Essenciais
ESTUDE NO EXTERIOR : Informações essenciais - Leitura recomendada

Outros testes padrões

2592

Como parte do processo de seleção, algumas universidades pedem que os estudantes façam um ou alguns testes padrões que demonstrem se estão ou não preparados para o curso almejado - seja de graduação ou de pós-graduação. Aqui, você encontra uma lista com os exames que TALVEZ precise prestar para ser admitido em uma universidade no exterior. Para saber se deve realizar uma destas provas padrões, cheque as exigências específicas da sua universidade!

ATAS

O teste Academic Technology Approval Scheme (ATAS) foi criado em 2007 com o objetivo de ajudar a manter apenas no Reino Unido a difusão do conhecimento e das habilidades usadas no desenvolvimento de armas tecnológicas, e assegurar que os candidatos aos cursos não tenham contato com programas de armas de destruição em massa. O certificado do ATAS não é obrigatório para todos os cursos relacionados à tecnologia, mas é para os interessados em continuar os estudos em uma pós-graduação de natureza mais delicada.

Sem o certificado, os estudantes de cursos de temática "sensível" não conseguem conquistar o visto de estudante britânico. Você deve checar se o ATAS é exigido pela sua instituição para cursar a pós-graduação do seu interesse antes de começar o processo de inscrição.

MCAT

O Medical College Admission Test (MCAT) é o exame de admissão em faculdades médicas, exigido a todos os estudantes que pretendem cursar medicina nos Estados Unidos. O MCAT testa os conhecimentos dos candidatos em disciplinas relacionadas à área, dividido em quatro seções: ciências físicas, raciocínio verbal, ciências biológicas e dissertação.

USMLE

O United States Medical Licensing Examination (USMLE) é um exame que concede a licença médica nos Estados Unidos e no Canadá. Testa a habilidade do médico em aplicar em situações reais os seus conhecimentos adquiridos com o diploma, vitais para assegurar a saúde dos pacientes e prevenir doenças.

O processo de avaliação é dividido em três estágios. O primeiro avalia o conhecimento individual nas áreas das ciências e na prática básica da medicina; o segundo examina como os candidatos interagem com pacientes; e o último combina o conhecimento médico, científico e o cuidado com o paciente com o tratamento médico profissional.

LSAT

O Law Schools Admission Test (LSAT) é um exame exigido pelas Escolas de Direito dos Estados Unidos e Canadá - e em algumas outras instituições do mundo todo - para o processo de seleção de estudantes interessados em cursos de direito.

O exame consiste em questões de múltipla escolha que avaliam a interpretação de texto, o raciocínio lógico e o raciocínio analítico dos candidatos,

características extremamente importantes para quem pretende seguir a área de direito. 

GMAT

O Graduate Management Admission Test (GMAT) é um teste inteiramente computadorizado, usado pelas Escolas de Business dos Estados Unidos no processo de seleção de estudantes interessados em cursos de pós-graduação na área de gestão - incluindo MBA's, finanças, contabilidade e negócios.

O teste é dividido em quatro partes: quantitativa, com problemas matemáticos, leitura de gráficos e compreensão de dados; verbal, com leitura e interpretação de texto; raciocínio integrado, com análise de informações e desenvolvimento de estratégias; e dissertação.

GRE

O Graduate Records Examinations (GRE’s) integra várias disciplinas. Algumas instituições exigem o GRE geral como parte do processo de seleção de seus cursos de pós-graduação, outras exigem o exame em áreas específicas. Este teste específico é bastante comum em universidades de língua inglesa.

O GRE é dividido em três seções: a verbal, a quantitativa e a redação analítica. Foi criado em 1949 pelo Educational Testing Service e reformulado em 2011.

SAT

O Scholastic Assessment Test (SAT) é o teste padrão de seleção de estudantes em instituições de ensino superior nos Estados Unidos. O exame avalia o potencial de cada candidato em três diferentes seções: leitura e interpretação de texto, matemática e redação.

PCAT

O Pharmacy College Admission Test (PCAT) é o exame que identifica as qualidades chaves essenciais para estudar a área de farmácia. O teste é dividido em seis seções: habilidade verbal, conhecimento biológico, interpretação de texto, habilidade quantitativa, química e redação (sobre um tópico que envolva saúde, ciência e política).

CGFNS

O Commission on Graduates of Foreign Nursing Schools (CGFNS) é exigido para graduados internacionais interessados em trabalhar como enfermeiros ocupacionais nos Estados Unidos, como parte dos estudos. Para fazer esse exame, os estudantes precisam completar um número estipulado de aula e estar interessado em praticar a área profissional nos EUA.

NBDE

O National Board of Dental Examination (NBDE) é para os estudantes interessados em cursar a área de odontologia nos Estados Unidos. A prova é realizada em dois dias e é dividida em três partes: a primeira tem mais de 400 questões de múltipla escolha sobre áreas de microbiologia, odontologia e embriologia; a segunda é mais vocacional; e a terceira é sobre higiene dental.

ACT

O American College Testing (ACT) é um exame padrão para estudantes que estiverem concluindo o ensino médio e quiserem adentrar o superior. Criado para ser um concorrente do SAT, o ACT é dividido em cinco seções: inglês, matemática, interpretação de texto, ciências e redação.

CAE

O Cambridge Advanced Exam (CAE) avalia se o nível de proficiência em inglês do candidato é avançado o suficiente para compreender cursos ministrados no idioma. A prova consiste em cinco seções: leitura e interpretação de texto, redação, gramática e vocabulário, aprendizado, e conversação. O CAE é aceito em mais de 13.000 universidades, empresas e governos do mundo inteiro.

PTE

O Pearson Test of English (PTE) é um exame que avalia a proficiência em inglês e a capacidade de se comunicar no idioma. O PTE é reconhecido em países como Austrália, Estados Unidos e Reino Unido, e é dividido em duas partes: escrita e conversação - que servirão para avaliar se o estudante entende o inglês falado e escrito e se também é capaz de falar e escrever na língua.

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.