Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

Global MBA Ranking 2013: os melhores cursos internacionais em business

MBA internacional: melhores universidades e escolas de business do mundo.

Estudar MBA no exterior
1177

O Financial Times publicou recentemente o ranking global dos melhores cursos de MBA de 2013. A lista é o primeiro dos seis rankings realizados anualmente pelo site na área de acadêmica de business. Este ano, 155 escolas de business de 28 países foram analisadas para encontrar os melhores cursos de MBA do mundo. Cada uma delas deve se enquadrar em critérios bastante rigorosos para entrar no ranking, como ser uma School internacionalmente reconhecida, e oferecer os cursos de MBA há pelo menos quatro anos.

Os dados para o rankings são coletados com duas pesquisas online, uma para ser respondida pelas instituições, outra pelos estudantes que completaram MBA’s de período integral em 2009. A pesquisa contou com a participação de 10.706 formandos, que responderam as 20 questões do formulário online.

Interatividade

O resultado pode ser visto no Global MBA Ranking 2013 no site do Financial Times. E uma das intenções do site é criar um ranking interativo, o qual pode ser montado da forma que melhor lhe enquadrar em seus interesses. Você pode, por exemplo:

-Escolher a forma que gostaria de analisar o ranking, clicando em “School name” se quiser ver as instituições em ordem alfabética;

- Escolher a forma que gostaria de analisar o ranking, clicando em “Country” se quiser ver os países em ordem alfabética;

-Incrementar a tabela com informações adicionais em “add more information to your table”. Basta clicar nos itens oferecidos pelo site;

-Comparar escolas, ao selecionar nas linhas de interesse no ranking;

-Comparar o ranking 2013 com edições anteriores, selecionando a opção “Compare to previous "Global MBA Rankings" ranking”;

-Filtrar o ranking pelo nome da instituição, digitando-o em “Filter by business school name.

Os rakings interativos do Financial Times permitem que os internautas pesquisem as escolas de interesse, selecionando critérios de avaliação ou filtrando o país. Os cursos de MBA são classificados na tabela na ordem de um a 100. A primeira colocada difere de 204 a mais em relação à 100ª.

Salário dos formados em MBA

Uma das características do Global Ranking do Financial Times é o foco no salário dos profissionais que atuam no trabalho há três anos após a conquista de um MBA. Por este motivo, os estudantes que podem responder ao formulário online precisam ter concluído o curso em 2009. As duas últimas colunas do ranking trazem os resultados referentes aos salários:

Weighted sal. ($) – A média do salário anual em dólares recebido pelos profissionais três anos após a conclusão do MBA.

Salary inc. (%) ou Salary percentage increase – A diferença média percentual entre o salário do profissional em 2009 (antes da conclusão do curso) e em 2013 (três anos após a conclusão).

Esta é uma forma muito útil de comprovar os resultados práticos de um MBA na carreira de profissionais em business. Vários cursos do ranking proporcionaram um aumento de mais de 100% no salário dos estudantes formados.

Veja as dez primeiras instituições do Global MBA Ranking 2013:

Harvard Business School - EUA

Stanford Graduate School of Business - EUA

University of Pennsylvania: Wharton - EUA

London Business School - Inglaterra

Columbia Business School - EUA

Insead – França/Singapura

Iese Business School - Espanha

Hong Kong UST Business School - China

MIT: Sloan - EUA

University of Chicago: Booth – EUA

Estudar MBA no exterior

MBA significa Master in Business Administration – Mestrado em Administração de empresas, e é a pós-graduação para quem quer se especializar em gestão de empresas, oferecido nas mais diversas especificações e temas relacionados a business. E, apesar do nome, no Brasil, ele é considerado uma especialização acadêmica (Pós-graduação Lato Sensu) e não um mestrado. Portanto, com a conclusão, você não recebe o título de mestre, mas é considerado especialista na área de estudo escolhida.

No geral, o MBA serve como um grande upgrade na carreira profissional e é bem visto por empregadores do mundo inteiro. Pode também lhe fazer destacar no processo seletivo para pós-graduações em universidades internacionais.

Pesquise cursos de MBA no exterior.

 

Leia mais:

Pós-graduação de gestão nos Estados Unidos

Estudar MBA no Reino Unido

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Estudar MBA no exterior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...