Essenciais
Estude no exterior : Informações essenciais

Entrevistas para o processo de admissão em uma universidade no exterior

Dicas sobre entrevistas para o processo de admissão em uma universidade no exterior

Entrevistas para admissão em universidades
1873

Em algum ponto da sua carreira, você vai precisar fazer entrevistas. Seja para um curso universitário ou para uma vaga de emprego, é importante que você aprenda como demonstrar todo o seu potencial. É aí que nós podemos lhe ajudar! Leia a seguir algumas dicas de como superar o nervosismo e se dar bem em entrevistas.

Preparando-se

Preparar-se para uma entrevista não significa apenas colocar a sua melhor roupa profissional e aparentar apresentável. Hoje em dia, existem tantas pessoas em todas as idades concorrendo por vagas cobiçadas em universidades, que é extremamente importante saber como se portar e, acima de tudo, demonstrar que você merece ser admitido.

Se você está 100% certo em relação ao curso, com certeza, irá pesquisar tudo a respeito dele com antecedência. Tenha respostas preparadas para alguns assuntos que podem ser colocados em pauta durante a entrevista: por que você quer ser admitido neste curso? Por que a universidade deve lhe admitir? Por que você escolheu este curso? Por que você escolheu esta universidade? Por que você acha que se encaixa nesta universidade? De que forma você pode contribuir para este curso?

Após compreender as respostas para estas e outras perguntas, você se sentirá muito mais confiante na hora da entrevista, e seguro sobre o que dizer para persuadi-los de que você merece ser admitido.

Tipos de entrevistas

As entrevistas podem tomar diferentes formatos, principalmente para estudantes internacionais, já que a distância pode ser uma barreira para entrevistas cara a cara. Muitas universidades permitirão que os estudantes estrangeiros sejam entrevistados por telefone ou por vídeo - como, por exemplo, pelo Skype. Nestes casos, é importante que você leve estes tipos de entrevistas com a mesmo seriedade que levaria se fossem pessoalmente.

Se a entrevista for por vídeo, vestir-se de uma forma apresentável é sempre uma maneira de causar uma boa primeira impressão. Opte também por um lugar quieto e calmo, para poder conversar com tranquilidade e conseguir ouvir tudo que o entrevistador disser. A maioria das instituições agenda as entrevistas com antecedência, assim você pode se preparar com cuidado.

Se a sua entrevista for pessoalmente, pontualidade é fundamental. Chegue no horário marcado ou, de preferência, com um pouco de antecedência, para não correr o risco de se perder ou de ficar preso no trânsito, e acabar se atrasando. Algumas instituições podem até mesmo cancelar a entrevista em caso de atrasos muito grandes.

O que será perguntado

A maioria das questões das entrevistas será centrada em sua aptidão para o curso. A universidade quer conhecer suas qualificações e experiências prévias, mas a maior parte vai querer saber suas respostas para as perguntas - que você já terá se preparado com antecedência: por que você escolheu este curso? Por que você quer estudar nesta universidade em específico? O que lhe faz único? Quais são seus pontos fortes e pontos fracos? O que você tem a oferecer à universidade?

Se você souber argumentar os motivos que fazem de você um candidato ideal, se sairá melhor na entrevista.

Dicas para a entrevista

Mais uma vez, a melhor maneira de se sair bem em uma entrevista é se preparar com antecedência. Saber quais possíveis perguntas terá que responder, onde e quando será a entrevista, e o que precisa levar com você.

Outro fator extremamente importante é ser sempre honesto. Uma entrevista não é só para saber se você é um bom candidato para o curso, mas também se o curso é a melhor opção para você. Se for desonesto ou exagerar nas suas qualidades, pode acabar em um curso que você não consiga acompanhar ou então que não lhe agregue nada novo. Ao responder as perguntas com honestidade, você e o entrevistador poderão chegar à conclusão se este é o curso certo para você.

Durante a entrevista, o melhor a ser feito é tentar relaxar. O nervosismo só fará as coisas piores. Quando você se acalma, mais confortável se sente. Pense na entrevista como uma conversa como outra qualquer, e não como um interrogatório. Além disso, quanto mais relaxado você estiver, mais vai conseguir expor as suas ideias.

Você pode acabar se deparando, algumas vezes, com perguntas inesperadas. Se isto acontecer, não se preocupe se não tiver nada preparado para dizer, apenas responda da forma mais sincera possível. Não tenha medo de exaltar suas qualificações e seus conhecimentos, mas não corra o risco de soar arrogante. Humildade e sinceridade são facilmente notadas pelos entrevistadores e funcionarão ao seu benefício.

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Entrevistas para admissão em universidades

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...