Essenciais
Estude no exterior : Últimas notícias

World Reputation Ranking 2013 da Times Higher Education

Times Higher Education: ranking das universidades com melhor reputação internacional.

Ranking das melhores universidades em reputação
457

A Times Higher Education (THE), revista britânica sobre ensino superior e líder mundial em comparação entre universidades, publicou a versão de 2013 do World Reputation Ranking, a lista que compila as melhores universidades do mundo por reputação. Este ano, 16.639 acadêmicos influentes de várias partes do mundo responderam a pesquisa de opinião realizada pela Thomson Reuters, a pedido da THE, e nomearam até 15 instituições que consideram altamente relevante para o aprendizado e a pesquisa acadêmicos.

Como resultado, o World Reputation Ranking 2013 demonstra que quando o assunto é excelência acadêmica, os Estados Unidos ainda aparecem isolados na liderança. O país tem 43 instituições entre as 100 melhores – sete delas entre as 10 primeiras colocações, inclusive a primeira, ocupada pela Harvard University.

E apesar de ser representado por três instituições a menos em relação ao ano anterior, o Reino Unido conseguiu manter a segunda posição, com nove instituições no top 100. O terceiro lugar foi conquistado pela Austrália, que teve o melhor desempenho se comparado ao ranking de 2012. Adentrou o top 100 com seis instituições – duas a mais que na versão anterior, e as quatro já presentes subiram de posição. O resultado australiano ultrapassou Japão, Holanda e Alemanha, que aparecem com cinco instituições. E o quarto melhor desempenho foi da França, com quatro universidades.

As 10 melhores instituições do mundo por reputação:

Harvard University (EUA)

Massachusetts Institute of Technology (EUA)

University of Cambridge (Reino Unido)

University of Oxford (Reino Unido)

University of California, Berkeley (EUA)

Stanford University (EUA)

Princeton University (EUA)

University of California, Los Angeles (EUA)

University of Tokyo (Japão)

Yale University (EUA)

 

O Brasil é representado apenas pela Universidade de São Paulo (USP) entre as 70 melhores. Além do nosso país, Taiwan, Bélgica, Israel, Turquia e Rússia possuem apenas um representante no top 100. Com eles, 20 países estão presentes entre as 100 melhores instituições, mas os 20 primeiros lugares são restritos a apenas cinco: Estados Unidos, Reino Unido, Japão, Canadá e Suíça.

Compare o resultado de 2013 com a versão anterior do Times Higher Education World Reputation Ranking.

Importância da reputação da universidade para estudantes internacionais

Segundo uma pesquisa realizada pela agência IDP de recrutamento de alunos estrangeiros, o fator “reputação/ranking” é mais considerado na hora de escolher o destino de estudo do que até mesmo custo e conteúdo do curso.

“A reputação de uma universidade é subjetiva, mas é extremamente importante no atual mercado competitivo, e tem um impacto sério no mundo, ajudando a atrair estudantes e acadêmicos talentosos e encorajando investimentos e benefícios da indústria”, diz Phil Baty, editor dos rankings da Times Higher Education.

Quem participou da pesquisa para o ranking?

A pesquisa de opinião é feita por acadêmicos convidados pela Ipsos MediaCT, para a Thomson Reuters, a pedido da THE. Ela é disponibilizada em nove línguas e distribuída a profissionais do mundo todo e especializados em diferentes campos do saber para evitar respostas tendenciosas e certificar-se que o resultado seja justo.

Este ano, as respostas obtidas vieram:

39% - Américas

26% - Europa

25% - Ásia-Pacífico

12% - Oriente Médio, África do Norte e Ásia Central

Os acadêmicos convidados representam diferentes áreas de especialização:

18% - Ciências físicas

21,3% - Engenharia e tecnologia

22,1% - Ciências sociais

15,4% - Matérias clínicas

12,7% - Ciências biológicas

10,5% - Artes e humanas

Quer estudar no exterior?

Encontre cursos nas melhores universidades do mundo pelo Hotcourses Brasil.

 

Leia mais:

Global MBA Ranking 2013: os melhores cursos internacionais em business

Guia de uso Hotcourses Brasil: Peça informações

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Ranking das melhores universidades em reputação

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...