Essenciais
Estude no exterior : Financiamento Estudantil

Como aumentar as suas chances de conquistar uma bolsa de estudo no exterior

Como fazer uma boa inscrição para bolsas de estudo em universidades internacionais e conseguir ajuda financeira

Como aumentar as suas chances de conquistar uma bolsa de estudo no exterior
30039

Muitos envolvidos no mundo acadêmico discutem o fato de milhares de dólares serem desperdiçados anualmente com bolsas de estudo sem uso. Um tanto irônico, já que existem centenas de estudantes internacionais procurando ansiosamente por ajuda financeira para bancar os estudos no exterior. Então qual seria o motivo deste desperdício? Um deles pode ser o rigoroso processo seletivo ou o receio que os estudantes têm de passar pela seleção; desta forma, várias bolsas de estudo não são distribuídas pela falta de candidatos que sabem preencher uma inscrição corretamente.

 

Este argumento não pode atrapalhar os seus planos de conquistar uma boa bolsa de estudo em uma universidade ou faculdade internacional. O principal é pesquisar bastante e, uma vez encontrada a sua bolsa de estudo de interesse, seguir todos os passos exigidos pela instituição com cuidado e dedicação. Aqui vão algumas dicas a serem analisadas ao procurar e ao se inscrever em bolsas de estudo no exterior:

 

Pesquise bastante

 

É muito importante dedicar tempo e esforço a sua pesquisa, achando e analisando, assim, várias ofertas de bolsas de estudo e ajuda financeira. Elas podem cobrir o valor total do curso ou apenas parte dele; ou ainda podem cobrir até mesmo gastos com moradia, transporte e alimentação. Além de conhecer as especificações de cada uma, você precisa também saber os requisitos e os prazos de entregas. Não se inscreva logo na primeira opção que encontrar, pesquise mais. Acesse nosso banco de dados de bolsas de estudo no exterior para encontrar opções na sua área de estudo.

 

Complete as exigências com cuidado

 

Uma vez encontrada a sua bolsa de estudo de interesse, leia todas as instruções e informações sobre ela (inclusive as linhas de letras miúdas). Certifique-se que compreende tudo que está sendo explanado antes de começar a sua inscrição; e quando começar, complete-a de uma vez só, para não deixar nada para trás. Para isso, é importante que você já tenha reunido todas as informações necessárias para completar os formulários de inscrição. Siga as orientações com cuidado e não envie ou anexe nada que não tenha sido pedido (currículo ou documentos, por exemplo). Lembre-se: um formulário incompleto leva a rejeição imediata.

 

E, é claro, certifique-se de seguir os prazos estipulados pela universidade (normalmente, chamados de deadlines). Se você conseguir terminar com uma semana de antecedência antes do deadline, você terá tempo suficiente para reler o que escreveu e enviar documentos pelo correio, caso necessário. A maioria das inscrições para bolsas de estudo tem prazo final próximo ao do processo seletivo para cursos acadêmicos (ou em janeiro, ou em julho).

 

Enquadre-se nas exigências da bolsa de estudo

 

Com frequência, bolsas de estudo recebem o nome de um famoso cientista, escritor ou filantropo. Você sabe por quê? Normalmente, porque a bolsa de estudo tem como objetivo apoiar o trabalho de jovens universitários em uma área específica de estudo ou em um interesse humanitário. Quando você fizer sua pesquisa, conheça mais sobre a pessoa homenageada no nome da bolsa de estudo. Esse é o primeiro passo para se enquadrar nas exigências da universidade. Ser compatível aos requisitos e objetivos da bolsa é essencial para ser um candidato em potencial. E se a bolsa não tiver o nome de nenhum profissional, tenha certeza que você se enquadra no perfil dos candidatos que eles estão à procura.

 

Lembre-se: as pessoas que irão julgar a sua inscrição não lhe conhecem

 

Parece óbvio, mas depois de uma olhada, você pode ser apenas mais um nome ou um número para os funcionários da universidade responsáveis por analisar e selecionar as inscrições doa estudantes – conhecidos pelo nome de sponsors. Por exemplo: até mesmo as notas no boletim acadêmico podem ser difíceis de ser comparadas entre estrangeiros, uma vez que cada país possui sistemas de ensino diferentes e formas de avaliar seus estudantes. Deu pra entender? Por isso mantenha em mente que você deve fazer a sua melhor apresentação possível para se destacar aos olhos dos sponsors. Como? Incluindo informações pessoais, listando interesses e conquistas particulares, por exemplo.

 

A maioria das bolsas de estudo será concedida a estudantes com atividades extracurriculares e trabalhos voluntários em seus currículos acadêmicos. Portanto, se você é envolvido em alguma atividade em sua comunidade ou frequentou aulas relacionadas à sua área de estudo, não deixe de mencioná-los na sua inscrição.

 

Sua declaração pessoal

 

O nome, na verdade, é statement. Talvez esta seja a parte mais importante da sua inscrição. Trata-se de uma redação na qual você tem que transmitir um pouco do que você é. Precisa ser clara e concisa, mas inspiradora o suficiente para chamar a atenção dos sponsors. Lembre-se de escrever sobre todos os aspectos requeridos nas instruções. Use exemplos concretos; por exemplo: ao invés de escrever uma redação (essay) genérica sobre o voluntariado em sua comunidade, escreva sobre as suas experiências como voluntário. Não se sinta acanhado de mencionar todas as suas conquistas – sejam elas acadêmicas, profissionais ou pessoais. Mas, claro, se isso for uma das instruções; você não vai querer soar pretensioso. Quando terminar de escrever, releia para que nenhum erro passe despercebido. Pedir para que outra pessoa leia ajuda bastante a encontrar falhas.

 

Cartas de referências

 

Este item vale tanto para bolsa de estudos quanto para o processo seletivo de graduações e pós-graduações: as cartas de referência. Você precisará pedir para pessoas que lhe conheçam que escrevam textos relatando suas qualificações e talentos. Você deve escolher alguém que têm convívio com você, seja social, educacional ou profissional – um professor do colegial/universidade ou um ex-empregador, por exemplo. Alguém que esteja disposto a escrever bem a seu respeito e dar boas referências.

 

Garanta a qualidade da sua inscrição

 

Uma vez acabado o processo de inscrição, leia tudo mais uma vez antes de submetê-la. Evitar erros diminui as suas chances de ser rejeitado logo de cara. A maioria dos sponsors não chegam nem a considerar candidatos que cometem grandes erros. Com um statement claro e pessoal, cartas de referências fortes e sinceras, e uma inscrição completa e sem erros, as suas chances sobem significativamente. Conquistar uma bolsa de estudo no exterior estará bem mais próximo do que você imagina.

 

Leia mais

O que é essay?

Bolsas integrais ou parciais: diferentes ajudas financeiras oferecidas pelas universidades

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

Como aumentar as suas chances de conquistar uma bolsa de estudo no exterior

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...