Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

Estados Unidos lideram o Ranking Times Higher Education 2013-14

World University Ranking 2013-14: a lista das 400 melhores instituições de ensino superior do mundo publicada pela Times Higher Education e Reuters.

Estados Unidos lideram o Ranking Times Higher Education 2013-14
2451

A famosa revista britânica Times Higher Education (THE) lançou a versão 2013-14 do "World University Ranking". Internacionalmente reconhecida como uma autoridade quando o assunto é educação superior, a lista traz as 400 melhores universidades do mundo, com base em inovação, qualidade do ambiente de aprendizado, reputação internacional e pesquisas acadêmicas. O ranking pode ser visualizado na íntegra de forma interativa no site oficial da Times.

 

Como de costume, Estados Unidos têm o melhor resultado, com 77 instituições no top 200 e sete entre as dez melhores, inclusive, o primeiro e o segundo lugar - California Institute of Technology e Harvard University (que divide a segunda posição com a University of Oxford). O Reino Unido tem o segundo melhor resultado, aparecendo com 31 universidades entre as 200 melhores, dentre elas, três estão no top 10.

 

O "triângulo de ouro" britânico formado pelas cidades de Londres, Oxford e Camdbrige ganha forças neste novo ranking, mantendo as posições conquistadas em 2012, enquanto as universidades das cidades de Edimburgo, Manchester, Bristol, Sheffield, Nottingham e Newcastle, apesar de ainda entrarem para o ranking, caíram de colocação em relação ao desempenho anterior.

 

"No geral, o Reino Unido teve um ano bastante estável, com poucas mudanças em sua posição como a segunda melhor nação para o ensino superior no mundo", avalia Phil Baty, editor dos Rankings Times Higher Education.

 

Fatos gerais

 

- 26 países são representados no top 200 – dois a mais que o ano passado, graças à Turquia e à Espanha. No entanto, o Brasil deu lugar à Noruega e não conquistou nenhuma posição entre 200 melhores.

 

- Depois de Estados Unidos e Reino Unido, a Holanda é o país mais bem representado com 12 instituições, seguido pela Alemanha, 10, França, oito, e Austrália, Canadá e Suíça, com sete instituições cada um.

 

- Dos países do "Bric" (Brasil, Rússia, Índia e China), apenas a China aparece no top 200. Em 2012, a Universidade de São Paulo (USP) conquistou o 158º lugar; no novo ranking, a instituição brasileira aparece entre as 250 melhores. Mas a USP não é a única brasileira na lista: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entrou no top 350.

 

- As duas universidades brasileiras, juntamente com a University of the Andes, da Colômbia, são as únicas instituições da América do Sul no ranking.

 

TOP 10 "Times Higher Education World University Ranking 2013-14"

 

1º - California Institute of Technology (EUA)

2º - Harvard University (EUA)

2º - University of Oxford (Reino Unido)*

4º - Stanford University (EUA)

5º - Massachusetts Institute of Technology (EUA)

6º - Princeton University (EUA)

7º - University of Cambridge (Reino Unido)

8º - University of California, Berkeley (EUA)

9º - University of Chicago (EUA)

10º - Imperial College London (Reino Unido)

 

*Houve empate no segundo lugar.

 

Metodologia de avaliação

 

As pesquisas acadêmicas realizadas pelas instituições têm um papel importante na avaliação para o ranking. São considerados o número de citações sobre as pesquisas em publicações da área, o impacto das citações e a influência que as pesquisas exercem no mundo acadêmico, a reputação, o corpo docente, etc.

 

No total, mais de 10 mil acadêmicos participaram da pesquisa e mais de 50 milhões de citações foram analisadas e comparadas; 13 indicadores de qualidade em cinco áreas de estudo foram levados em consideração (com artes, humanas e ciências sociais recebendo o mesmo tratamento que as ciências). Tudo isso faz com que o ranking da Times Higher Education seja o único do mundo a examinar o conjunto completo de missões de universidades modernas globais: pesquisa, ensino, transferência de conhecimento e atividade internacional.

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Estados Unidos lideram o Ranking Times Higher Education 2013-14

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...