Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

Bolsas de estudos no exterior – Ciências sem Fronteiras

858

Todos nós sabemos o quanto ter um diploma outorgado no exterior nos valoriza como profissionais no Brasil. A gente sabe também que para isso é preciso ter uma boa quantidade de dinheiro para investir nos estudos e custo de vida fora de casa. Mas o que fazer quando a grana está curta? A solução está em conseguir uma bolsa de estudos.

No dia 26 de julho de 2011, o governo federal lançou o Programa Ciência sem Fronteiras, que vem concedendo nada menos do que 75 mil bolsas de estudo, durante quatro anos. Tal programa busca consolidar, expandir e dar mobilidade internacional à ciência, tecnologia e inovação, através do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação.

 

O propósito deste programa é que esses alunos retornem ao Brasil e, com sua capacidade e treinamento, transformem o know-how e a inovação do país. Com profissionais mais capacitados, o plano do governo em avançar na criação de universidades reconhecidas mundialmente também fica mais próximo de se tornar uma realidade.

 

O programa dá prioridade aos alunos que pretendem estudar nas universidades que se encontram entre as 30 melhores de acordo com os rankings internacionais. Leia o artigo sobre a Classificação das Universidades pelo The Times para maiores informações sobre as melhores universidades no mundo.

 

Os temas e áreas de interesse para os quais as bolsas têm sido concedidas são:

·      Engenharias e demais áreas tecnológicas

·      Ciências Exatas e da Terra: Física, Química, Biologia e Geociências

·      Ciências Biomédicas e da Saúde

·      Computação e tecnologias da informação

·      Tecnologia Aeroespacial

·      Fármacos

·      Produção Agrícola Sustentável

·      Petróleo, Gás e Carvão Mineral

·      Energias Renováveis

·      Tecnologia Mineral

·      Biotecnologia

·      Nanotecnologia e Novos materiais

·      Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais

·      Biodiversidade e Bioprospecção

·      Ciências do Mar

·      Indústria criativa

·      Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva

·      Formação de Tecnólogos

 

Esta iniciativa se fez possível graças ao esforço dos Ministérios da Ciência e Tecnologia (MCT) e do Ministério da Educação (MEC) e das Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

 

Se você preencher todos os requisitos para receber um bolsa, mas ainda precisa desenvolver melhor seus conhecimentos da língua inglesa, o CAPES oferece aulas de inglês para os alunos que recebem a concessão.

 

Para mais informações sobre as bolsas oferecidas pelo CAPES, clique aqui.

 

Inscrições prorrogadas

 

O Ciências sem Fronteiras prorrogou o prazo de inscrições para as bolsas de graduação-sanduíche em 20 países para AMANHÃ, 6 de dezembro!  Entre os países que concederão as vagas estão Reino Unido, Holanda, Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Irlanda, etc.

 

A bolsa cobrirá os custos dos estudos em tempo integral por até 12 meses no exterior (incluindo as despesas com acomodação, seguro-saúde, auxílio deslocamento, passagens aéreas e material didático). Visite o site oficial do programa Ciências sem Fronteiras para saber como se inscrever.

 

Saiba o que significa graduação-sanduíche aqui.

 

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...