Essenciais
Estude no exterior : Informações essenciais

5 dicas de como conseguir se sair bem em provas

61054

Faça revisões

Uma das coisas mais eficientes que você pode fazer antes de qualquer teste é revisar o conteúdo estudado. Mas como fazer uma revisão eficiente? Faça uma lista de tudo que precisa ser revisado e crie um cronograma para não deixar nada de fora. Além disso, separar o conteúdo em porções pequenas facilita o processo de absorção da informação.

Durante as revisões, tente minimizar qualquer distração para focar apenas nos estudos, como, por exemplo, televisão e internet (nada de Facebook!). Algumas pessoas conseguem passar um tempão concentradas, mas a grande maioria possui períodos curtos de atenção. Se este for o seu caso, faça pequenos intervalos entre um conteúdo e outro para fazer um lanche, beber uma água e recarregar as energias.

A prática leva à perfeição

Não importa qual for a prova ou a sua área de estudo, você vai encontrar simulados, informações e materiais de estudo disponíveis online. O conteúdo encontrado em sites pode ser usado como a base de seus estudos, pois lhe ajuda a se familiarizar com o formato da prova e, à medida que você o utiliza, consegue perceber o seu progresso. Completar simulados de provas não só permite que você identifique os seus pontos fracos e fortes, como também proporciona uma experiência bastante real de como será a prova.

Independente do conteúdo, nada funciona melhor do que... estudar! Simples, não? Ajuda bastante se você adquirir o costume de estudar um pouco por dia e não deixar o conteúdo acumular. Quanto mais você treinar, mais familiarizado estará com a prova, e quando o dia definitivo chegar, você se sentirá mais confiante.

O dia da prova

Fatos científicos comprovam que há uma série de fatores que podem ter impacto no seu desempenho em processos de avaliação. Um deles é o seu nível de hidratação, que influenciará no seu nível de atenção. Se a sua prova for durar mais de duas horas, é aconselhável levar uma garrafinha d'água para deixar ao seu lado.

Além disso, tente evitar qualquer stress antes do exame. Programe-se para chegar ao local com antecedência, e certifique-se de ter com você tudo que precisa para a realização da prova - documentos, lápis, caneta, borracha, lanchinho, etc.

Durante a prova

Durante o processo de avaliação, você deve cronometrar o seu tempo. Não faz sentido gastar meia hora em dois exercícios e deixar apenas dez minutos para os oito restantes! Sabendo com antecedência quantas questões tem a prova e quanto tempo você tem para realizá-las, fica mais fácil saber que ritmo você deve seguir. É aconselhável usar um relógio de pulso no dia do exame; as salas nem sempre tem relógios na parede e é comum ter que manter o celular guardado durante toda a prova.

Mesmo que você não saiba a resposta de alguma questão, não a deixe em branco. Além de ter chances de acertá-la, respostas vazias fazem com que você perca pontuação.

Cuide-se

Esta dica soa bastante simples, mas é muito importante. Muitas vezes, na correria dos estudos, você se esquece de cuidar da sua saúde, alimentando-se mal, dormindo pouco e reduzindo a sua vida social. Apesar de ser importante estudar, sobrecarregar-se pode ser mais prejudicial do que benéfico. Nos dias que antecedem a prova, alimente-se e durma bem e pratique exercícios diariamente. Isso vai ajudar a manter o seu cérebro em forma!

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.