Essenciais
Estude no exterior : Financiamento Estudantil

O que é e como escrever uma “declaração de suporte financeiro”?

Letter of financial support: como comprovar a ajuda financeira para pagar um curso no exterior.

O que é e como escrever uma “declaração de suporte financeiro”?
16625

Uma parte importante e uma preocupação comum entre estudantes brasileiros que pretendem estudar no exterior, obviamente, é o valor da mensalidade do curso internacional. Você pode concorrer a uma bolsa de estudo, e conquistar uma ajuda financeira da própria universidade. Ou então você pode ter um banco, uma instituição financeira, ou um parente que lhe preste um suporte financeiro. Se este for o seu caso, pode ser que a sua universidade no exterior peça, como parte do processo seletivo, que você comprove esta ajuda que receberá para manter a mensalidade paga em dia. O comprovante pode ser em forma de “carta de suporte financeiro”.

 

Letter of financial support”, “letter of financial assistance”, “proof of financial support” (prova de suporte financeiro), ou“financial assistance letter”; elas podem aparecer com diferentes nomes, mas representam a mesma coisa. Trata-se de um documento comprovando que haverá uma quantia disponível ao estudante, pois sozinho ele não seria capaz de pagar o custo específico por conta própria. Enviando a sua “declaração de suporte financeiro” como parte da sua inscrição do processe seletivo, o candidato demonstra que, se for aceito na universidade, ele terá o dinheiro ao seu dispor para pagar o curso.

 

A sua carta pode precisar de documentos extras que comprovem a sua situação financeira, como, por exemplo, extratos bancários. Para não deixar de enviar nenhum documento importante, cheque diretamente esta informação com as universidades internacionais nas quais pretende se inscrever. Cada uma pode ter exigências específicas e distintas em relação à declaração de suporte financeiro. Algumas instituições inclusive aconselham os seus estudantes a manter estes documentos na mala de mão no momento da viagem, caso seja necessário mostrá-los durante a passagem pela imigração, na chegada no aeroporto.

 

Como escrever uma carta de suporte financeiro?

 

Existem várias maneiras de construir a sua declaração. Quem irá preenchê-la na verdade é a pessoa ou a entidade que lhe concederá a ajuda financeira. Os sites Learnet e How to write a letter, por exemplo, trazem modelos diferentes e bem explicados do que deve ser escrito. Note que ambos os exemplos são em inglês - você precisará mandar sua carta em inglês, portanto, se a original for escrita em português, você precisará providenciar uma tradução, ou seguir algum modelo já no idioma, desde que não se esqueça de mudar os dados e inserir as suas informações pessoais.

 

Note também que, nos exemplos de carta dos sites citados acima, quem irá prestar assistência financeira ao estudante é um parente. Mas o modelo deve servir também se a sua ajuda vir de um banco ou instituição. Ambos citam o envio de documentos extras que comprovem a quantia financeira disponível em dólares ao estudante. Veja:

 

Learnet: “Please review the following bank statement(s), showing a total of $_____ in U.S. Dollars.” (Por favor, avalie os seguintes extratos bancários, demonstrando o total de $_____ em dólares.)

 

How to write a letter: “I have enclosed relevant financial documents to verify my financial standing.” (Eu anexei documentos financeiros relevantes para verificar minha situação financeira.)

 

O Learnet acrescenta no modelo o SEVIS ID Number do estudante. SEVIS é a sigla para Student and Exchange Visitor Information System (sistema de informação de estudante e intercambista) dos Estados Unidos; portanto, pode se fazer necessário na sua declaração caso o seu destino de estudo seja a América. Ele é encontrado no formulário preenchido para a concessão de visto de estudante, o I-20. Quando o formulário é impresso, ele vem com código de barra e um único número de SEVIS iniciado pela letra N. Este número deve acompanhá-lo durante todo o seu curso no país.

 

Se você estiver em dúvida sobre o que escrever em sua declaração/carta, não hesite em pedir informações diretamente com a universidade. Eles lhe informarão exatamente o que estão procurando saber pela letter of financial support.

 

Leia mais:

Inscrição em universidade internacional: por conta própria ou por uma agência?

Cartas de referência: o que são e como devem ser feitas?

Pesquise por cursos

Selecione país
Graduação
SOBRE O AUTOR

O que é e como escrever uma “declaração de suporte financeiro”?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Dê uma olhada...