Essenciais
Estude no exterior : Quando chegar lá

5 técnicas de preparação para provas

Fazer provas na escola e na faculdade nunca vai ser uma experiência agradável. Há medo, nervosismo... Mas também há 5 técnicas de preparação para provas que podem te ajudar

5 técnicas rápidas e eficientes para se preparar para exames

Você estudou horas a fio e, mesmo assim, se sente muito nervoso nos minutos que precedem a prova. Isto é natural – e, claro, demonstra o quanto você está empenhado a ir bem na faculdade. Tirar uma nota A exige muita dedicação e preparo do estudante.

 

Como se preparar para exames

 

Mas há também detalhes adicionais que podem ajudá-lo a se sentir ainda mais confiante. Conheça as 5 técnicas a seguir:

 

Estudar no exterior

 

1. Prepare-se eficientemente

 

Um erro de muitos estudantes é não se preparar de forma adequada. Não estamos falando apenas de estudar e revisar a matéria. Preparar-se para uma prova também significa certificar-se de que você tem tudo o que precisa.

 

  • Para estudar: apostilas, livros, material distribuído pelo professor, recurso audiovisual, acesso ao portal da universidade, anotações que você fez na sala de aula, um ambiente propício para os estudos, etc.
  • Para o momento da prova: lápis/lapiseira, canetas, borracha, calculadora científica... Algumas universidades, por exemplo, exigem que o estudante tenha um estojo transparente. Atente-se aos detalhes.

 

2. Post-its

 

Também é muito importante reforçar repetidamente o que você estudou para a prova. Usar post-its pode ser uma boa forma de revisar o conteúdo estudado. Escreva vários deles com pequenos trechos importantes da matéria, detalhes que precisam ser memorizados, fórmulas, equações ou outras coisas do gênero.

 

Cole estes post-its na parede do seu quarto, no seu quadro de aviso, na parte inferior do seu monitor, ou em qualquer outro lugar que fique bem à vista e que você veja constantemente.

 

Há também o recurso de Notas Autoadesivas do Windows que permite criar “post-its virtuais” na área de trabalho do seu computador ou notebook.

 

3. Portal virtual do estudante

 

A maioria das universidades tem algum tipo de portal virtual com diferentes recursos e plataformas disponíveis para que os estudantes utilizem fora do horário de aulas. Neles, pode haver informações ou materiais importantes para os seus estudos, como slides usados pelo professor na aula, leituras complementares, links úteis, entre outros recursos.

 

Pode ser até que alguns portais contenham simulados, questionários e modelos de provas anteriores que irão ajudá-lo a praticar as suas técnicas. O que nos leva ao próximo iten...

 

4. Técnicas para prestar provas

 

A sua técnica para exames pode fazer a diferença entre uma nota boa e uma nota excelente. Quando você receber sua prova, a primeira coisa que deve fazer é ler as questões uma a uma ATENCIOSAMENTE para garantir que responderá exatamente o que o professor está pedindo.

 

Outro erro comum é não prestar atenção às instruções no começo da prova e em cada enunciado. Por exemplo, alguns professores escrevem cinco questões e pedem para os estudantes escolherem apenas três delas para responder. O enunciado pode pedir para você selecionar a única alternativa que estiver errada ou a única alternativa que estiver correta. Preste atenção nestes detalhes!

 

25 dicas de estudos para a semana de provas.

 

Atente-se também à gestão do tempo. Primeiro responda as questões que você considera fáceis e deixe mais tempo para se dedicar às questões mais complicadas – ou à redação, se for exigida.

 

5. Cuide da sua saúde

 

Infelizmente, é bastante comum entre estudantes se descuidar da saúde durante o período de provas. I isto só prejudicará o seu resultado. Já foi comprovado que fatiga e estresse têm um impacto negativo na habilidade do cérebro de reter informações, por isso, estudar cansado e mal alimentado vai ser um esforço perdido. Uma noite bem dormida e uma alimentação saudável fazem milagres aos seus estudos.

 

Leia também: A melhor forma de abordar uma universidade sobre bolsas de estudo.

Leitura recomendada

article Img

As vantagens e desvantagens de ter amigos brasileiros no exterior

Pode ter certeza que, quando você estiver prestes a se mudar de país para estudar no exterior, alguém vai lhe dar o seguinte conselho: não conviva com brasileiros, senão você passará toda a experiência falando em português e acabará deixando o inglês de lado. Este é um bom conselho? Você deve segui-lo à risca?   Ter amigos brasileiros no exterior?   Ter amigos brasileiros enquanto estudo no exterior ou não? Não há ninguém melhor para

8.6K
article Img

Como me envolver na cultura do meu destino de estudo no exterior

Estudar no exterior é uma experiência gratificante e incrível ao mesmo tempo. Isso porque você vai viver em um novo país, desfrutará de novas experiências, e ainda terá a oportunidade única de conhecer pessoas e uma cultura diferentes, o que certamente acrescentará muita coisa boa em sua vida e a tornará uma pessoa com uma bagagem cultural e pessoal bastante rica.   Para que isso aconteça, é imprescindível se envolver na cultura do seu destino de

2.4K