Essenciais
ESTUDE NO EXTERIOR : Perspectivas profissionais - Leitura recomendada

O que é co-op program?

Estudar e trabalhar no exterior: o co-op program permite aplicar a teoria na prática em vagas de trabalhos remuneradas.

O que é co-op program?
4323

Co-operative ou apenas co-op education é uma forma de aprendizado que combina o aprendizado teórico em salas de aulas com períodos de trabalhos práticos remunerados. Esta experiência de trabalho é chamada de co-op placement, ou seja, a instituição de ensino superior ajuda o estudante a conseguir uma posição profissional em empresas reais, para exercer funções reais relacionadas à área de estudo.

 

Os co-op placements são opções oferecidas pela própria universidade, que constrói uma rede de contatos com empresas, seleciona estudantes com base em alguns requisitos, e ajuda-os a encontrar a vaga ideal promovendo entrevistas de emprego no próprio campus.

 

Benefícios do co-op program

 

-Você aplica na prática tudo o que já estudou em sala de aula, e aprende em ambientes profissionais diferentes aspectos de suas disciplinas acadêmicas.

-A experiência adquirida pelo co-op program proporciona uma grande vantagem profissional, afinal, você poderá acrescentar experiências de peso ao seu currículo antes mesmo de concluir o seu curso acadêmico.

-Durante o co-op program, você constrói sua própria network profissional.

-Você faz um "test-drive" da sua carreira. Com o co-op program, é possível ter uma ideia de como será trabalhar na sua área de formação e você pode decidir se é isso mesmo que quer para a sua vida profissional.

 

É necessário se inscrever no programa de educação cooperativa da universidade para se eleger a alguma vaga. Cada instituição possui regras diferentes, por isso, verifique as opções oferecidas pela sua universidade internacional. O programa pode ter alguns requisitos de admissão, e o semestre de experiência prática será integral (e possivelmente remunerado), intercalado com um semestre de aulas teóricas. A instituição terá datas certas para que possíveis empregadores façam entrevistas com os estudantes selecionados para o co-op program.

 

A seleção para a educação cooperativa tem como base o desempenho acadêmico dos estudantes: quanto mais altas as suas médias, melhores as suas chances de ser admitido no programa. Normalmente, o número de estudantes selecionados é determinado pelo número de vagas profissionais disponíveis. E mesmo depois de admitido, o estudante precisa manter um grade point average mínimo.

 

Melhores co-op programs dos Estados Unidos

 

Em 2013, o site Education, do U.S. News, pediu que presidentes, reitores e oficiais acadêmicos de mais de 1.500 faculdades americanas selecionassem dez instituições com os programas de estágio/co-op exemplares. As faculdades mais mencionadas nas listas foram:

 

Berea College

Cornell University

Drexel University

Elon University

George Washington University

Georgia Institute of Technology

Massachusetts Institute of Technology

Northeastern University

Purdue University - West Lafayette

Rensselaer Polytechnic Institute

Rochester Institute of Technology

University of Cincinnati

Wagner College

 

Leia mais:

Experiência real: como criar um network enquanto estuda no exterior

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

O que é co-op program?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...