Essenciais
Estude no exterior : Perspectivas profissionais

Como conseguir um emprego durante a universidade

Melhore as suas chances de conquistar uma vaga de trabalho durante os estudos acadêmicos e se formar com experiência profissional.

Como conseguir um emprego durante a universidade
969

No exterior, as universidades oferecem inúmeras formas de participar da vida estudantil. Uma delas é a “Feira de Calouros” (Freshers’ Fair), na qual todos os novos estudantes podem escolher e se registrar em clubes e sociedades da instituição: líder de torcida, ioga, história, mídias, fotografia, esportes, livros, etc. Há uma opção para todos os gostos. No entanto, você deve se inscrever em todas que te interessar?

Estar aberto a novidades é muito bom, mas vale a pena selecionar apenas alguns entre os inúmeros clubes e sociedades estudantis. Considere com quais das opções você aprenderá mais, trabalhará suas habilidades e poderá contribuir com os seus próprios conhecimentos. Saber afunilar e escolher as suas atividades universitárias demonstra consistência e comprometimento. Isto lhe preparará de forma tangível para discutir sobre você mesmo, seus interesses e aprendizados em entrevistas de trabalho.

As sociedades e clubes estudantis são só uma maneira de melhorar as suas chances de conseguir um emprego. Conheça, a seguir, o que mais você pode fazer durante os seus anos na universidade:

Quatro maneiras de melhorar suas chances de conquistar um emprego durante os estudos

1. Trabalho voluntário

Esta é uma das formas mais simples e gratificantes de aprender na prática, sem enfrentar competição acirrada com outros candidatos. Você pode se inscrever em uma variedade de trabalhos voluntários em entidades de caridade ou ONGs de todos os tipos de causas sociais. Sites como o do-it.org.uk, do Reino Unido, mantém bancos de dados de oportunidades de voluntariado. Use-os a seu favor!

2. Assuma uma posição de responsabilidade na União Estudantil

Em universidades da Inglaterra, a União é como um grêmio estudantil: há uma eleição periodicamente para escolher novos líderes que representarão a comunidade de estudantes e seus interesses na universidade. Concorrer a uma vaga de representante da União ou do seu curso é uma maneira excelente de desenvolver suas habilidades de liderança e de comunicação, e, assim, demonstrar a empregadores que você tem iniciativa. Você também pode se tornar um embaixador de sua universidade, orientando estudantes e representando a instituições em eventos universitários.

3. Seja empreendedor e participe de redes sociais de forma inteligente

Por que não criar um blog sobre a sua área de estudo? Se você conseguir mantê-lo atualizado (o que nem sempre é fácil) e postar um conteúdo inovador e interessante, os empregadores terão um gostinho de suas habilidades empreendedoras (além de o blog te ajudar a se manter por dentro de tudo que rola no seu campo de estudos).

Você tem uma idéia para um novo negócio? Tente colocá-la em prática! E não se esqueça de promovê-la nas redes sociais.

4. Faça parte de programas de empregabilidade de sua universidade

Mais de 80 instituições já criaram programas em seus departamentos de carreira que desenvolvam a empregabilidade de seus estudantes, entre elas a Goldsmith, a Loughborough, a Universidade de Kent e a Universidade de Warwick. Fazendo parte destes esquemas, o estudante compreenderá o que ele espera de sua carreira e quais passos deve seguir para concretizá-la. É uma forma de manter um registro de todas as conquistas e aprender como explicá-las em entrevistas de trabalho.

Leia mais:

Como conseguir experiência profissional sem experiência profissional

As diferenças entre internship e externship

O que é job shadowing?

O que é co-op program?

Como escrever um email para acompanhar o seu currículo

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Como conseguir um emprego durante a universidade

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...