Essenciais
Estude no exterior : Vida de estudante

Trick or treats: Halloween nos Estados Unidos

Como é comemorado o Halloween nos Estados Unidos: fantasias, festas e abóboras.

A tradição do Halloween americano
6799

Como au pair nos Estados Unidos pude vivenciar o Halloween exatamente da mesma forma que assistimos em filmes norte-americanos. Com um mês de antecedência, as famílias começam a enfeitar as suas casas com teias de aranha, esqueletos, marcas de tinta vermelha imitando sangue, máscaras, ou qualquer coisa que remeta a filmes de terror. Os supermercados começam a vender abóboras para a tradição das “carving pumpkins”: tirar o recheio delas, cavar rostos e formas no seu exterior, e colocar uma vela no interior, criando algo como uma lanterna. As carved pumpkins são colocadas em frente às casas e acessas todas as noites até o dia 31.

 

Por este motivo, no início de outubro, começam a montar, em todos os lugares, as pumpkins farms ou pumpkins patches, fazendas de plantação de abóboras abertas a visitação, onde também montam túneis fantasmas e passeios de trenzinho ou trator. As escolas do ensino fundamental costumam organizar excursões de alunos para visitar as farms durante todo o mês. A atual estação do ano no Hemisfério Norte, o outono, é mais propícia à data: tudo em tom de vermelho, laranja e amarelo; as árvores já quase secas, sem folhas.

 

As escolas americanas fazem também as “Halloween parades” ou “costume parades” (“desfiles de Halloween” ou “desfile de fantasias”). Todos os estudantes precisam ir fantasiados de qualquer coisa (é mais uma festa a fantasia, não precisa ser necessariamente ligada ao Halloween) e todas as salas desfilam nos corredores da escola, acenando para uma platéia de pais, amigos e parentes munidos de câmeras e celulares. Eu fui à escola dos dois meninos que cuidava para assisti-los nos desfiles, um fantasiado de Darth Vader e outro de Jango Fett – personagens da saga Guerra nas Estrelas (Star Wars).

 

Trick or treats

 

O “doçura ou travessuras” é realmente da forma que vemos em filmes e séries de TV. As famílias se fantasiam para acompanhar suas crianças de porta em porta das casas vizinhas carregando algum tipo de balde, onde os doces serão despejados, e perguntando “Trick or treats?”. Mas não cheguei a presenciar nenhum tipo de travessuras – até porque todas as casas estão preparadas com muitos doces para receber as crianças na noite de Halloween.

 

Festas de Halloween

 

Durante a noite do dia 31 de outubro de 2010, eu e minhas amigas brasileiras estávamos em férias em Las Vegas. Conseguimos com um promoter de festas ingressos para a Halloween Party da Tao, famoso nightclub da cidade. Outra experiência de filme hollywoodiano: todos com as mais diversas e esdrúxulas fantasias, open bar até a meia noite, DJ, e diferentes ambientes com a temática Halloween. O frio do outono americano não impede as pessoas de saírem às ruas, não importa a região do país, e festejarem esta tradição norte-americana tão divertida. Em todos os cantos da cidade, havia gente fantasiada e as festas temáticas começam uma semana antes da data do Halloween.

 

Leia mais:

As estações do ano nos Estados Unidos

Meu trabalho voluntário nos Estados Unidos

Pesquise por cursos

Selecione país
Vocacional
SOBRE O AUTOR

A tradição do Halloween americano

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.