Essenciais
Estude no exterior : Quando chegar lá

8 hábitos do colegial que não funcionam na universidade

O que você vai precisar mudar em seus hábitos quando passar do ensino médio para o ensino superior

8 hábitos do colegial que não funcionam na universidade
1092

Alguns hábitos funcionam bem durante o ensino médio, mas é um erro acreditar que todos eles se enquadrarão perfeitamente na vida acadêmica, quando você começar os estudos em uma universidade. Conheça alguns hábitos do colegial que não darão certo no ensino superior, de acordo com o site USA Today:

 

1. Estudar na véspera da prova

Na faculdade, o conteúdo das aulas é tipicamente muito mais complexo do que o estudado no colegial. Sendo assim, dar início aos seus estudos apenas na noite anterior à prova não lhe proporcionará tempo suficiente e adequado para estudar e tirar todas as suas dúvidas, que provavelmente surgirão durante os estudos. O ideal é começar a se preparar para a prova com, no mínimo, três dias de antecedência.

 

2. Estudar por poucas horas para uma prova

Se você tinha o hábito de estudar por duas a três horas para uma prova no colegial, precisará se readaptar na universidade. Se você seguir a dica anterior e começar a estudar com três dias de antecedência, provavelmente ficará bem com duas a três horas de estudos diários.

 

3. Memorizar o conteúdo para a prova

No colegial, o método de memorizar todo o conteúdo só para ser capaz de “cuspi-lo” na prova palavra por palavra pode funcionar para tirar boas notas. Na faculdade, o conteúdo que você aprende em sala de aula não é só importante para tirar boas médias, passar de ano e ser admitido em uma graduação; ele é necessário para a sua futura carreira! Memorizá-lo para esquecê-lo logo após a prova não vai mais funcionar.

 

4. Distração em sala de aula

 Talvez no colegial você conseguisse assistir à aula enquanto mexia no cel ou no laptop, conversava com o colega e postava no Facebook. Apesar de na faculdade a liberdade para uma abordagem mais multimídia em sala de aula ser maior, ela também pode ser mais distrativa. Quanto mais você prestar atenção à aula, menos dificuldade terá na hora de estudar sozinho.

 

5. Não dar a devida importância à semana de provas finais

Importante no colegial, a semana final de provas no semestre é fundamental na faculdade. Prepare-se adequadamente!

 

6. “Compreensão fingida” do conteúdo

Os professores universitários sabem dizer se você realmente entendeu o que foi lecionado em sala de aula. Não aprofundar os estudos e o seu conhecimento do conteúdo na faculdade é um erro. O nível de compreensão do material que te proporcionava um A no colegial não vai ser suficiente na faculdade.

 

7. Achar que prazos finais são opcionais

No colegial, alguns professores não se importam de estender um pouquinho o prazo final para ajudar um ou outro bom aluno a entregar um trabalho. Na faculdade, esta mordomia não acontece com tanta frequência. Aprenda desde cedo que prazos finais são reais e não-negociáveis – e isto lhe ajudará inclusive na sua futura carreira.

 

8. Acreditar que sucesso não exige um pouco de sacrifício.

Diminuir a vida social; envolver-se em atividades extracurriculares; estudar mais; dedicar-se mais... A vida universitária exige mais esforços do que a colegial. Você regularmente terá de escolher entre se divertir e ficar em casa e estudar, e isso demanda muita disciplina.

 

Leia mais:

Cinco técnicas de preparação para provas

Cinco dicas para conciliar estudos e trabalho

Habilidades surpreendentemente transferíveis que todo estudante tem

A vida de estudante colegial em gráficos

Como ser produtivo em 60 segundos

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

8 hábitos do colegial que não funcionam na universidade

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...