Essenciais
Estude no exterior : Quando chegar lá

A rotina de 10 minutos para se preparar para estudar

Cinco passos que podem levar menos de dez minutos e vão te deixar pronto e concentrado para os estudos

A rotina de 10 minutos para se concentrar nos estudos
542

A vida é cheia de interrupções: o celular apitando a todo o momento com mensagens do Whastapp; o seu colega de quarto ouvindo música alta; um episódio novo de The Walking Dead; a geladeira cheia de coisa boa...

 

Todas estas coisas serão excelentes quando estiver à toa, mas enquanto estuda, até mesmo a menor das interrupções pode ser uma grande distração. E como você se concentrará se estiver distraído? A resposta: não vai dar.

 

O que você pode fazer é evitar as distrações. Siga os cinco passos sugeridos pelo USA Today e, em dez minutinhos, estará preparado e concentrado para os estudos.

 

1. Escolha o seu lugar de estudos

Cada estudante tem uma preferência sobre o ambiente perfeito para estudar, seja em uma escrivaninha no quarto, ou então em uma mesa do Starbucks mais próximo. Espaços de estudo ideais são relativamente sossegados, bem organizados e com uma atmosfera confortável. Estabelecer um lugar certo para se estudar toda vez que precisar mergulhar nas apostilas ajuda a treinar o seu cérebro a mudar mais facilmente para o seu “modo de estudo” quando for necessário.

 

Mesmo que você prefira estudar fora do seu quarto, opte sempre por lugares sem muitos estímulos visuais e auditivos.

 

2. Organize o seu espaço de estudo

Não importa onde você escolher como o seu espaço, é importante que você o mantenha limpo e organizado. Livre-se de tudo que você não precisará para os estudos e reúna tudo que será necessário. Em um quarto, isto significa jogar fora tarefas antigas e lixos acumulados na sua mesa antes de retirar da mochila o seu material. Em um espaço público, como o Starbucks ou uma biblioteca, isto significa levar com você apenas o necessário para os estudos, como laptop, carregador, apostilas, livros, caderno e alguns outros itens de papelaria; e sentar-se no local mais reservado, de costas para a porta.

 

Quando estiver estudando, silencie o seu celular e deixe-o fora de alcance!

 

3. Estipule metas para cada sessão de estudo

Quando o seu espaço estiver pronto, antes de começar definitivamente os estudos, use alguns minutinhos para criar o seu plano para a sessão de estudo ou então uma lista com tudo que você precisa fazer nas próximas duas horas. Ter uma ideia do que precisa ser finalizado no dia ajuda a melhorar o seu foco e torna os estudos mais eficientes.

 

Quantos capítulos da apostila você vai ler? Quais exercícios precisam ser terminados? Qual redação vai escrever? Tudo isso deve ser estipulado antes de começar.

 

4. Mantenha lanches por perto, mas fora de vista

Comer algo durante os estudos, quando da maneira correta, pode ajudar na concentração. É muito importante – especialmente se você estiver planejando uma maratona de estudos – manter-se bem alimentado e hidratado.

 

Primeiramente, escolha comidas “silenciosas”: embalagens barulhentas e o “croc croc” da mastigação podem ser distrações. Também prefira opções mais limpas, nada que faça uma sujeira na sua mesa de estudos, ou que pingue na sua apostila. Boas opções: café, chá e água, para bebidas, e nozes, vegetais crus e frutas, para comidas. Mantenha-os por perto, numa gaveta ou na mochila, mas fora de vista.

 

5. Música ou silêncio?

Alguns estudantes sentem-se mais produtivos quando escutam música, enquanto outros preferem o silêncio. Se você for do primeiro tipo, coloque fones de ouvido e escute uma playlist mais relaxante para ajudar a manter o foco. Se você preferir o silêncio, coloque fones que bloqueiam o barulho do ambiente ou certifique-se de estudar em algum lugar sossegado e sem interrupções.

 

Leia mais:

Cinco técnicas de preparação para provas

Como a sua acomodação no exterior pode influenciar o desempenho de seus estudos

5 dicas para conciliar estudos e trabalho

Como ser produtivo em 60 segundos

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

A rotina de 10 minutos para se concentrar nos estudos

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...