Essenciais
ESTUDE NO EXTERIOR : Informações essenciais - Leitura recomendada

IELTS - Sistema de Avaliação Internacional na Língua Inglesa

12334

 

 

Se você deseja estudar em um país de língua inglesa, tem de provar que pode se comunicar em Inglês antes de iniciar seus estudos. O International English Language Testing System, mais conhecido apenas pela sigla IELTS, é um teste desenvolvido pelo British Council (em parceria com o IELTS da Austrália e a Universidade de Cambridge) usado mundialmente por grande parcela das instituições para por à prova a competência no idioma dos candidatos aos cursos. O exame irá testar quatro habilidades linguísticas: audição (compreensão), leitura (interpretação de texto), escrita (redação) e conversação. Uma vez realizado o teste, os seus resultados podem criar oportunidades de estudo em inúmeras universidades e faculdades do mundo.

 

O IELTS é aceito em mais de seis mil instituições do mundo todo. Só nos EUA, por exemplo, o número de universidades e faculdades que usam o IELTS ultrapassa 2.500. E isto não ocorre só nas norte-americanas, a maioria das instituições educacionais do Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e África do Sul também têm o IELTS como prova padrão de inglês, além de organizações profissionais em todo o mundo, incluindo o conselho regional de Medicina do Reino Unido.

 

Como funciona o IELTS?

 

A prova é dividida em dois formatos, o acadêmico e o de treinamento geral, mas ambos são avaliados pelos mesmos critérios. O teste Acadêmico é para estudantes internacionais que desejam estudar em uma instituição de ensino superior em um país de língua Inglesa. Já o de treinamento geral é adequado para pessoas que querem migrar para um país de língua Inglesa a trabalho, para cursar o ensino fundamental e médio ou programas de treinamento profissional. Todos os candidatos realizam a mesma prova nas partes de audição e conversação, mas as de leitura e escrita são adaptadas de forma diferente para cada um dos formatos.


A prova pode ser realizada em um ou dois dias. Os componentes da prova são:

Teste de audição: 30 minutos, quatro seções, 40 itens.
Você será testado na compreensão específica e geral do Inglês em uma variedade de contextos e formatos.

Leitura Acadêmica ou Leitura para Treinamento Geral: 60 minutos, três seções, 40 itens.
Você tem que entender o texto detalhadamente e demonstrar que pode compreender as informações apresentadas. Requer bastante interpretação de texto.

Escrita Acadêmica ou Escrita para Treinamento Geral (redação): 60 minutos, duas tarefas (de 150 e 250 palavras).
Você terá de demonstrar que pode adequar a sua escrita em Inglês para atender uma variedade de temas e contextos, e conseguir argumentar com eloquência. Sua estruturação de frases, vocabulário, uso da gramática e estilo de escrita serão avaliados.

Prova Oral (conversação): De 11 a 14 minutos, dividida em três partes.
Este teste é o mesmo para acadêmicos e candidatos de treinamento geral. Trata-se de uma entrevista que abrange uma variedade de temas e contextos. Você vai ter que falar sobre assuntos pessoais, fazer uma breve apresentação sobre um tema selecionado e contribuir para um debate com questões mais amplas.

Depois de finalizadas todas as partes do teste, você receberá sua pontuação por e-mail 13 dias depois da realização da prova. A nota mínima a ser atingida depende do país de destino e da graduação que irá cursar. O desempenho do candidato em cada uma das avaliações recebe uma nota de 1 a 9, que resultarão em uma nota geral.


9 - Especialista
8 - Muito bom
7 - Bom
6 - Competente
5 - Modesto
4 - Limitado
3 - Extremamente limitado
2 - Intermitente
1 - Inexperiente

Inscrição

 

Para realizar a prova é preciso preencher um formulário de inscrição, que é disponibilizado em uma versão on-line no site oficial do IELTS. São mais de 800 centros de aplicação da prova em mais de 130 países. No Brasil, eles estão espalhados nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Carlos e São Paulo. Você deve entrar em contato com um destes centros para checar as datas da prova, que tem o custo de R$440. No dia do teste, é preciso comparecer com uma foto 3x4, cópia do RG ou passaporte, o formulário de inscrição preenchido e assinado, e o comprovante de pagamento.



Para mais informações, visite o site oficial do IELTS e o site do British Council, responsável pelas provas realizadas no Brasil.

 

Prepare-se para o IELTS no exterior! São mais de 400 instituições na Hotcourses Brasil que disponibilizam cursos preparatórios para o teste.

 

Para informações sobre o exame TOEFL clique aqui.

 

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...

Leitura recomendada