Essenciais
ESTUDE NO EXTERIOR : Quando chegar lá - Leitura recomendada

Como me envolver na cultura do meu destino de estudo no exterior

Viagem e cultura: como se envolver na cultura de um novo país.

Como me envolver na cultura do meu destino de estudo no exterior
1149

Estudar no exterior é uma experiência gratificante e incrível ao mesmo tempo. Isso porque você vai viver em um novo país, desfrutará de novas experiências, e ainda terá a oportunidade única de conhecer pessoas e uma cultura diferentes, o que certamente acrescentará muita coisa boa em sua vida e a tornará uma pessoa com uma bagagem cultural e pessoal bastante rica.

 

Para que isso aconteça, é imprescindível se envolver na cultura do seu destino de estudo, para que a experiência toda seja ainda mais agradável e muito especial, como deve ser do começo ao fim. A seguir, citamos algumas opções interessantes para quem vai estudar no exterior:

 

Webnários e cursos online

 

Assistir cursos online, conferências online e webinars (ou Webconferências) pode ser uma forma interessante de fazer novos contatos na sua área de estudos. Normalmente as plataformas usadas contam com um espaço de chat público, para que você participe de discussões, debates ou simplesmente converse com os participantes.

 

Redes sociais

 

As redes sociais são um lugar típico para começar a entrar em contato com estudantes do seu novo destino de estudo. Procure pessoas com informações completas no seu perfil, e sempre conheça mais sobre cada pessoa online para ter uma ideia se elas são confiáveis. 

 

Couchsurfing

 

Pelo Couchsurfing, por exemplo, é possível conectar com os seus novos amigos por todo o mundo, seja onde você estiver. Trata-se de uma rede de pessoas que disponibilizam suas casas e seus sofás (por isso o nome “Couch Surfing”) para receber pessoas do mundo inteiro. Aqui no Brasil, é possível ser um anfitrião e hospedar pessoas de outros países para que você possa aprender um novo idioma de uma forma bem divertida, e ainda a cultura do seu destino de estudo, para ficar ainda mais atualizado e informado com tudo o que acontece, antes mesmo de viajar.

 

Airbnb

 

O Airbnb também é uma ótima dica para os viajantes. O site lhe ajuda a achar um lugar bem bacana para ficar durante a sua viagem. E ainda conta com um prático e simples guia de bairros, para que você possa achar o seu cantinho no bairro de sua preferência. São locais em diversas cidades de todo o mundo. Você pode usá-lo para viajar pelo país nas horas vagas, quando tiver um tempinho entre os estudos, e conhecer outras paisagens.

 

A própria universidade

 

Mas além do mundo online, os lugares ideais para se fazer novas amizades são obviamente o seu novo centro de educação: a sua universidade internacional. A grande maioria delas tem espaços sociais, salas de jogos ou de lazer para que os estudantes possam se reunir quando não estão em aula. Morar em um bairro específico para estudantes e jovens também pode ajudar. As cidades universitárias são cheias deles.

 

Siga nossas dicas, veja o que melhor funciona para você, mas, sobretudo, divirta-se muito! Boa sorte e boa viagem!

 

Post cortesia de Intelecta Cursos.

Pesquise por cursos

Selecione país
Por Nível de Ensino*
SOBRE O AUTOR

Como me envolver na cultura do meu destino de estudo no exterior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.