Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

Times lança a versão 2013 do ranking 100 Under 50

Lista das 100 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos de existência.

Ranking da Times 100 Under 50
542

A Times Higher Education, a mais importante fonte de informações sobre educação superior do mundo, lançou hoje a versão 2013 do ranking anual das 100 melhores universidades do mundo com menos de 50 anos de funcionamento, o "100 Under 50". O resultado das melhores universidades com menos de 50 anos proporciona uma perspectiva em relação ao ensino superior mundial ao analisar uma nova geração de universidades - algumas que conseguiram alcançar as melhores universidades do mundo em questão de poucas décadas e que possuem potencial para tornarem-se líderes mundiais.

Leia a seguir os destaques do ranking 2013 Times Higher Education 100 Under 50:

  • O Reino Unido tem o maior número de universidades no ranking: 18 entre as 100 melhores. No entanto, apenas uma universidade britânica ficou entre o top 10 - duas a menos que em 2012.
  • A Coréia do Sul fica em primeiro lugar pela segunda vez. A instituição Pohang University of Science and Technology conquistou o primeiro lugar no ranking de 2012 também.
  • Oito países estão representados no top 10: Coréia do Sul, Suíça, Hong Kong, Estados Unidos, Reino Unido, França, Singapura e Holanda.
  • Os Estados Unidos aparecem no ranking apenas oito vezes, colocando o país - normalmente dominante nos rankings universitários - em terceiro lugar.
  • A Ásia conseguiu um excelente desempenho, com cinco instituições da República da China e quatro de Hong Kong.
  • 28 países/regiões estão representados na edição 2013 do Ranking 100 Under 50 como potenciais destaques da educação superior.
  • A universidade mais nova no ranking é a Medical University of Viena, da Áustria, fundada em 2004.

O Brasil está entre os 28 países representados no ranking na excelente 28ª posição com a Universidade Estadual de Campinas, fundada em 1966. Ano passado, a instituição apareceu em 44º.

Confira os 10 primeiros colocados do Ranking 100 Under 50:

Pohang University of Science and Technology (Coréia do Sul)

École Polytechnique Fédérale of Lausanne (Suíça)

Korea Advanced Institute of Science and Technology (Coréia do Sul)

Hong Kong University of Science and Technology (Hong Kong)

University of California, Irvine (Estados Unidos)

Maastricht University (Holanda)

University of York (Reino Unido)

Nanyang Technological University (Singapura)

Université Pierre et Marie Curie (França)

Université Paris-Sud (França)

Para ver o ranking completo, visite o site da Times Higher Education: http://www.timeshighereducation.co.uk/world-university-rankings/.

“O top 10 desta lista é excepcionalmente diversa em termos de países representados, mas é dominado claramente por um tipo específico de instituição: menores, altamente especializadas em ciências e com base em tecnologia", aponta Phil Baty, editor dos rankings Times Higher Education.

Apesar de ainda ter em maior quantidade as universidades britânicas, e ainda trazer instituições americanas, este resultado indica países que tem a chance de, em pouco tempo, competir com Reino Unido e Estados Unidos e virarem potências da educação superior mundial.

As universidades foram analisadas em relação à:

  • Pesquisas acadêmicas
  • Citações e influência das pesquisas
  • Ensino e o ambiente de aprendizado
  • Visão internacional
  • Renda e inovação do setor

Os dados sobre as instituições foram coletados pela Thompson Reuters. No entanto, como afirma Phil Baty, "há um elemento cruel" em relação ao ranking das jovens universidades: apenas lista as instituições com menos de 50 anos, portanto, fundadas antes de 1963. Em 2014, as instituições criadas em 1964 são excluídas da avaliação.

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Ranking da Times 100 Under 50

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...