Essenciais
Estude no exterior : Destino de Estudo

Campus multicultural X estudar com brasileiros: que tipo de experiência você prefere?

Encontre diversidade cultural em universidades do mundo inteiro com o novo Índice do Hotcourses, o HDI

Campus multicultural X estudar com brasileiros: que tipo de experiência você prefere?
1164

Se você estiver interessado em estudar no exterior, provavelmente está também ansioso para conhecer e fazer amizades com estudantes de todas as partes do mundo. No entanto, algumas pessoas preferem o conforto de conviver com outros estudantes brasileiros, o que também é perfeitamente natural e compreensível.

 

Qual a importância da diversidade para você?

 

 

Aqui no Hotcourses Internacional, nós desenvolvemos uma ferramenta inédita incrível tanto para quem procura um ambiente de diversidade quanto para os que preferem se sentir em casa. Ela se chama Hotcourses Diversity Index (HDI) e lhe permite descobrir quais são os campi mais diversos do Reino Unido, Estados Unido, Austrália e Nova Zelândia com um simples clicar do mouse. O HDI vem acompanhado de outra ferramenta chamada Índice “Sinta-se em Casa”, pela qual você pode ver a proporção de estudantes brasileiros em relação ao número total de estrangeiros matriculados na universidade.

 

Abraçando a diversidade

 

O que você procura em uma universidade? Pode ser a localização, colocação em rankings mundiais, oportunidades de pesquisa ou as avaliações que recebem de seus ex-alunos. Mas para alguns estudantes, o mais importante é a diversidade cultural que encontrarão no campus.

 

Para Carolina Nunes, que se formou em um associate degree da Virginia Northern Community College, a nona instituição mais culturalmente diversa dos EUA de acordo com o HDI, a experiência de estudar com pessoas do mundo inteiro foi enriquecedora: “Meus colegas de classe eram desde filhos de indianos ricos até refugiados do Irã que mudaram para os EUA procurando exilo. Isso tudo beneficiou de forma extraordinária a minha experiência e me ajudou a moldar o meu caráter e até mesmo me ajudou a me descobrir. Eu aprendi o quanto eu amo essa diversidade e como isso me inspira a aprender sobre novas culturas, conhecer pessoas e suas histórias”.

 

O estudante de Dubai, Anurang Ram Chandran, foi atraído pela forma com que a Universidade de Missouri, mais conhecida como Mizzou, nos Estados Unidos, acolhe todas as culturas e faz com que todos se sintam bem-vindos. “A ênfase na diversidade e na igualdade aqui na Mizzou é incrível! Independente de qualquer região, religião e preferência, você é um ‘Mizzou Tiger’ e este é o tratamento que cada um dos estudantes recebe, o que é altamente recomendável e uma das características da Mizzou que mais me atraíram”, conta ele.

 

Leia outros depoimentos de estudantes internacionais que também valorizam a diversidade no campus universitário:

 

 

 

 

Conforto caseiro

 

Mudar-se para o exterior a milhares de quilômetros de distância de casa pode assustador. Por isso, é natural que para alguns estudantes é importante e reconfortante saber que encontrarão outros brasileiros na universidade.

 

A baiana Elaine Mercês, que viajou para os Estados Unidos como au pair, acredita que ter amigos brasileiros no exterior ajuda a amenizar a saudade de casa. “A cultura brasileira é muito acolhedora e não existe outro povo igual, podemos fazer amigos de todas as nacionalidades, mas os brasileiros entenderão nossas saudades, lembrarão das mesmas músicas, falarão as mesmas besteiras, etc. Esses amigos nunca substituirão as pessoas queridas que deixamos para trás, mas nos ajudarão a aliviar a saudade” afirma.

 

Atividades simples como comer arroz e feijão ou fazer brigadeiro com outros brasileiros ajudam a se sentir em casa mesmo longe.

 

Como usar o HDI

 

Nós sabemos que todo estudante é diferente, e é por isso que, não importa qual for a sua preferência de experiência no exterior – diversidade, conforto caseiro ou até uma mistura dos dois –, o HDI é a ferramenta certa para você! Você pode pesquisar por instituição, país, área de estudo e nível de estudo, dependendo do que você estiver procurando.

 

HDI

 

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Campus multicultural X estudar com brasileiros: que tipo de experiência você prefere?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...