Essenciais
Estude no exterior : Perspectivas profissionais

Três motivos para investir em um intercâmbio focado na sua carreira

Diretor da IE Intercâmbio e especialista em carreira internacional lista três razões para investir em um curso no exterior

Três motivos para investir em um intercâmbio focado na sua carreira
775

O momento político e econômico do país faz com que as pessoas se sintam receosas em relação a investimentos, segurança profissional ou estabilidade. Em tempos de crise, conseguir um emprego melhor, pedir um aumento de salário ou pensar uma promoção no trabalho parece difícil. O investimento em capacitação profissional e no currículo, então, geralmente não deveria aparecer nas listas e planejamentos tanto de jovens recém-formados que estão ingressando no mercado de trabalho, quanto de profissionais experientes, com anos de carreira “estável”.

 

Porém, são nos momentos de dificuldades que os profissionais mais criativos, inovadores e capacitados se destacam e ganham reconhecimento. É aí que a experiência internacional aparece como uma das ferramentas que podem ajudar na hora de planejar um currículo de sucesso ou uma guinada em uma carreira estável nesse momento de mercado pouco aquecido.

 

De acordo com Marcelo Melo, diretor da IE, agência especializada em carreira e educação internacional, os profissionais que entram ou retornam ao mercado de trabalho após realizarem um intercâmbio são vistos de maneira diferente e sempre bem recebidos pelas empresas.

 

Por que investir em um intercâmbio focado na sua carreira no momento atual?

 

A seguir, conheça três principais vantagens que provam que esse pode ser um bom momento para a realização ou planejamento de uma viagem de intercâmbio focada na sua carreira.

 

Melhorar a fluência em um segundo idioma

 

Cursos de idiomas ainda hoje, são as opções mais procuradas por quem decide estudar no exterior. “A maior parte dos brasileiros busca o aperfeiçoamento no idioma inglês, sendo mais comum o Canadá, EUA, Austrália e Irlanda”, conta Melo. Estudantes relatam que a experiência fora do país traz mais segurança tanto na escrita, quanto na fala, pois, além dos momentos em sala de aula, o cotidiano e a rotina vivida no país são um treino diário para o aluno. E o diretor complementa: “Falar inglês é considerado essencial para a maior parte das profissões, principalmente para pessoas que almejam ter um cargo de liderança”.

 

Como a proficiência no inglês já praticamente um requisito obrigatório, por que não aprender um segundo idioma estrangeiro? “Adicionar mais idiomas no currículo sempre abre oportunidades”, afirma Melo. Além de inglês, os clientes da IE buscam também cursos de alemão, francês e espanhol no exterior.

 

Sempre é tempo para se capacitar

 

A realização de cursos de especialização, diplomas, universidade ou pós-graduações fora do Brasil é uma excelente opção para o profissional que deseja se especializar, independente da idade. As escolas oferecem aulas em diversas áreas e com durações diferentes, podendo variar de seis meses a dois anos.

 

Mas há uma idade ideal para se capacitar no exterior? “Quanto mais cedo, a capacidade de aprendizado é maior, mas não há uma idade máxima. A idade com maior número de estudantes no exterior é de 16 a 25 anos, em seguida vem as pessoas que já estão no mercado de trabalho, com destaque para a faixa de 28 a 35 anos”, diz o especialista em educação e carreira internacional .

 

Criatividade em alta no mercado

 

Soluções inovadoras e profissionais criativos conseguem lugar de destaque no mercado e fazem parte do perfil procurado pelas empresas. Esse tipo de habilidade pode ser adquirido através do contato com outras culturas, situações adversas fora da zona de conforto que acabam por criar no intercambista a necessidade e o instinto de pensar em soluções alternativas para resolver problemas. “Entender e vivenciar outras culturas promove transformações em quem está no exterior, abrindo dimensões antes desconhecidas pelo estudante”, explica Marcelo Melo. “As instituições de educação no exterior são multiculturais e facilitam esse desenvolvimento.”

 

Sobre a IE

 

A IE é uma das maiores redes de intercâmbio cultural do Brasil, com agências de norte a sul do país. Especialista em intercâmbio de estudo, trabalho ou universidades no exterior é uma das empresas mais reconhecidas e tradicionais do segmento. Do ensino médio aos programas universitários, a IE oferece intercâmbios para todas as idades e principais destinos no mundo. Trabalha com cursos de Idiomas, Intercâmbio de Férias Teen, High School, Intercâmbio de Estudo e Trabalho e Work Experience para mais de 50 destinos.

 

Visite o site oficial da IE Intercâmbio.

 

Leia mais:

10 palavras que você precisa conhecer para se candidatar a vagas no exterior

Por que empregadores gostam de contratar quem já estudou no exterior?

8 motivos para estudar no exterior

Entrevista: curso de inglês na Inglaterra após os 40

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Três motivos para investir em um intercâmbio focado na sua carreira

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...