instituição, se admitidos, costumar arrumar suas malas e virem dos mais diversos locais do país (ou mundo) para morar próximos ao campus (ou dentro do campus, nos dormitórios universitários) durante os anos de estudo. Mas se o estudante não pode, por qualquer razão, se afastar do seu local de origem, a solução pode ser um satélite.

 

Um campus satélite – em inglês satellite ou branch campus – é um campus de uma faculdade ou universidade fisicamente separado do campus principal. Seriam como campi secundários em diferentes cidades, estados ou até mesmo países; e costumam ser bem menores que os campi principais.

 

O objetivo dos campi satélites é atender a estudantes que não podem ir e voltar de suas casas até a instituição todos os dias, ou então não podem mudar de cidade para estudar – seja por responsabilidades pessoais ou familiares, por limitações financeiras, por causa do trabalho, ou qualquer outro fator. Em outras palavras, permitem a comodidade de estudar sem precisar se deslocar por grandes distâncias. Já para estudantes internacionais, significa ter mais opções de destinos e cursos no exterior a se escolher.

 

Estes locais secundários de estudo disponibilizados por algumas universidades e faculdades internacionais podem aumentar significativamente as matrículas em cursos de ensino superior feitas por estudantes não tradicionais.

 

Non-traditional students

 

Non-traditional students” é um termo em inglês usado para se referir a uma categoria de estudantes do ensino superior que foge do “padrão”, como por exemplo:

 

-Estudantes que dão um intervalo grande entre o término do ensino médio (colegial) e início do ensino superior.

-Frequentam apenas curso de meio-período.

-Têm um emprego de período integral (35 horas semanais) durante os anos de estudo.

-São considerados financeiramente independentes (o que determina elegibilidade para ajudas financeiras oferecidas pela instituição).

-Têm família com filhos, ou são pai/mãe solteiros (as).

 

Campus satélite e a tecnologia

 

A tecnologia sem dúvidas é uma das facilitadoras da comunicação entre campus principal e os campi satélites. A comunicação eletrônica permite que aulas sejam transmitidas para todos os locais de estudos, independente da cidade/estado/país, em cursos à distância ou online. Os alunos de campi satélites, por exemplo, tem acesso ao acervo da biblioteca principal eletronicamente. E a instituição pode administrar matrículas, processos seletivos e ajudas financeiras à distância, apenas com os recursos disponíveis pela tecnologia.

 

Leia mais:

Quais as diferenças entre taught master’s degree e research master’s degree?

Como se preparar para entrevistas de processos seletivos de universidades internacionais

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

O que é campus satélite?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...