Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

Campus Global reúne universidades internacionais em SP e RJ

Mais de 6.000 pessoas visitaram a feira de intercâmbio, que recebeu universidades de todas as partes do mundo

Campus Global reúne universidades internacionais em SP e RJ
720

A feira de cursos no exterior Campus Global aconteceu no final de semana dos dias 17 e 18 de outubro, em São Paulo, e no dia 20, no Rio de Janeiro. Organizado pela empresa BMI, o evento recebeu expositores de diversas partes do mundo, como Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Irlanda, Holanda, Suíça, Bélgica, Índia, entre outros países. No total, foram 27 universidades, faculdades e escolas estrangeiras representadas na feira, além de agências e centros afiliados a governos internacionais, como o EducationUSA, Campus France Brasil, e Education in Ireland.

 

O Hotcourses Brasil, um dos apoiadores da Campus Global, esteve presente no primeiro dia de feira em São Paulo, que aconteceu no Centro de Eventos do Colégio São Luis, na Consolação. Logo na recepção, os visitantes que haviam se inscrito gratuitamente pelo site do evento recebiam um kit com informações sobre as instituições expositoras e um crachá com um código de barras. Em cada estande visitado, este código era escaneado pelo representante da universidade para que, no final da feira, pudessem ter um registro do número de estudantes que passaram por ele.

 

As universidades recebiam os estudantes em seus estandes com um ou mais representantes da universidade para conversar em inglês, e um intérprete. Ambos estavam disponíveis para passar informações, e o intérprete traduzia o representante para o português, caso necessário. Também distribuíam diferentes materiais e brindes: panfletos, catálogos, cartões de apresentação, balas, marcadores, canetas, etc.

 

 

Em São Paulo, a Campus Global atraiu mais de 5.200 visitantes; já no Rio de Janeiro, mais de 1.800 passaram pelo Windsor Barro Hotel, na Barra da Tijuca. “O evento foi um grande sucesso. Todos os expositores avaliaram bem o evento, inclusive alguns deles já fizeram reservas para a próxima edição”, conta Priscila Gomes, gerente de projeto da BMI. "Já estamos com a data marcada para a próxima edição em 2016 e estamos bem satisfeitos com os resultados. Com certeza, esse ano atingiu nossas expectativas.”

 

Cursos de ensino superior

 

A Campus Global tem um enfoque no ensino superior, em cursos de graduação, mestrado, doutorado e pesquisas acadêmicas – apesar de receber também algumas agências de cursos de idioma, como é o caso da SEDA College, escola de inglês irlandesa, e Alliance Française, escola de francês no Brasil e no exterior.

 

Segundo Priscila, a procura por cursos de ensino superior no exterior cresceu 25% em relação aos anos anteriores. Nesta edição da Feira, os cursos de negócios e pós-graduações em engenharia foram os mais procurados pelos estudantes.

 

Seminários

 

Além dos estandes e o bate-papo pessoalmente com os representantes, os estudantes também puderam participar de seminários variados sobre os estudos no Canadá, Holanda, França, Dinamarca, Flandres e Bruxelas, na Universidade Sydney (Austrália) e no Mississippi (EUA), entre outros temas. Cada seminário foi ministrado por uma universidade ou agência específica, que exaltou os benefícios de um país de destino e da própria instituição, e tirou dúvidas dos participantes.

 

 

No sábado, o Hotcourses Brasil assistiu ao seminário da VU University Amsterdam, sobre os estudos na Holanda. O representante da instituição holandesa, Erik Van Swol, explicou para a sala lotada sobre os benefícios de optar pela Holanda e, especificamente, a VU como destino de estudo: os cursos na universidade são todos ministrados em inglês; a instituição é uma “universidade-campus”, o que significa que todas as suas instalações, inclusive acomodações estudantis, ficam dentro ou muito próximas ao campus; dos 24.686 discentes da Universidade, 1.700 são estrangeiros, proporcionando uma experiência verdadeiramente internacional e cultural.

 

Salão do Estudante

 

A BMI (Business Marketing International) é uma empresa internacional organizadora de feiras de intercâmbio e workshops de agentes em 15 países diferentes. Ela é responsável pelo famoso Salão do Estudante, que acontece em diversas cidades do Brasil duas vezes ao ano. Segundo Priscila, diferentemente da Campus Global, o Salão é uma feira muito mais abrangente, na qual são reunidas universidades e agências de intercâmbio de todo o Brasil e mundo em um só lugar. E o melhor: assim como a Campus Global, ele é um evento gratuito.

