Essenciais
Estude no exterior : Destino de Estudo

Como escolher o seu destino de estudo no exterior

Cinco perguntas que você precisa responder para decidir onde estudar no exterior

Como escolher o seu destino de estudo no exterior
4456

Você decidiu que vai estudar no exterior, mas ainda não sabe exatamente para onde. Já tem um país em mente? Está dividido entre duas opções? Não faz a mínima ideia? Com tantas opções excelentes, a dúvida é natural! Para ajudá-lo na sua escolha, nós listamos, a seguir, cinco fatores que você deve considerar para decidir seu destino de estudo.

 

PARA ONDE VOCÊ QUER IR?

 

Esta é simples: para qual lugar do mundo você quer ir? Existe um país ou uma cidade que você sempre quis conhecer? Esta pode ser a sua oportunidade de não só visitá-la, mas morar nela, estudar e, quem sabe, começar a sua carreira profissional. Ao estudar em outro país, você mora no exterior e ainda recebe uma educação mundialmente reconhecida.

 

QUANTO IRÁ CUSTAR A TAXA DE ENSINO? QUAL É O SEU ORÇAMENTO?

 

Diferente dos demais fatores, que são relacionados às suas preferências, você não terá muito controle deste fator. Antes de começar a colocar os seus planos em prática, é necessário saber quanto irá custar os estudos no país, além de analisar o custo de vida (alimentação, acomodação, transporte e lazer). Planeje também o seu orçamento disponível para a experiência e suas opções de suporte financeiro - isto pode influenciar a sua decisão. Por exemplo, a Suécia não cobra taxas de ensino de estudantes europeus, mas o custo de vida no país é relativamente caro.

 

Pesquise sobre o assunto em nossa seção sobre Financiamento Estudantil.

 

VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A SAIR DE SUA ZONA DE CONFORTO?

 

Decidir-se por estudar no exterior já demonstra que você gosta de aventuras e desafios (o que é excelente!). No entanto, algumas pessoas são mais desbravadoras que outras: tem quem queira estudar em um lugar com um estilo de vida e cultura completamente diferentes; e tem quem procure por um lugar com costumes mais similares aos do Brasil (ou, quem sabe, com um clima parecido com o brasileiro). O que você prefere?

 

CIDADE GRANDE OU CIDADE PEQUENA?

 

Após escolher o país, você precisa se decidir pela cidade. Você gosta da movimentação de uma cidade grande? Ou prefere um lugarzinho mais calmo? Normalmente, em cidades grandes, os campi costumam ser mais agitados, com gente entrando e saindo o tempo todo, e movimento contínuo ao redor. Enquanto em áreas rurais ou em cidades menores afastadas de metrópoles, o campus acadêmico tem uma sensação mais tranquila de comunidade.

 

O QUE  VOCÊ QUER ESTUDAR?

 

Você pode escolher seu destino de acordo com a sua área de estudo. Por exemplo, se você quer cursar algo em agricultura, a Nova Zelândia é o seu lugar. Se a sua intenção é estudar direito, o Reino Unido pode ser a melhor opção graças ao sistema jurídico britânico que inspirou sistemas do mundo inteiro. Alguns países são reconhecidos por áreas específicas, porque elas fazem parte integral da economia, estilo de vida, cultura e história nacional.

 

Leia mais:

Como escolher o seu curso no exterior

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Como escolher o seu destino de estudo no exterior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...