Essenciais
Estude no exterior : Quando chegar lá

Complementando o enriquecimento cultural no exterior

Viajar pelo mundo: estudar no exterior lhe permite conhecer as mais famosas cidades, atrações e cultura dos Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia.

Viajar e conhecer outras culturas

Todo estudante que se aventura a complementar os estudos no exterior deve aproveitar para enriquecer seus conhecimentos culturais; e uma maneira simples e prazerosa é conhecer as principais cidades, os pontos turísticos e lugares históricos do país que o abrigou nesta temporada.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a vida do turista é mais fácil – seja pela quantia de aeroportos e de destinos ou pelos preços bem mais acessíveis - e as opções de lazer e atividades são muito amplas, por isto que a maioria dos americanos passa anos viajando dentro de seu próprio território, e apenas um número razoável de americanos possui passaporte internacional. Aproveite para conhecê-lo por completo. Comece por Nova York, a capital do mundo, que abriga os melhores restaurantes e hotéis do mundo segundo pesquisas, mas com relação aos valores de hospedagem é uma das cidades com custos mais altos. 

 
Abuse das linhas do metrô, sempre práticas e perto das melhores atrações, evitando os táxis para não correr o risco de ficar preso no famoso trânsito local. Opções de compras são inúmeras, desde brinquedos, roupas, eletrônicos e principalmente livros raros. 
 
Na Costa Oeste, não deixe de conhecer San Francisco, a capital dos geeks, gays e hippies, também conhecida como cidade do cinema e do glamour. Em Los Angeles, está o ponto de partida para conhecer alguns dos mais espetaculares parques nacionais  do mundo com  Sequóias gigantescas, visitar os abismos dos Grand Canyon (apenas algumas horas da cidade) e o sonho de todo montanhista, a Yosemite. 
                                               
Se você curte jogos e aprecia um espetáculo musical deve aproveitar ao máximo Las Vegas, a cidade dos excessos, dos jogos e de shows com produções impecáveis. Voltando para a Costa Leste, em Miami, você não pode deixar de se aventurar nos delirantes parques da cidade visinha Orlando e apreciar uma partida de basquete do time que tem o tão merecido título de ‘Magic’. Outra apreciada atração turística em Miami é a praia de South Beach, onde você pode encontrar badalação e gente bonita (menos a cervejinha, porque bebidas alcoólicas são expressamente proibidas nas praias americanas). Estas são as principais cidades, mas ainda há muito pra se conhecer nos states, sem deixar de lado a imponente capital Washington D.C., onde se encontram alguns dos melhores museus do planeta, entre eles o Smithsonian e o museu da National Geographic Society.  As maiores cidades dos EUA são beneficiadas por modernos aeroportos e por transportes públicos com linhas e conexões aos centros de suas cidades. As auto-estradas são muito bem mantidas (e muitas vezes cênicas), isto é uma boa alternativa para passeios, seja em ônibus, carro alugado ou motocicletas.
 
Já o Reino Unido, em função de seu rico passado e do bom desenvolvimento sócio-econômico, se destaca por inúmeras opções turísticas voltadas, principalmente, para a arte, história e cultura. Seu território possui locais que atendem ao gosto de diversos tipos de turistas. As opções incluem teatros, parques, monumentos históricos, museus, galerias de arte, torres, paisagens naturais e grandiosos prédios de arquitetura antiga - dentre estes os mais procurados são o Castelo de Caerphilly  e o Castelo Dunluce. Você não pode deixar a Catedral de Glasgow e o Palácio de Buckingham fora do seu roteiro turístico na Inglaterra. Outras pontos históricos são os sítios arqueológicos, o desfiladeiro Creswell Crags, o Museu de Londres, a abadia de Westminster, a National Gallery, o Hyde Park, o  Museu de Cera Madame Tussaud, entre outros.
 
No Reino Unido há também excelentes parques para passar um dia de verão tranquilo e ainda chegar bem perto de animais selvagens; destes os mais procurados são o Parque Rural do Vale do Avon em Bristol; o Parque Rural Wellington em Berkshire,  no sudeste da Inglaterra, cidade que abriga uma das residências oficiais da  rainha do Reino Unido, o “ Castelo de Windsor, o maior e mais antigo castelo habitado do mundo. Já no lado escocês do Reino Unido, uma vez ao ano ocorre exposição anual de conjuntos militares de todo o mundo no castelo de Edimburgo; durante a ocasião, é comum encontrar pessoas fantasiadas, entre eles reis e rainhas, carcereiros e carrascos andando nas instalações do castelo. 
 
