Essenciais
ESTUDE NO EXTERIOR : Últimas notícias - Leitura recomendada

Caltech conquista 1º lugar da Times pelo quarto ano consecutivo

As melhores universidades de 2014-2015 segundo a Times: EUA ainda dominam a lista; universidade brasileira melhora a sua posição

Ranking da Times 2014
1175

A instituição California Institute of Technology (Caltech) triunfou pelo quarto ano consecutivo na primeira posição do aclamado ranking universitário mundial da Times Higher Education. No segundo e terceiro lugar, estão a Harvard, dos Estados Unidos, e a Oxford, do Reino Unido (no ano passado, ambas dividiram a segunda posição da lista). A Stanford University conseguiu manter-se no quarto lugar, enquanto a Cambridge ganhou espaço e conquistou o quinto. O top 10 das melhores universidades do mundo é completado pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), Princeton University, University of California - Berkeley, Imperial College London e Yale University.

Apesar de os Estados Unidos e o Reino Unido continuarem a dominar o Times World University Ranking com o maior número de instituições nas melhores posições, os dois países estão perdendo espaço na lista a um ritmo bem lento. Sessenta por cento das universidades americanas caíram de posição em relação ao ranking de 2013, enquanto a Grã-Bretanha, agora, tem 29 instituições no Top 200, duas a menos que em 2013. Apesar desta pequena queda não parecer nada alarmante, a mudança gradual de longo prazo nos próximos anos deverá, certamente, ser observada com cuidado.

Ásia

Um propulsor desta mudança será a contínua ascensão da Ásia.  Atualmente, as universidades asiáticas compõem um oitavo do Top 200 - 24 instituições, quatro a mais em relação ao ranking anterior -, com a Universidade de Tóquio e a Universidade Nacional de Singapura entre as 25 melhores do mundo. Outro destaque foi a Nanyang Technological University que pulou da 76ª posição para a 61ª.

O editor do Times Higher Education World Rankings destacou o "forte suporte financeiro do governo, liderança e comprometimento com a excelência em ensino superior e pesquisa" como as razões principais do crescimento da Ásia no ranking, enquanto várias universidades ocidentais lutam para conseguir financiamento público.

Brasil

A partir da posição 201, o ranking passa a classificar as instituições por faixas, até o 400. O Brasil continua fora do Top 200, mas conquistou uma posição melhor este ano. A Universidade de São Paulo (USP) passou da faixa 226-250 para a 201-225. A Universidade Estadual de Campinas manteve o seu lugar entre as universidades 301-350.

Outros países acompanham o Brasil apenas entre as posições 201 a 400: Chile, Colômbia, República Tcheca, Grécia, Islândia, Índia, Irã, Macau, Polônia, Portugal e Tailândia. No geral, há 28 países representados entre as 200 melhores universidades do mundo (dois a mais do que em 2013) - 11 deles têm apenas um representante.

Times Higher Education

O Ranking da Times é a lista universitária mais respeitada do mundo. O seu Top 200 anual das melhores instituições de ensino superior do mundo é utilizado como fonte de informação e credibilidade por estudantes internacionais que querem estudar no exterior.

O ranking é feito com base em 13 indicadores de desempenho, que avaliam como a universidade tem se saído em relação às pesquisas, transferência de conhecimento, perspectivas internacionais e ambiente de aprendizado.

TOP 20

As melhores universidades do mundo em 2014 segundo a Times Higher Education foram:

1. California Institute of Technology - Estados Unidos

2. Harvard University - Estados Unidos

3. University of Oxford - Reino Unido

4. Stanford University - Estados Unidos

5. University of Cambridge - Reino Unido

6. Massachusetts Institute of Technology - Estados Unidos

7. Princeton University - Estados Unidos

8. University of California, Berkeley - Estados Unidos

9. (empate) Imperial College London - Reino Unido

9. (empate) Yale University - Estados Unidos

11. University of Chicago - Estados Unidos

12. University of California, Los Angeles - Estados Unidos

13. Swiss Federal Institute of Technology Zürich - Suíça

14. Columbia University - Estados Unidos

15. Johns Hopkins University - Estados Unidos

16. University of Pennsylvania - Estados Unidos

17. University of Michigan - Estados Unidos

18. Duke University - Estados Unidos

19. Cornell University - Estados Unidos

20. University of Toronto - Canadá

Leia sobre o ranking de 2013

Veja o ranking Times Higher Education World University Rankings 2014 na íntegra.

Pesquise por cursos

Selecione país
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Ranking da Times 2014

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...