Essenciais
Estude no exterior : Perspectivas profissionais

As melhores universidades do mundo em empregabilidade após a graduação

Ranking publicado pela Times lista as universidades do mundo que melhor preparam os seus estudantes para o mercado de trabalho após a graduação; USP fica em 71ª

As melhores universidades do mundo em empregabilidade após a graduação
216

Os estudantes que se graduam pelo renomado California Institute of Technology são os mais empregáveis do mundo, de acordo com uma pesquisa realizada por recrutadores internacionais. A instituição britânica de elite University of Cambridge ficou em quarto lugar no mundo e em primeiro no Reino Unido.

 

Esta foi a sexta edição anual do Ranking Mundial de Empregabilidade Universitária realizada pela empresa francesa de recursos humanos Emerging e publicada exclusivamente pela famosa Times Higher Education (THE). A lista traz as universidades que melhor preparam os seus estudantes para o mercado de trabalho, formando profissionais que têm mais chances de conquistar um emprego logo após a graduação.

 

A Technical University of Munich, na Alemanha, por exemplo, foi a única instituição fora dos EUA, Reino Unido e Japão a conquistar uma vaga entre os dez primeiros lugares do ranking. Segundo a THE, que conversou com o presidente da Universidade, isso se deve, provavelmente, aos relacionamentos e parcerias diretas que a instituição mantém com a indústria da Bavária, além de seus acadêmicos trabalharem para empresas como BMW, Siemens e Lindner, proporcionando aos estudantes uma visão imediata sobre o ambiente de trabalho.

 

Os Estados Unidos predominou a lista de 2016 com seis instituições no top 10, inclusive as três primeiras posições, e 37 no total, entre as 150 melhores do mundo em empregabilidade. Em seguida, vem o Reino Unido com as suas potências Cambridge e Oxford em quarto e sétimo lugar, e 11 instituições no ranking geral.

 

A japonesa University of Tokio ficou em décima. Hong Kong aparece na 13ª posição, com a Hong Kong University of Science and Technology, seguida pela University of Toronto, no Canadá, e a National University of Singapore, em Singapura – jovem universidade que tem conquistado excelentes resultados em vários rankings mundiais.

 

Brasil

 

O Brasil conquistou apenas um lugar entre as 150 melhores universidades do mundo em empregabilidade estudantil. A Universidade de São Paulo (USP) ficou em 71ª, entre instituições da Suíça, Finlândia, Holanda e Taiwan.

 

A pesquisa

 

A pesquisa realizada pela empresa Emerging, de consultoria de RH, analisou a opinião de 2.500 gerentes de recrutamento de grandes empresas internacionais de 20 países do mundo inteiro: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Holanda, Rússia, Coreia do Sul, Espanha, Suíça, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Reino Unido.

 

Os participantes tiveram de definir o que eles costumam procurar em estudantes recém graduados e escolher universidades que eles acreditam produzir os profissionais mais bem preparados para o mercado de trabalho.

 

As 20 melhores universidades do mundo em empregabilidade de seus graduados:

 

1. California Institute of Technology, Estados Unidos

2. Massachusetts Institute of Technology, Estados Unidos

3. Harvard University, Estados Unidos

4. University Of Cambridge, Reino Unido

5. Stanford University, Estados Unidos

6. Yale University, Estados Unidos

7. University of Oxford, Reino Unido

8. Technical University of Munich, Alemanha

9. Princeton University, Estados Unidos

10. University of Tokyo, Japão

11. Boston University, Estados Unidos

12. Columbia University, Estados Unidos

13. Hong Kong University of Science and Technology, Hong Kong

14. University of Toronto, Canadá

15. National University of Singapore, Singapura

16. Imperial College London, Reino Unido

17. Peking University, China

18. McGill University, Canadá

19. University of California, Berkeley, Estados Unidos

20. Tokyo Institute of Technology, Japão

 

Fonte: Times Higher Education e The Telegraph

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

As melhores universidades do mundo em empregabilidade após a graduação

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...