Quem optou pela Austrália precisa saber que as cidades australianas situam-se entre as melhores em termos de habitação, oferta cultural e qualidade de vida; além de ser considerado o segundo país com o maior índice de desenvolvimento humano do mundo. 
 
Com diversos parques para visitação, teatros, museus, galerias, construções históricas entre muitas atividades. Em Sidney há lugares muito interessantes de se visitar, como a Opera House, o Darling Harbour com aquários marinhos, shoppings e museus, e uma visita ao outro lado da baía incluindo o zoológico e a praia de Mainly; já em Cairns são imperdíveis a subida de teleférico até Kuranda, o passeio de trem pelo vale que é repleto de cachoeiras e a visita ao Daintree National Park, considerada a floresta com maior diversidade de plantas por metro quadrado no planeta. Não deixe de se deliciar com a beleza paradisíaca de Whitsundays, verdadeiro paraíso para os amantes de esportes náuticos, com ótima vida noturna e restaurantes. Bem no coração da Grande Barreira de Corais estão as 74 ilhas tropicais, nas águas quentes do Mar de Coral da Austrália. Em Whitsundays há restaurantes e hotéis em abundância para todos os bolsos dependendo da localização; se for na alta temporada, pode-se ter alguma dificuldade de encontrar as hospedagens mais baratas, problema facilmente evitado se você fizer reservas com antecedência.
 
turismo nova zelandia
 
Outro lugar promissor é a Nova Zelândia, país que figura em quinto lugar na lista dos países com maior índice de desenvolvimento humano. Auckland é a quinta melhor cidade para se viver em todo o planeta. 
 
É na Nova Zelândia que está uma das cidades mais eleitas entre estudantes estrangeiros, tanto para aprender inglês quanto para cursar faculdade: Christchurch é considerada a cidade mais inglesa além dos territórios da Inglaterra e foi eleita pelo Lonely Planet entre os dez melhores destinos em 2013.  O setor turístico da Nova Zelândia funciona de maneira fluída, normalmente sem transtornos ou contratempos; as opções são infinitas: parques, vulcões desativados, vinhedos, safáris, etc.
 
Viajar de carro pela Nova Zelândia é ótima opção, visto que as estradas estão em perfeitas condições - ou para quem preferir, pode optar por utilizar o Naked Bus (nakedbus.com), uma companhia de transporte econômico (em vans e ônibus) que interliga o país e vende passagens só pela internet. Os apreciadores da natureza podem optar por viajar de trem, os comboios panorâmicos atravessam regiões lindíssimas - não é a toa que Transalpine Express é considerado a viagem de trem mais bonita do mundo. E para os amantes dos esportes radicais, a Nova Zelândia figura como o melhor lugar do mundo para suas práticas.
 
Por Jucelaine Rodrigues Viegas - Editora em Viajar pelo Mundo

Leitura recomendada

article Img

As vantagens e desvantagens de ter amigos brasileiros no exterior

Pode ter certeza que, quando você estiver prestes a se mudar de país para estudar no exterior, alguém vai lhe dar o seguinte conselho: não conviva com brasileiros, senão você passará toda a experiência falando em português e acabará deixando o inglês de lado. Este é um bom conselho? Você deve segui-lo à risca?   Ter amigos brasileiros no exterior?   Ter amigos brasileiros enquanto estudo no exterior ou não? Não há ninguém melhor para

8.6K
article Img

Como me envolver na cultura do meu destino de estudo no exterior

Estudar no exterior é uma experiência gratificante e incrível ao mesmo tempo. Isso porque você vai viver em um novo país, desfrutará de novas experiências, e ainda terá a oportunidade única de conhecer pessoas e uma cultura diferentes, o que certamente acrescentará muita coisa boa em sua vida e a tornará uma pessoa com uma bagagem cultural e pessoal bastante rica.   Para que isso aconteça, é imprescindível se envolver na cultura do seu destino de

2.4K