Essenciais
Estude no exterior : Informações essenciais

TOEFL: Teste de Inglês como Língua Estrangeira

1757

 

Se você pretende fazer um curso de graduação ou pós-graduação em inglês, você será solicitado a realizar um teste de proficiência em inglês para certificar que possui o conhecimento da língua inglesa necessário para fazer o curso. TOEFL é um dos testes padrões do idioma inglês mais relevantes. Umar, editor do Hotcourses, está aqui para lhe falar mais a respeito do teste.
 

O TOEFL é administrado pela ETS e pode ser realizado tanto em papel (PBT – paper-based test) ou pela internet (iBT – internet-based test). O objetivo principal do teste é medir sua habilidade de compreensão em conversação e leitura do idioma inglês e de reconhecer uma estrutura apropriada de textos escritos em inglês a nível universitário.
 

O teste é reconhecido em mais de 130 países, por mais de 7500 colleges e outras instituições no mundo todo. Os resultados atingidos no TOEFL são utilizados para admissão em programas de aprendizado da língua inglesa, para alocação de bolsas de estudo e para propósitos de imigração.
 

O teste foi inicialmente desenvolvido para medir a proficiência de estudantes internacionais cuja intenção é estudar em universidades estadunidenses e canadenses. Por essa razão, o seu formato contém diversas questões de múltipla escolha, se ajustando assim, ao sistema de avaliação das universidades americanas. No entanto, atualmente diversas universidades do Reino Unido aceitam os resultados do TOEFL como prova de proficiência no idioma.

 

A Estrutura do Teste
 

A estrutura do teste não varia muito entre os formatos PBT e iBT, e consiste de quatro seções:

Leitura:

Você será solicitado a ler algumas passagens de artigos universitários e responder questões de múltipla escolha. As questões avaliam a sua compreensão de leitura, fatos principais, vocabulário e estilo.
 

Escuta:

Nesta seção você encontrará alguns excertos de conversas ou conferências. Tais excertos se referem à vida na universidade, como a conversa entre um aluno e um professor ou uma aula dada em classe. As questões são de múltipla escolha e se referem a detalhes, sugestões e vocabulário; e são bastante naturais e informais, contendo palavras como “uh” ou “hum” interrompendo as conversas.
 

Conversação:

Esta seção envolve falar em um microfone enquanto sua voz é gravada. Mais tarde, um examinador ouvirá suas respostas e lhe dará a nota de acordo com sua performance. Duas das questões serão de natureza mais pessoal, sobre sua cidade ou professor preferido. Outras duas questões consistem em condensar informações de um texto/conversação dando sua opinião. Mais duas perguntas irão solicitar que você resuma uma curta conversa.
 

Escrita:

Finalmente, você deverá escrever duas curtas redações. Na primeira, você terá que discorrer um texto sobre um tópico abrangente, como o quanto a internet mudou nossas vidas, ou o que você mudaria no seu país se tivesse a oportunidade. Para escrever a segunda redação, você deverá analisar material fornecido em um texto/aula e produzir um texto argumentativo.

 

Qual a diferença entre os testes IELTS e TOEFL?
 

Primeiro de tudo, a estrutura de pontuação é diferente para o IELTS, cujo sistema de pontuação marca de 1 a 9. Já o TOEFL possui um sistema mais numérico do tipo escala SAT, totalizando seus pontos em todas as áreas. Para o IELTS você deverá realizar o teste de conversação junto a um examinador, enquanto que no TOEFL as seis perguntas são respondidas diretamente a um microfone.
 

O IELTS é mais popular no Reino Unido e Europa em comparação ao TOEFL, que é mais aceito nos Estados Unidos, Canadá e Austrália. No entanto, hoje em dia a maioria das universidades aceitam ambos os testes. O propósito de ambos os testes é o mesmo e a escolha de qual fazer depende principalmente do destino de estudo do aluno. O TOEFL dá a opção de realização do teste pela internet, o que é um fator positivo para alunos que estão em outas localidades.

 

Pretende se preparar para o TOEFL?
 

No próprio site do TOEFL você encontra informações sobre datas de testes em seu país.
 

Diversas universidades oferecem para estudantes internacionais cursos preparatórios para o TOEFL. Seguem algumas delas:
 

Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.
 

Universidade de Sydney, na Austrália.
 

Universidade de Otago, na Nova Zelândia.

 

Leia mais sobre...
 

Cursos preparatórios para o TOEFL no Reino Unido.
 

Cursos preparatórios para exames nos Estados Unidos.

 

Cursos de pós-graduação nos Estados Unidos e outros testes de admissão

 

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Hotcourses Editor is the mysterious, faceless force made up of all our different contributors over the years. From masters in their field to top notch journos, take a peek at some of the talent we’ve had the pleasure of working with.

Dê uma olhada...