Essenciais
Estude no exterior : Informações essenciais

Criando o seu currículo

1719

É comum, durante a vida de uma pessoa, precisar submeter um currículo em diferentes ocasiões. Seja para conseguir um lugar em um curso ou uma vaga em uma empresa, saber como escrever um forte curriculum vitae é essencial para se destacar dentre os demais candidatos.

Quando você for se inscrever para um curso, a instituição usará o currículo para formular uma primeira impressão sobre quem você é, e se você é o tipo de pessoa que eles procuram para preencher as vagas disponíveis. Por isso, é muito importante que você saiba como preparar o conteúdo do seu currículo para causar uma ótima primeira impressão.

O seu currículo

Você deverá incluir informações que servem como pontos chaves para conquistar uma vaga universitária: sua educação prévia, suas experiências, suas referências e suas informações pessoais. No entanto, a forma como irá informá-las depende de você.

Um bom conselho é levar em consideração a área que você quer estudar. Se estiver se inscrevendo em algo na área de artes, por exemplo, pode abusar da criatividade ao escrever o seu currículo, particularmente para cursos de artes, artesanato, design, artes gráficas e até mesmo jornalismo e relações públicas. Nestes casos, a estética do seu currículo pode contar tanto quanto o conteúdo. É comum ser necessário incluir como anexo um portfólio ou apenas alguns exemplos de seus trabalhos na área. Que tal criar um currículo com o design de uma revista ou de um site? Ou então, incluir textos de sua autoria que já foram publicados em algum veículo de comunicação?

Para cursos mais vocacionais, muitas pessoas criam seus currículos com base em suas habilidades e conhecimentos que podem ser relevantes à área. Às vezes, mesmo que você não tenha muita experiência na área específica do curso, pode relatar outras habilidades que sejam transferíveis. Por exemplo, trabalho em equipe é um exemplo de habilidade não específica que pode ser aplicada em qualquer curso ou vocação.

A forma mais tradicional de se escrever um currículo é em ordem cronológica. Isto pode funcionar bem para cursos mais teóricos, como filosofia e línguas. Se esta for a sua escolha de formato, certifique-se de que a primeira parte do CV seja o seu histórico escolar/acadêmico e o relato de sua educação prévia. Estas são provavelmente as informações mais importantes para estes tipos de cursos.

Dicas de como escrevê-lo

O formato do seu currículo é importante - um currículo bagunçado, pouco formulado, ou poluído visualmente pode não causar uma boa primeira impressão! Também é essencial que ele reflita quem você é e quais são as suas qualidades. Ou seja, o conteúdo também deve ser minuciosamente pensado. Você deve ser confiante o suficiente para exaltar as suas qualidades, e ao mesmo tempo deve ser honesto sobre as suas conquistas. A maioria das universidades pedirá que os candidatos passem por uma entrevista; nela, vocês conversarão sobre o conteúdo do seu CV. Se você tiver mentido no currículo, eles serão capazes de notar pessoalmente.

Você também deve ser autoconsciente quando escrever o seu currículo e tentar conhecer não só os seus pontos fortes, como também os fracos. Só assim você conseguirá transparecer a sua real personalidade. Ninguém é feito apenas de qualidades, não é mesmo?

Por final, não há nada pior que um currículo mal escrito. Erros de gramática, de digitação, de pontuação e de ortografia pegam muito mal e podem acabar passando uma sensação de desleixo. Hoje em dia, graças aos revisores de ortografia e gramática e aos dicionários online, fica mais fácil evitar estes erros. Revise-o mais de uma vez e se necessário peça para mais alguém revisá-lo.

Os funcionários das instituições responsáveis por analisar os currículos sabem dizer quais foram feitos às pressas. E porque eles deveriam escolher um currículo "desleixado" quando se tem vários outros bem escritos? Por isso, toda atenção e tempo gastos com a construção do seu currículo aumentarão as suas chances de se destacar dentre os demais candidatos ao curso almejado.

Pesquise por cursos

Selecione país
Vocacional
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...