Essenciais
ESTUDE NO EXTERIOR : Últimas notícias - Leitura recomendada

As 10 melhores cidades universitárias de 2015

Conheça as dez melhores cidades universitárias do mundo, segundo o QS World University Rankings

As 10 melhores cidades universitárias de 2015
1930

O QS Top Universities lançou mais uma lista útil para quem está considerando estudar no exterior: as 10 melhores cidades universitárias do mundo. Para constar no ranking, elas deveriam ter pelo menos duas universidades no ranking da QS World University Rankings e uma população de mais de 250 mil habitantes. As cidades foram avaliadas em cinco fatores: ranking universitário, diversidade de estudantes, empregos, atração de estudantes e acessibilidade financeira.

10. Seul – Coreia do Sul

A cidade tem 14 universidades no ranking mundial da QS em 2014, entre elas a melhor classificada foi a Seoul National University.

9. Toronto – Canadá

Apesar de Montreal conseguir uma posição melhor na lista, Toronto é a casa da universidade canadense melhor posicionada no ranking mundial, a Universidade de Toronto.

8. Montreal – Canadá

Conhecida como a capital cultural canadense, a Universidade McGrill de Montreal é a atual colocada número 21 do ranking QS. A sua maior nota foi na categoria “diversidade estudantil”.

7. Tóquio – Japão

De acordo com o ranking, Tóquio é a melhor cidade para os estudantes interessados em evitar viver em uma “bolha estudantil”, isto porque, apesar de ter dez universidades no ranking mundial, a cidade tem uma das menores proporções de estudantes em comparação à população geral.

6. Boston – Estados Unidos

Apesar da MIT e da Harvard, duas das mais famosas instituições americanas, na verdade estarem localizadas em Cambridge, Massachusetts (parte da área metropolitana de Boston), Boston fica bem próxima e é conhecida como a “Atenas da América”, graças às suas universidades históricas. A cidade não conseguiu uma posição melhor na lista devido ao alto preço das taxas de ensino.

5. Hong Kong

A cidade mais densamente povoada do mundo tanto em habitantes quanto em universidades classificadas, incluindo HKUST, HKU e Universidade Chinesa de Hong Kong. O aluguel de imóveis é alto, no entanto, transporte e alimentação permanecem entre os menores custos.

4. Sydney – Austrália

Logo atrás de Melbourne (também classificada a cidade mais habitável do mundo), Sydney manteve a sua posição do ranking de 2014. A cidade tem cinco universidades entre as melhores do mundo e uma comunidade estudantil bastante diversa.

3. Londres – Inglaterra

Com 18 universidades no ranking QS – entre elas, UCL, Imperial, KCl e LSE –, não surpreende ver Londres entre as primeiras posições da lista. Outras cidades do Reino Unido conseguiram entrar para o top 50: Manchester em 29ª e Edimburgo em 26ª.

2. Melbourne – Austrália

Subindo três posições em relação ao ano passado, Melbourne é a melhor cidade universitária da Austrália e a segunda melhor do mundo. No entanto, os fatores acessibilidade financeira e custos de vida fizeram com que Melbourne não alcançasse o primeiro lugar.

1. Paris – França

Na primeira posição há três anos consecutivos, Paris tem 17 universidades no ranking internacional. Apesar de ser uma cidade cara, as baixas taxas de ensino compensam no resultado geral.

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

As 10 melhores cidades universitárias de 2015

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...