Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

Times: Caltech é a melhor universidade do mundo pelo quinto ano consecutivo

Ranking Times Higher Education 2015: a americana Caltech é a melhor universidade do mundo pelo quinto ano consecutivo

Times: Caltech é a melhor universidade do mundo pelo quinto ano consecutivo
1655

A nova edição do ranking universitário mundial da Times, o Times Higher Education World University Rankings 2015-2016, traz o Instituto de Tecnologia da Califórnia, mais conhecido como Caltech, novamente em primeiro lugar. Este é o quinto ano consecutivo em que a universidade americana é considerada a melhor do mundo pelo ranking.

 

Os Estados Unidos continuam a dominar a lista, com 147 instituições entre as 800 de todas as partes do mundo. No entanto, mesmo com o melhor resultado, o país vem perdendo lugar gradativamente. Em 2015, os EUA tinham 74 representantes entre as 200 melhores; em 2014, este número caiu para 63.

 

O Reino Unido, por sua vez, conseguiu melhorar o resultado do ano anterior por cinco representantes: de 29 para 34 no top 200, inclusive três entre as dez melhores do mundo. A ETH Zurique, da Suíça, em nono lugar, é a primeira instituição não-anglo-americana a conseguir adentrar o top 10 em uma década.

 

Na Europa, o resultado é promissor. Com 345 entre as 800 classificadas, as universidades europeias representam dois quintos do ranking. Depois do Reino Unido, os melhores resultados foram da Alemanha (20 instituições) e da Holanda (12).

 

A Austrália, com 31 universidades na lista, tem o melhor resultado na Oceania: a Universidade de Melbourne em 33º lugar, seguida pela Universidade Nacional Australiana (52º) e a Universidade de Sydney (56º).

 

A melhor universidade da Ásia no ranking é a Universidade Nacional de Singapura (NUS) em 26º - considerada também a universidade jovem que mais cresceu no mundo desde 2011. A Ásia tem 203 instituições nesta edição, em comparação com 174 da América do Norte, 38 da Oceania e 14 da África. Entre as 27 classificadas da América do Sul, 17 são brasileiras e a Universidade de São Paulo continua no primeiro lugar, apesar de ter piorado o resultado em relação a 2014, da faixa 201-225 para a 251-300 (depois da 200ª posição, a Times classifica as instituições em grupos).

 

As dez melhores universidades do mundo segundo o Times Higher Education Ranking 2015-2016

 

1ª) Instituto de Tecnologia da Califórnia – Estados Unidos

2ª) Universidade de Oxford – Reino Unido

3ª) Universidade Stanford – Estados Unidos

4ª) Universidade de Cambridge – Reino Unido

5ª) Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) – Estados Unidos

6ª) Universidade Harvard – Estados Unidos

7ª) Universidade Princeton – Estados Unidos

8ª) Imperial College London – Reino Unido

9ª) ETH Zurique – Instituto Suíço Federal de Tecnologia de Zurique – Suíça

10ª) Universidade de Chicago – Estados Unidos

 

Leia mais:

Conheça o resultado do ranking mundial da Times de 2014-2015

As sete jovens universidades que mais cresceram no mundo

Austrália passa Reino Unido e domina ranking “100 Under 50 2015”

China cresce no Ranking Shangai Jiao Tong 2015

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Times: Caltech é a melhor universidade do mundo pelo quinto ano consecutivo

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...