Essenciais
Estude no exterior : Antes de partir

Revalidar diploma estrangeiro no Brasil

Após completar seu curso no exterior, você precisa estar ciente de que precisará revalidar seu diploma estrangeiro no Brasil.

Revalidação de diplomas estrangeiros
1232

Ao buscar um curso de nível superior no exterior, uma das nossas maiores expectativas é em relação ao retorno profissional que teremos ao voltar ao Brasil. Após completar sua graduação ou pós-graduação no exterior, você precisa estar ciente de que precisará revalidar seu diploma estrangeiro no Brasil. Calma, é normal não saber por onde começar e, por isso, vamos te dar algumas instruções aqui.

Primeiramente, o seu diploma e qualquer certificado ou documento expedido no exterior precisará da legalização da embaixada ou do consulado brasileiro no país onde eles tiverem sido emitidos. De acordo com o Portal Consular estas regras não valem para os certificados e diplomas emitidos na França, pois temos um acordo bilateral para a dispensa de legalização de documentos públicos franceses.

Após a legalização, você precisa verificar quais documentos precisam de tradução oficial. A tradução oficial, conhecida também como tradução juramentada ou tradução pública, é a tradução feita por um tradutor público juramentado, que deve assinar o documento. Esta tradução pode ser reconhecida em cartórios nacionais e é feita a partir dos documentos originais (ou, neste caso, os diplomas).

Logo após esses dois passos, você já pode solicitar o pedido de revalidação na sua instituição selecionada.

Para mais informações, entre direto no site Portal Consular e encontre também as listas das instituições disponíveis para a revalidação e mais sobre acordos Mercosul para reconhecimento e aceitação de diplomas estrangeiros no Brasil.

Leia mais:

8 motivos para estudar no exterior

Brasileira conta sua experiência nos Estados Unidos

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Revalidação de diplomas estrangeiros

Hotcourses Brasil editor

Dê uma olhada...