Essenciais
Estude no exterior : Informações essenciais

Preparando-se para a viagem: checklist

1760

Antes de deixar o país e viajar para estudar no exterior, você precisa se certificar de ter tudo resolvido. À medida que o dia de partir se aproxima, é uma boa ideia criar uma lista com todas as coisas que precisam ser feitas antes de viajar.

Por isso, resolvemos criar alguns rascunhos de como a sua lista pode ser feita e lembrar-lhe de tarefas importantes para que você viaje seguro e preparado.

Confirmar todas as informações da sua viagem

Vou aterrissar na minha nova cidade ou farei escala em outra cidade primeiro? Terei que pegar um ônibus, trem ou taxi até a minha nova casa? Devo comprar as passagens com antecedência ou na hora que chegar ao país? A minha universidade oferece serviço de transporte nos aeroportos? Minhas passagens estão corretas?

Saiba corretamente dia, hora, companhia aérea, aeroporto – tanto de partida quanto de chegada – e outros detalhes importantes para não ter nenhum problema no dia da tão esperada viagem. Com as respostas das perguntas acima e todos os detalhes acertados, você poderá viajar tranquilamente.

Assim, quando chegar à sua cidade no exterior, saberá o que fazer. Tenha com você os números de contato da sua instituição e o endereço da sua acomodação. Se for precisar de algum transporte público para ir até ela, você já terá pesquisado horários, linhas e preços. Se for precisar de táxi, saberá onde encontrá-los e em qual endereço precisa chegar. Se for utilizar os serviços de transporte da sua instituição, você já saberá o valor (caso seja pago, pois alguns costumam ser inclusos no valor da matrícula), de quantas em quantas horas o veículo passa no aeroporto, e em qual ponto do aeroporto você deve esperá-lo.

Lista de documentos

Outros itens importantíssimos da sua lista de "coisas-para-fazer" são os documentos que você precisa levar na viagem – seja para passar pela imigração no aeroporto ou para se registrar na sua universidade internacional.

Para a entrada no país, você deve ter:

-Carta de admissão na universidade

-Passaporte e visto de estudante

-Resultado no exame de proficiência em inglês (como TOEFL ou IELTS)

-Declaração de suporte financeiro

-Telefones de contato da sua instituição e o nome de uma pessoa responsável para quem você possa ligar, caso alguma coisa der errado na passagem pela alfândega.

Para os estudos na universidade internacional, além dos documentos listado acima, você também precisará de histórico escolar e confirmação da sua acomodação (para que você possa ser acomodado sem nenhuma confusão).

Estes documentos devem ser levados na sua mala de mão, com você, dentro do avião. Bagagem de mão são aquelas que não serão despachadas e são guardadas no compartimento acima do seu assento no avião. O mais importante de todos é o seu passaporte (que normalmente, traz o seu visto colado ou grampeado). Sem ele, você não consegue viajar ou entrar no novo país - tenha todo o cuidado e lembre-se onde você o guardou na mala para não perdê-lo.

Remédios e receitas

Se você pretende (ou precisa) levar remédios com você, coloque-os na mala despachada. Se eles estiverem na mala de mão, você corre o risco de precisar descartá-los quando passar pelo raio-x. É sempre aconselhável levar com você as receitas e prescrições médicas, de preferência traduzidas para o inglês, principalmente se você tiver alguma condição antes mesmo de viajar e precisar tomar algum medicamento regularmente. Alguns países podem pedir também que você tire um raio-x do tórax (para comprovar que você não tem tuberculose) e a apresentação da sua carteira de vacinação.

Seguros

Países como a Austrália e os Estados Unidos exigem que os estudantes tenham um seguro de saúde para entrar no país e você deverá ter com você a documentação do seu plano quando viajar. Mesmo que não seja uma exigência, é bastante aconselhável que você adquira um.

Um seguro de bens também é aconselhável, principalmente se você for morar com outras pessoas, em um hall residencial de estudantes ou em uma casa alugada. Ocasionalmente, algo seu pode sumir, quebrar ou ser roubado. Com um seguro, você terá a recorrer se uma destas coisas acontecer com algum pertence de valor.

Converse com o seu banco

Se você pretende usar o seu cartão de crédito brasileiro no novo país (alguns permitem compras internacionais) e/ou transferir dinheiro da sua conta internacional para a sua conta brasileira, é importante que você deixe o seu banco avisado sobre a viagem ao exterior. Se a sua conta começar a ser movimentada em outro país sem um aviso prévio, o banco pode considerar as ações suspeitas e então bloquear os seus fundos até que você prove ser o autor das transações.

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.