Essenciais
Estude no exterior : Informações essenciais

Inscrevendo-se em uma universidade no exterior

1403

A sua inscrição é o que fará a diferença entre ter ou não ter a oportunidade de ser admitido para estudar no exterior. Ela pode, portanto, mudar a sua vida. Por isso, é essencial que você seja cauteloso durante a inscrição no processo seletivo, e faça tudo o possível para se destacar dentre os demais candidatos.

Nós listamos aqui algumas dicas práticas de como preparar uma boa inscrição.

• Ter certeza sobre qual curso você quer cursar é bom, mas não o suficiente. Afinal, é claro que é importante que você seja apaixonado pela área de estudo escolhida, mas os demais candidatos às vagas também podem ser tanto quando você, ou até mais! Você precisa considerar o que a universidade espera identificar nos candidatos e pensar cuidadosamente como você se encaixa nestes critérios. Isto é algo a ser avaliado durante todo o processo de inscrição: por que a universidade deve me escolher?

• A inscrição será dividida em aproximadamente quatro seções: informações pessoais, histórico educacional, experiência profissional e informação sobre o curso. Você deverá preencher todas. Leia os requisitos e as instruções com muita atenção, pois alguns cursos podem exigir o preenchimento de outras seções, como uma declaração pessoal (conhecidas por essay ou personal statement). Se uma personal statement for necessária, você deverá escrever uma redação relatando sua paixão pelo curso e argumentar os motivos que fazem de você um bom candidato. Você deverá também salientar como poderá contribuir com o curso. Ou seja, demonstrar em uma redação que você é um candidato em potencial.

Já um curso mais vocacional pode esperar que o candidato tenha alguma experiência profissional na área de estudo. Este é o caso dos cursos de direito, jornalismo, pedagogia e medicina. Se você tiver alguma experiência relevante, inclua-a no formulário de inscrição e demonstre como ela foi importante para lhe preparar para o curso. Mesmo certos trabalhos que sejam diretamente relacionados à sua área de estudo podem ter lhe permitido desenvolver conhecimentos e habilidades transferíveis, que funcionarão ao seu benefício no formulário de inscrição.

• Além do formulário de inscrição, é bastante provável que você precise providenciar vários documentos, como o seu histórico escolar, cartas de referência, e comprovante de identificação. Sem estes documentos, a sua inscrição pode ser automaticamente descartada.

Por isso, é essencial checar quais são os documentos exigidos pelas instituições antes de submeter o seu formulário - de preferência, tenha-os em andamento antes mesmo de receber os seus formulários de inscrição. Como um candidato estrangeiro, possivelmente você precisará de um documento que comprove a realização do TOEFL, IELTS ou outra prova de proficiência em inglês - lembre-se que cada instituição estipula uma nota mínima nestes testes.

• Quando estiver pronto para enviar o seu formulário, certifique-se de ter seguido todas as instruções antes de clicar no botão "enviar". Todas as respostas estão completas? Não deixei nenhuma pergunta em branco? Providenciei todas as informações e os documentos necessários?

É importante também reler tudo o que você escreveu à procura de erros gramaticais, de digitação e de pontuação (lembre-sede que os formulários costumam ser preenchidos em inglês).

Hoje em dia, a grande maioria das instituições recebe as inscrições pela internet, mas ainda há a opção de enviá-las pelo correio. Se este for o seu caso, certifique-se de enviar os seus formulários com antecedência. Além disso, guarde o seu recibo em segurança; caso o correio perca os seus formulários, você talvez consiga a indulgência da instituição se mostrar um recibo que comprove o envio dentro do prazo de entrega.

O preenchimento dos formulários em papéis - e não online - pode ter algumas instruções específicas, como a cor da caneta e o uso de letras em maiúscula. Siga todas as orientações dadas no formulário. Em caso de dúvida, não hesite em entrar em contato com a instituição. Todas elas costumam ter uma equipe especializada no processo de inscrição, pronta para responder qualquer dúvida dos candidatos.

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.