Essenciais
ESTUDE NO EXTERIOR : Perspectivas profissionais - Leitura recomendada

O que fazer nos 15 minutos antes de uma entrevista de trabalho

Dez itens de como se preparar durante os 15 minutos que antecedem uma entrevista de trabalho.

O que fazer nos 15 minutos antes de uma entrevista de trabalho
4945

O site Business Insider publicou uma matéria com itens sobre o que fazer durante os 15 minutos angustiantes e de ansiedade que antecedem uma entrevista de trabalho. Este pequeno período pode ser a sua oportunidade de colocar-se no humor certo para se sair bem no processo seletivo. O principal, claro, é manter-se calmo e focado – dependendo do seu nível de stress, a sua capacidade de pensar de forma clara pode ser prejudicada.

 

Veja dez itens listados por consultores de carreira e profissionais de comunicação entrevistados pelo site Business Insider.

 

1. Chegue cedo, mas não entre.  Poucas coisas podem ser mais prejudiciais do que chegar atrasado à entrevista, por isso sempre chegue com antecedência. No entanto, se você chegar muito mais cedo do que o horário marcado, espere um pouco no seu carro ou em algum lugar por perto para não parecer que você está colocando pressão no entrevistador para começar o processo antes do combinado. Segundo uma das consultoras, o ideal seria chegar com dez minutos de antecedência.

 

2. Seja educado com recepcionistas e seguranças.  Quando entrar na empresa, lembre-se de ser amigável com todos – recepcionista, segurança, secretária, ou qualquer funcionário com quem você tiver contato. O entrevistador, após a entrevista, pode pedir para que relatem como foi o seu comportamento e que impressões tiveram de você.

 

3. Decida quais informações são mais importantes sobre você.  Quer ser lembrado pelas suas habilidades de comunicação? Pelas suas experiências em gestão? Pelo conhecimento da área? Saber selecionar algumas características mais marcantes com as quais você quer causar impacto no entrevistador e fazer com que ele lembre-se de você por causa delas é uma forma inteligente de abordar a entrevista.

 

4. Pare de ensaiar.  Não use os últimos 15 minutos antes da entrevista para continuar ensaiando possíveis respostas. O excesso de preparo e ensaio pode resultar em uma conversa forçada, roteirizada e nada autêntica. O preparo é importante, mas também é essencial lembrar-se de que a entrevista é uma conversa e deve acontecer de forma natural.

 

5. Respire. Isso irá ajudá-lo com o item mais importante: permanecer calmo. De acordo com um dos consultores, contar a sua respiração é uma das técnicas mais imediatas e impactantes para acalmar os nervos. Simplesmente mantenha a sua atenção na sua respiração e conte-as até dez. Repita o exercício quantas vezes for necessário.

 

6. Preste atenção à sua postura.  Sente-se de forma ereta enquanto espera pelo momento de ser chamado para a entrevista. Você passará uma aparência mais confiante.

 

7. Não verifique sua caixa de voz, email ou redes sociais.  Você pode acabar ouvindo ou lendo algo que te deixe ansioso, nervoso ou bravo antes da entrevista, ou então você pode acabar perdendo o foco e a concentração.

 

8. Reveja brevemente suas anotações, mas não faça nenhuma pesquisa adicional.  A sua pesquisa, preparo e ensaio devem ter se encerrado nos últimos 15 minutos – tudo isso tem que ser feito com calma e antecedência. Mas se você tiver levado qualquer tipo de anotação, este é um bom período para revisá-la.

 

9. Olhe-se em um espelho.  Procure um banheiro para poder se ver no espelho e certificar-se de que está tudo certo com a sua aparência (a maquiagem não borrou? Não tem nada nos seus dentes?). É um bom momento para secar o suor do rosto e das mãos.

 

10. Pense positivo.  Pode parecer um clichê, mas ter pensamentos positivos e felizes, que lhe ajudem a sorrir e a ficar de bom humor, podem colocá-lo no humor certo para a entrevista.

 

Leia mais:

Como escrever um email para acompanhar o seu currículo

Como se preparar para entrevistas de processos seletivos no exterior

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

O que fazer nos 15 minutos antes de uma entrevista de trabalho

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...