Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

Ranking de Universidades Internacionais Times Higher Education 2012-13

Times Higher Education: ranking das melhores instituições do mundo em 2012.

Ranking 2012-13 da Times Higher Education
710

Foi publicado o famoso ranking universitário mundial da Times Higher Education (THE) dos anos de 2012-13. As universidades dos Estados Unidos continuam dominando a lista das 200 melhores instituições de ensino superior do mundo, seguido pelo Reino Unido com sete universidades entre as 50 e 31 entre as 200. Mesmo mantendo as posições do ranking de 2011-12, as instituições britânicas caíram várias posições, dando espaço as universidades asiáticas. Isto pode indicar uma mudança de poder do ensino superior do Ocidente para o Oriente.

Dentre os 24 países presentes na lista (dois a menos que na do ano anterior), o Japão conquistou cinco posições entre as 200 melhores – mais do qualquer outro país oriental. Depois dos Estados Unidos e Reino Unido, o país melhor representado é a Holanda, com 12 instituições. Já entre os países do BRIC (sigla que se refere a Brasil, Rússia, Índia, China, que se destacam no cenário mundial como países em desenvolvimento), entraram apenas duas universidades chinesas e a brasileira Universidade de São Paulo (USP) em 158º lugar no top 200 – a Universidade Estadual de Campinas ficou entre as 400 melhores.

Veja a lista das 10 melhores universidades do mundo pela Times Higher Education

1º - California Institute of Technology (EUA)

2º - Empate: University of Oxford (Reino Unido)

2º - Empate: Stanford University (EUA)

4º - Harvard University (EUA)

5º - Massachusetts Institute of Technology – MIT (EUA)

6º - Princeton University (EUA)

7º - University of Cambridge (Reino Unido)

8º - Imperial College London (Reino Unido)

9º - University of California, Berkeley (EUA)

10º - University of Chicago (EUA)

Clique aqui para ver o ranking completo das 400 universidades.

O ranking da Times Higher Eduation

Para chegar neste resultado, a THE teve a participação de 16.639 acadêmicos para a análise das universidades internacionais usando 13 indicadores dentro de cinco áreas de estudo, transformando o ranking da THE o único a examinar todas as principais missões de uma instituição de ensino superior: pesquisa acadêmica, ensino, transferência de conhecimento e atividades internacionais. Alguns dos indicadores analisados incluem verba doada às pesquisas acadêmicas, relação do número equipe de funcionários/estudante, influência mundial e reputação das pesquisas realizadas pela instituição, número de estudantes internacionais, prêmios recebidos, entre outros.

A Times Higher Education é a revista britânica fonte oficial de informação sobre educação superior mundial.

 

Leia mais:

Shangai Ranking 2012

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Ranking 2012-13 da Times Higher Education

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...