 

Nele, você encontra opções de intercâmbio no ensino médio, cursos superiores, cursos de idioma, acampamentos internacionais de verão, programas de au pair, etc. As agências, inclusive, cientes da crise econômica que o país vem enfrentando, se esforçam para oferecer pacotes com preços especiais e dólar congelado. “Ao invés de passar meses pesquisando de agência em agência, em uma tarde no Salão do Estudante você consegue todas as informações necessárias no mesmo lugar”, diz a gerente de projetos. Além disso, o número de países representados também é maior, com instituições e agências de Malta, Lituânia, Portugal, Suécia, África do Sul, Argentina, Polônia, Peru, China, entre vários outros.

 

A edição do segundo semestre de 2015, aconteceu em setembro nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Recife, Salvador, Brasília e Belo Horizonte; a edição de março recebeu mais de 33.000 visitantes em oito dias de eventos.

 

O próximo Salão do Estudante já está com inscrições abertas. Para se inscrever, visite o site oficial do evento, www.salaodoestudante.com.br, selecione o dia que você quer participar e preencha algumas informações pessoais, como nível de estudo, quando e o que você pretende estudar no exterior e como ficou sabendo da feira. A inscrição é gratuita e serve para que você possa receber o seu crachá com código de barras na entrada do evento.

 

Conheça as datas da próxima edição do Salão do Estudante no Brasil:

 

São Paulo – 27 e 28 de fevereiro de 2016

Rio de Janeiro – Barra da Tijuca – 1º de março de 2016

Rio de Janeiro – Copacabana – 2 de março de 2016

Curitiba – 4 de março de 2016

Recife – 6 de março de 2016

Salvador – 7 de março de 2016

Belo Horizonte – 9 de março de 2016

 

Entre no site do Salão do Estudante para mais informações.

 

Conheça as instituições que estiveram na Campus Global 2015:

Aarhus University – Dinamarca

Anglia Ruskin University – Reino Unido

Athlone Institute of Technology – Irlanda

BAU Design College of Barcelona – Espanha

Binghamton University – Estados Unidos

BHMS Business & Hotek Management School Switzerland – Suíça

Birkbeck, University of London – Reino Unido

California State University, Los Angeles – Estados Unidos

Campus France Brasil – Brasil

Cork Institute of Technology – Irlanda

De Montfort University – Reino Unido

Design School Kolding – Dinamarca

Dublin Institute of Technology – Irlanda

Dublin Business School – Irlanda

FINNIPS (Finnish Network for International Programmes) – Finlândia

Full Sail University – Estados Unidos

Galway Cultural Institute – Irlanda

Hanze University of Applied Sciences, Groningen – Holanda

International Business School – Hungria

International Business Academy – Dinamarca

Mississippi College, A Christian University – Estados Unidos

National College of Ireland – Irlanda

Oxford International – Reino Unido

Rowan University – Estados Unidos

Saint-Louis University, Brussels – Bélgica

Savannah College of Arts and Design – Estados Unidos

SEDA College – Irlanda

S P Jain School of Global Management – Austrália

The Hague University of Applied Sciences – Holanda

The University of Edinburgh – Reino Unido

The University of Sydney – Austrália

Top Talent Denmark – Dinamarca

Trinity College Dublin – Irlanda

Universitat de Lleida – Espanha

Universitat Politecnica de Catalunya – UPC Barcelonatech – Espanha

Université Libre de Bruxelles (ULB) – Bélgica

University College Dublin (UCD) – Irlanda

University College of Northern Denmark (UCN) – Dinamarca

University of California San Diego – Extension International Program – Estados Unidos

University of Charleston – Estados Unidos

University of Copenhagen – Dinamarca

University of Limerick – Irlanda

University of Southern Denmark – Dinamarca

University of Sunderland – Reino Unido

University of Warwick – Reino Unido

University of Windsor - Canadá

Uversity – Irlanda

VIT University – Índia

VU University Amsterdam – Holanda

WBCampus - Bélgica

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Campus Global reúne universidades internacionais em SP e RJ

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...