Essenciais
Estude no exterior : Quando chegar lá

Auditivo, cinestésico e visual: qual é o seu estilo de aprendizado?

Saber o seu estilo de aprendizado te ajudará a reter informações com mais facilidade e evitar frustrações na hora de estudar

Auditivo, cinestésico e visual: qual é o seu estilo de aprendizado?
1652

Existem três formas principais de aprendizado: a auditiva, a cinestésica e a visual. Talvez você nunca tenha dado muita atenção em qual dessas é a sua maneira de aprender, mas isso é muito importante. Saber qual é o seu estilo de aprendizado pode ajudá-lo a compreender como o seu cérebro funciona melhor para aprender e reter novas informações, além de evitar frustrações de ter de aprender por estilos que não são os certos para você. Compreender melhor o seu cérebro irá ajudá-lo a gerenciar melhor o seu tempo em sala de aula e também durante os estudos em casa.

 

Auditivo

 

Você está sempre com fone de ouvido? Ama música e podcast? Gosta de ouvir música ou deixar a TV ligada enquanto estuda? Você tem facilidade de lembrar o que foi dito na sala de aula, mesmo que tenha sido dito há semanas? Você tem costume de sussurrar as palavras que aparecem em apostilas ou aparelhos eletrônicos enquanto as lê?

 

Se você respondeu “sim” para a maioria das perguntas anteriores, então provavelmente o seu estilo de aprendizado é o auditivo. Isto significa que você retém informações com mais facilidade quando você os escuta e fala sobre eles. As aulas mais produtivas são aquelas que as informações chegam até você pelos ouvidos.

 

Você pode potencializar o seu aprendizado gravando as aulas no seu celular, tablet ou laptop e as escutando novamente depois. (Sempre peça autorização ao seu professor para gravar as aulas.) Durante os estudos, ler as suas apostilas em voz alta também pode ser uma forma de ajudar a reter informação, inclusive com um fundo musical calmo e baixinho. Pode ser que você também goste de falar em voz alta com você mesmo ou com um colega sobre o que estiver estudando, ao invés de fazer suas leituras silenciosamente.

 

Grupos de estudo são ideais para os estudantes auditivos, nos quais os participantes podem discutir sobre o que foi lido e verbalizar ideias. Outra ideia legal é usar tutoriais no youtube e podcasts para ajudar nos estudos!

 

Cinestésico

 

Você gosta de praticar esportes e fazer exercícios? Você gosta de ficar rabiscando o caderno enquanto assiste às aulas? Você costuma ficar impaciente e inquieto na carteira durante as aulas?

 

Se este for o seu caso, provavelmente o seu estilo de aprendizado é o cinestésico. Você prefere abordagens mais práticas para aprender coisas novas e possivelmente se sai melhor em disciplinas que requerem movimento e esforço físico, como fotografia, educação física e aulas em laboratórios.

 

Uma forma de ajudá-lo a driblar a inquietação e reter mais informações em salas de aulas tradicionais – em que você precisa passar horas sentado na carteira – é anotar as informações que você escuta em forma de desenhos ou de mapas mentais (temos um artigo bem explicadinho sobre mapeamento mental aqui).

 

Outra coisa que ajuda bastante os estudantes cinestésicos é fazer intervalos regulares durante os estudos: caminhar por 15 minutos, praticar algumas posições de ioga, se alongar, etc. Assim você volta para as suas apostilas com mais foco. Você também pode gostar de estudar enquanto fica de pé e caminha pela sua sala/quarto, em casa, ou então enquanto faz exercício em uma bicicleta ergométrica ou esteira (mas cuidado com a vista e a sua segurança!).

 

Não se martirize com sessões longas de estudo, não fique sentado por muito tempo e procure usar diferentes elementos práticos e com diferentes materiais enquanto estuda (exemplos: régua, canetas e lápis de cor, maquetes, blocos de nota, etc.).

 

Visual

 

Você gosta de ler? Você presta mais atenção no que está escrito na lousa ou nos slides do que no que o professor está dizendo? Você gosta de fazer anotações escritas durante as aulas? Você tem costume de fazer listas para tudo?

 

Se as suas respostas foram afirmativas, o seu estilo de aprendizado é visual. Você se lembra melhor das coisas quando as anota a mão e aproveita melhor as aulas em que as informações são apresentadas visualmente.

 

Os estudantes visuais aprendem melhor quando se sentam nas carteiras da gente (e longe das janelas e da porta, para evitar distrações) e gostam de usar muitas canetas e lápis para fazer suas anotações, assim conseguem organizar e reconhecer novas informações importantes. E também gostam de ambientes silenciosos para estudar.

 

Quando for estudar em casa, releia as suas anotações e as transforme em novos materiais visuais de estudo, como tabelas, gráficos, imagens e mapas. Usar canetas de diferentes cores realmente ajuda a reter informações e priorizar as coisas que você quer se lembrar depois. Também use canetas marca texto enquanto lê suas apostilas e faça anotações sobre o que você está lendo. Existem vários sites que permitem que você crie flashcards online, como o Cram.com; mas, se você for um estudante visual, é bem provável que prefira papel e caneta a aparelhos eletrônicos.

 

Qual é o seu estilo de aprendizado?

 

Agora que você já sabe qual é o seu estilo de aprendizado, pode aplicá-lo em sala de aula, durante os estudos e, inclusive, no ambiente de trabalho, em reuniões, brainstorming, organização da sua agenda, etc.

 

(Artigo adaptado do USA Today College)

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Auditivo, cinestésico e visual: qual é o seu estilo de aprendizado?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...