Essenciais
Estude no exterior : Antes de partir

O que é essay?

O que significa "essay", esta palavra tão comum no meio acadêmico internacional.

O que é essay?
14423

Você vai ouvir muito essa palavra durante o seu curso no exterior. Essay significa “ensaio” em português, um trabalho analítico ou literário. É, basicamente, uma composição que descreve, explica e analisa algum assunto específico. Nas universidades, o termo é usado para os trabalhos acadêmicos exigidos por professores aos estudantes valendo nota. 

São os usuais trabalhos de faculdade que todo universitário terá de fazer várias vezes durante o curso dos estudos. Podem ser sobre inúmeros temas dentro das matérias estudadas em sua graduação. 
 
Mas você poderá escrever uma essay mais cedo do que imagina. Algumas universidades internacionais pedem, como parte do processo de seleção, que os candidatos às vagas de seus cursos escrevam um redação para explicar os motivos que os levaram a escolher o curso e por que deve ser selecionado.
 
Ou ainda, a instituição pode dar algumas opções de temas, como: 
 
-Disserte sobre alguma questão pessoal, local, nacional ou internacional e de que forma ela é importante na sua vida;
-Indique uma pessoa que tenha grande influência na sua vida e descreva de que forma ela o influencia;
-Descreva um personagem fictício, uma figura histórica ou um artista que tenha grande influência na sua vida e descreva de que forma ela o influencia;
-Descreva uma experiência na sua vida que ilustre como você pode ajudar na diversidade da comunidade universitária;
-Escreva uma carta para o seu futuro roommate (companheiro de quarto) falando sobre você, que o ajudará a conhecê-lo melhor;
-O que é importante para você e por quê?
 
Estes são apenas alguns exemplos. A universidade pode criar assuntos diferentes ou até mesmo deixar o tema livre para a escolha dos candidatos. Há sempre um limite de caracteres ou palavras que deverão conter na essay. Mas, qualquer que seja o tema, a redação deve demonstrar qualidades e características pessoais, e enfatizar o quão interessado você está em ser escolhido no processo de seleção.
 
Independente de tema e limite de caracteres, as regras para o seu essay de inscrição são simples: seja sincero e escreva coisas que reflitam quem você é. Comece a escrevê-lo o quanto antes possível, com um período suficiente até a data de entrega. E peça por feedback de seus pais, amigos, professores... Qualquer pessoa que o conheça bem para te dizer se  a sua essay está transmitindo a sua essência com clareza, habilidades e características pessoais.
 
Leia mais...
 

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

O que é essay?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...